Ganhe dinheiro por compartilhar os seus links!

sábado, 15 de Setembro de 2012

Entrevista 21: Detinha Avelino


Em mês de aniversário, damos-lhe a conhecer parte da equipa que tornou o primeiro ano da Revista 21 possível. Comecemos pelos cronistas.

É a nossa cronista brasileira preferida, mas mora em Portugal há tanto tempo que já trata as crónicas (e o sexo) por «tu». Conheça Detinha Avelino.



IDENTIDADE

Quem é?
Detinha Avelino, completo 45 anos a 1 de Setembro, resido em Setúbal.

Como é?
Sou determinada, teimosa e sonhadora. Mesmo quando nao estou a escrever, estou sempre, na minha mente, a fabricar «fantasias».

O que faz?
Sou escritora, isto é o que sou, todos os outros trabalhos que executo têm como finalidade proporcionar recursos ao que sou.

De que gosta?
Nunca esqueci o filme Sensibilidade e Bom Senso. Sou muito ecléctica quanto a música, adoro Mozart, Beethoven e Pavarotti, que entretanto só posso ouvir quanto estou sozinha, pois o meu marido odeia. Por falar em odiar, também eu odeio música sertaneja brasileira. Essas sim, deixam-me doente e só consigo curar-me se me entrego ao som de Dire Straits. O livro de que nunca me vou esquecer é Se o Amanhã Chegar, de Sidney Sheldon, e actualmente estou a ler O Simbolo Perdido, de Dan Brown, versão em inglês, para aprender enquanto me divirto.

O que quer?
Pessoalmente tenho a ambição de ser totalmente conquistada; profissionalmente, quero publicar livros que façam as pessoas esquecerem os problemas e sonhar.

Top Secret
Embora não apresente todas as características do perfil, sou histriónica.


REVISTA 21

Que balanço fazes da colaboração com a revista?
Adoro fazer parte desta equipa, embora a minha colaboração não seja muito grande.

Qual é, para ti, a relevância de projectos desta natureza no ac-tual contexto editorial?É importantíssimo mostrar às pessoas que, apesar da crise, pode-se levar informações e entretenimento a todos que queiram, e isso sem pedir nada em troca.

Houve algum artigo que tenhas gostado particularmente de ler?
Gosto de todos, mas adorei o artigo sobre as herdeiras mais ricas do mundo [edição #08].

Qual foi a crónica que mais te agradou escrever?
A primeira [edição #03] é sempre inesquecível.

Porque preferes escrever sobre sexo?
Não tenho preferência nesse assunto, mas de forma natural passo para as pessoas o que penso sobre isso. Embora ainda não tenham percebido, não escrevo sobre sexo, mas sobre mim.

Qual foi, na tua opinião, a melhor capa do ano?
A capa da edição de Janeiro [#05] foi espectacular. «Doze meses, uma mulher». O fotógrafo ousou e agradou.

Queres deixar alguma mensagem aos leitores da revista?
Mantenham sempre a mente aberta a mudanças, o espírito desejoso de liberdade e o coração preparado para viver um grande amor. E, claro, agradeço a atenção recebida.



Entrevista publicada na edição #13 da Revista 21

sexta-feira, 14 de Setembro de 2012

Ex-ministra Karina Bolaños na Interviú: Fotos



«Karina Bolaños, ex-vice-ministra da Cultura e Juventude da Costa Rica, explica-se numa entrevista à revista espanhola Interviú e acusa a Presidente Laura Chinchilla de "explorar" a sua intimidade para "esconder a corrupção".

A ex-ministra, de 39 anos, foi demitida em julho depois de ter surgido na Internet um vídeo privado que fez alegadamente para o amante. Nele, Bolaños surge deitada numa cama, apenas de roupa interior, a dizer que sente saudades dele. A ministra negou na altura que o vídeo de 56 segundos tenha sido filmado para o amante, argumentando que foi filmado em 2007, para o marido, numa altura em que a relação de ambos enfrentava problemas.

Bolaños é a capa da revista Interviú desta semana, tendo aproveitado a entrevista para criticar a presidente Laura Chinchilla. "Só protege os corruptos. E dou um exemplo, como o seu irmão Adrián, que é assessor e tem interesses no projeto de construção de um caminho fronteiriço para o qual já se gastaram quarenta milhões de dólares e ainda faltam outros tantos", afirmou.

A ex-ministra conta que foi alvo de extorsão durante seis meses por um técnico informático nicaraguano, um antigo amante, que copiou o vídeo caseiro do seu computador pessoal. Bolaños ter-lhe-á entregue três mil euros para que não difundisse as imagens.»









Via Diário de Notícias.

Bruna Vinha desistiu de ser DJ topless


Bruna Vinha decidiu deixar de pôr música em topless. A manequim admite que se arrependeu de ter iniciado este projecto e que as críticas que recebeu a abalaram.

Confira abaixo a entrevista da ex-concorrente d'A Casa dos Segredos ao Correio da Manhã.

Desistiu do projecto Sexy & Sound DJ’s, no qual aparecia em topless a pôr música. O que é que correu mal?
Eu e o Miguel [Caleira] tínhamos um agente e o nosso cachet era elevado. As discotecas não queriam pagar tanto. Além disso, expus-me muito e não correu bem.

Estava à espera de maior aceitação do público?
Sim. Fui muito criticada e isso deitou-me um pouco abaixo, arrependi-me. Só quando se experimenta é que se sabe se se gosta. Eu experimentei e não gostei. Agora o Miguel está a trabalhar sozinho.

Acha que foi alvo de preconceitos?
Não gostei da minha exposição, de mostrar o corpo, por isso, se calhar também sou um pouco preconceituosa. Sou tímida e incomodava-me, queria conseguir, mas não consegui. Não sentia orgulho naquilo que estava a fazer, tinha vergonha. O dinheiro não é tudo na vida. Fico mais feliz assim.

Como é que a sua família reagiu à sua decisão?
A minha família apoiou porque não gostava que expusesse o corpo. Ficaram contentes por eu ter desistido.

E agora, o que vai fazer profissionalmente?
Agora não tenho estado a fazer nada. Estou a aproveitar o resto do Verão. Tenho algumas presenças em vista, mas já estão a acabar. A nova Casa dos Segredos está quase a começar e já não nos vão chamar tanto.

Via Correio da Manhã.

Antes morrer que ficar sem iPhone


«Especialistas afirmam que o iPhone 5, lançado na quarta-feira nos Estados Unidos, deve ser o mais vendido da história da Apple. O que poucos entendem é o fascínio que a marca cria entre os utilizadores. Uma pesquisa feita pela Gazelle.com revela que 65% dos donos de iPhone preferem morrer a ficar sem o aparelho.

De acordo com o levantamento, 40% destes utilizadores deixariam de tomar o pequeno-almoço pelo aparelho. Outros 16% afirmam que deixariam de tomar banho todos os dias pelo dispositivo, enquanto 15% disseram que preferiam deixar de fazer sexo a ficar sem o iPhone por um fim-de-semana.

O estudo também revela que após comprarem o iPhone, muitos utilizadores deixam de usar outros aparelhos, por conter todos em um.

Segundo o levantamento, 70% deixam para trás os seus leitores MP3, enquanto 55% desfazem-se das suas câmaras digitais. Outros 40% afirmaram que já não usam o aparelho de GPS por causa do iPhone.

A pesquisa também revela que os utilizadores do telefone da Apple são mais optimistas em relação ao futuro do que os proprietários de telemóveis Android. São 52% do iPhone, contra 28% do Android. O levantamento também mostra que 12% dos utilizadores de iPhone estão em áreas urbanas e 5% em áreas rurais.»

Via Diário Digital.

O Segredo dos Pássaros (Vítor Serpa)


O Segredo dos Pássaros
Por: Vítor Serpa
Clube do Autor
Páginas: 336
PVP: 16,00 €


Chegou ontem às livrarias o novo romance de Vítor Serpa, jornalista e actual director d'A Bola.

Leia abaixo a sinopse de O Segredo dos Pássaros:
Vítor Serpa, jornalista e atual diretor do jornal A Bola esclarece nas primeiras páginas do seu novo romance que O Segredo dos Pássaros, apesar de ser no essencial uma história de ficção, até pelo trabalho de investigação realizado contém muitos factos e documentos históricos reais. Tal como reais são os nomes de muitas das personagens, quer sejam portuguesas, quer sejam estrangeiras.

Tudo se passa no Alentejo profundo, mais concretamente nas Minas de S. Domingos. E tudo não é apenas a história de uma paixão condenada nem a saga de uma viagem sem regresso, é também o retrato de um país “orgulhosamente só”, enquanto o mundo estava em guerra e Salazar conduzia Portugal nas curvas apertadas de uma diplomacia hábil e desafiante.

No livro constam excertos de discursos de António de Oliveira Salazar, notas da Mason and Barry, Limited., companhia exploradora da Mina de S. Domingos, e notas oficiais do governo português. E também a morte de Leslie Howard, quando regressava a Inglaterra depois de uma missão a Portugal e a Espanha, é relembrada nesta história de espiões, intrigas políticas e ambições pessoais.

A Firma (John Grisham)


A Firma
Por: John Grisham
Título original: The Firm 
Tradução: Joana Luz 
Bertrand Editora
Páginas: 464
PVP: 17,70 €


Adaptado ao cinema em 1993 e mais recentemente para televisão, onde se encontra actualmente em exibição, a mais famosa obra de John Grisham chega agora às livrarias portuguesas.

Leia abaixo a sinopse de A Firma:
Mitchell McDeere, um jovem e ambicioso recém-formado em Direito na prestigiada Universidade de Harvard, acaba de ser contratado pela Bendini, Lambert & Locke, uma firma exclusiva de Memphis. Para Mitch e Abby, a sua mulher, acabaram-se as preocupações financeiras: além do salário chorudo, a firma entregou-lhe as chaves de um BMW novinho em folha, concedeu-lhe uma vantajosa hipoteca para a compra de uma bela vivenda, liquidou os empréstimos contraídos para pagar os estudos e até contratou uma decoradora para os ajudar.

Mas Mitch devia ter-se lembrado do que o seu irmão Ray, a cumprir uma pena de quinze anos numa prisão, já sabia: não se recebe o que quer que seja sem dar nada em troca. E agora o FBI está empenhado em destruir a firma e precisa da ajuda de Mitch. Encurralado entre a espada e a parede, a única opção que lhe resta é lutar para salvar a própria vida.

Troux Moux contra o Acordo Ortográfico


No dia 26 de Setembro, pelas 23h00, a dupla poética Sara Évora Ferreira e J. C. Jerónimo sobe ao palco do Centro Cultural das Mercês, em Lisboa, para apresentar o seu mais recente espectáculo de poesia multimédia.

Troux Moux – A Invenção do Dia, Claro!, é a performance poética que propõem, com base nos textos de Almada Negreiros, que levarão ao público a convite do Colectivo Cardinal 5 no âmbito do evento por estes organizado, intitulado Catástrophe – Série de Eventos Artísticos e Culturais contra o Acordo Ortográfico.

Neste evento inaugural serão realizados diversas acções expositivas e interventivas como forma de crítica ao Acordo Ortográfico e sua aplicação. Irão decorrer de igual forma instalações, debates e conferências subordinados ao tema, na galeria do espaço.

Segundo a organização do evento, pretende-se que estas iniciativas tenham um forte impacto, apostando-se fortemente no aspecto qualitativo das obras a estarem patentes e das intervenções performativas que neles participem.

Confira abaixo a sinopse de Troux Moux - A Invenção do Dia, Claro!:

Das palavras diz-se que saem da boca de quem as inventa e viajam olhos adentro ouvidos adentro. Na travessia de fim de dia resta-nos a atenção à ortografia e à sua dieta da verdade, que ora nos aproxima ora nos afasta do coração batente que é o Ser Português. E com isto, Troux Moux! Mais uma ousadia grapho-poético-interventiva da dupla verbosa Sara Évora Ferreira & J. C. Jerónimo, que na esteira de Almada propõem mais uma Invenção do Dia, Claro! No transbordar desse tempo, hoje reinventado, o metralhar da palavra dita e feita! Em bom Portuguez.
Mais informações aqui e aqui.

Wii U lançada a 30 de Novembro


A Nintendo anunciou ontem, pela voz do presidente da Nintendo of Europe, Satoru Shibata, que a aguardada Wii U será lançada no dia 30 de Novembro. A Wii U é uma consola HD que promete proporcionar inovadoras experiências de jogo, possibilitadas pelo Wii U GamePad, quer individualmente quer com amigos. Este comando oferece um segundo ecrã integrado e com determinados títulos pode também ser usado de forma independente do televisor.

Para além da revelação da data de lançamento da consola na Europa, Satoru Shibata anunciou ainda que esta vai ser disponibilizada em dois pacotes diferentes, o Basic Pack e o Premium Pack.

No primeiro, os compradores vão poder contar com uma Wii U e um Wii U GamePad, ambos brancos, e com uma capacidade de armazenamento de 8 GB. Já o segundo vai conter uma Wii U e um Wii U GamePad em preto e oferecerá não 8 mas sim 32 GB de espaço para que os utilizadores possam guardar ainda mais conteúdos digitais. Ambos os pacotes incluem um cabo HDMI, um transformador para a consola e um carregador para o GamePad, mas o Premium Pack oferece, para além disso, suportes para ambos, uma base de recarga para o GamePad, uma Barra de Sensores e o título Nintendo Land.

Do Premium Pack fará ainda parte um programa de recompensas denominado Nintendo Network Premium que permite receber pontos por cada compra digital que faça na Nintendo eShop. O valor dos pontos será de aproximadamente 10% do preço original do produto adquirido na Nintendo eShop e quando o utilizador atingir 500 pontos, poderá começar a utilizar esse crédito nas suas compras futuras.

Nesta apresentação dedicada à Wii U foram revelados também os jogos que acompanharão o seu lançamento. Estes incluem não só títulos de peso de outras criadoras, mas também títulos da própria Nintendo. Segue-se uma pequena lista dos títulos que estarão disponíveis no próprio dia do lançamento da Wii U.

New Super Mario Bros. U
O novo jogo de plataformas 2D apresenta um enorme mundo recheado de níveis e desafios. O jogador pode usar o GamePad para jogar sozinho quando o televisor estiver a ser utilizado e até para ajudar outros jogadores no modo cooperativo. No modo Partida Turbo, em que os níveis se deslocam automaticamente com uma velocidade que aumenta consoante o número de moedas amealhadas, pode comprovar se é realmente um perito em jogos Super Mario. Já o modo Desafios oferece um tipo de jogo completamente diferente dependendo da natureza específica do desafio em questão. Quer em desafios a contra-relógio quer em desafios 1-Up, até os jogadores mais avançados terão de dar o seu melhor se quiserem estabelecer um recorde!

Nintendo Land
Cada uma das 12 atrações deste parque temático composto por populares séries da Nintendo é um jogo autónomo com múltiplos níveis e modos de jogo. As novas imagens de Tiroteio Metroid apresentadas mostraram ação de disparos no modo multi-jogadores, tanto cooperativo como competitivo, com diferentes papéis atribuídos aos jogadores que estão a usar o GamePad, o Comando Wii e o Nunchuk. Em The Legend of Zelda: Demanda Bélica o jogador tem de concluir nove demandas para poder desbloquear ainda mais, sozinho ou em cooperação com outro jogador, utilizando o GamePad (arco e flechas) ou o Comando Wii Plus e o Nunchuk (espada e escudo). Se jogar sozinho, terá à disposição o modo Contra-relógio.

FIFA 13
À semelhança dos títulos anteriores da série FIFA, este destaca-se pelas suas autenticidade, inovação e ligação ao futebol do mundo real. Para além disso, inclui novas formas de jogar FIFA que unirão jogadores com diferentes níveis de experiência e que fazem deste o jogo FIFA para consola de uso doméstico mais acessível até à data.

ZombiU
Novas imagens deste jogo de ação e terror exclusivo revelaram um novo local, a Torre de Londres, assim como um modo de sobrevivência no qual o jogador terá apenas uma vida. O novo vídeo mostrou também a funcionalidade Weapon Crafting, que vai permitir personalizar o seu equipamento directamente no GamePad, e a utilização de um spray para deixar mensagens de símbolos a outros jogadores. O jogo permitirá ainda que os seus amigos online que sejam transformados em zombies apareçam depois no seu jogo. No dia do lançamento de ZombiU estará disponível um Premium Pack de edição limitada que incluirá, para além do jogo, um Comando Wii U Pro preto.

Rayman Legends
Um vídeo apresentado por Michel Ancel, o criador da série, salientou a forma como este jogo de plataforma 2D exclusivo cria uma dinâmica de jogabilidade única graças aos diferentes papéis que os jogadores poderão assumir, dependendo do comando que estiverem a utilizar. As capacidades do GamePad possibilitam uma interacção muito tátil com o mundo do jogo: poderá arrastar objectos, rodar partes do nível, proteger o outro jogador, entre muitas outras coisas que requerem uma comunicação constante entre todos os jogadores.

Call Of Duty: Black Ops II 
Esta promete ser a experiência Call of Duty mais envolvente e inovadora de sempre. O título transporta-o para um conflito global protagonizado por armamento avançado e robótica moderna num novo cenário da Guerra Fria cuja origem pode encontrar-se nos jornais de hoje. A nova tecnologia utilizada nos gráficos dá vida à acção cinematográfica das missões não-lineares e da campanha de jogador único.

Mass Effect 3 - Special Edition
O jogo apresenta uma história apaixonante, emocional e recheada de ação. Poderá escolher como defrontar um inimigo imparável numa guerra galáctica pela sobrevivência. Mass Effect 3 contém intensos combates na terceira pessoa, com o Wii U GamePad a oferecer um novo nível de controlo tático do campo de batalha. Esta edição especial começará com uma história de fundo interactiva que abrange os acontecimentos anteriores ao início de Mass Effect 3 e terminará com um "Extended Cut". Os fãs poderão ainda desfrutar do "From Ashes DLC Pack".

Nesta apresentação houve ainda tempo para mencionar dois jogos da autoria da Platinum Games: Bayonetta 2 e The Wonderful 101, ambos exclusivos para a Wii U e produzidos por Atsushi Inaba. Apresentado na E3 ainda sob o nome de Project P-100 e dirigido por Hideki Kamiya, The Wonderful 101 convida os jogadores a combinarem o poder de vários heróis para fazerem frente a uma invasão alienígena. Bayonetta 2 é a sequela do aclamado Bayonetta e chegar-nos-á pelas mãos de Yusuke Hashimoto.

Ryozo Tsujimoto, da Capcom, revelou que Monster Hunter 3 Ultimate será lançado simultaneamente para a Wii U e a Nintendo 3DS antes do final do próximo mês de Março. Os fãs poderão jogar o título na Wii U com outros jogadores online ou ligar-se a jogadores da versão para a Nintendo 3DS através de uma ligação sem fios local. Será até possível jogar em casa na Wii U e continuar a jogar no ficheiro guardado na versão para a Nintendo 3DS onde quer que esteja.

Entre as novas imagens mostradas nesta Nintendo Direct estiveram as de Lego City: Undercover, da TT Games, outro exclusivo para a Wii U que o convidará a assumir o papel do polícia Chase McCain num mundo aberto repleto de missões a concluir. Pode contar com uma grande variedade de disfarces para se infiltrar em diferentes sítios da cidade e com mais de 100 veículos para se deslocar por ela. O GamePad funciona como uma ferramenta multifunções que pode usar para detetar itens escondidos, para receber mensagens de vídeo da esquadra e muito mais.

Foi ainda garantido que quase todos os acessórios da Wii actual são compatíveis com a nova Wii U e que, uma vez que nenhum dos dois pacotes supramencionados incluirá um Comando Wii Plus, não terá de o comprar em separado. Para quem não tem uma Wii U, a Nintendo criou um Kit Adicional Comando Wii Plus que conterá um Comando Wii Plus, um Nunchuk e uma Barra de Sensores. A maioria dos títulos descarregáveis será também compatível, o que significa que se vai poder transferir software dos serviços WiiWare e Virtual Console que tenha na sua Wii para a nova Wii U.


En Mi Hambre Mando Yo na Casa Conveniente


A Casa Conveniente, no Cais do Sodré, apresenta hoje e amanhã, a partir das 20h00, En Mi Hambre Mando Yo, um espectáculo elaborado a partir de textos de Eduardo Galeano, com direcção de Susana Vidal, cenografia de Eric Costa e interpretações de André Santos, Elisabete Reia, Diana Coelho, Diana Raquel, Marc Xavier, Laura Gonçalo e Susana Vidal.

Os bilhetes custam 7 € (ou 5 €, para menores de 30 anos, maiores de 65 e profissionais do espectáculo) e podem ser reservados através dos endereços e ou via SMS para o número 966 789 184.

Confira abaixo a sinopse da peça, segundo Susana Vidal:

Para não morrer à fome...
Dou-me 3 meses, 1 mês para escrever, 1 mês para ter dinheiro e 1 mês para fazer. Não resta mais tempo de fome. É tempo de fome... Já é tempo de fome.
Já não nos lembrávamos da fome. Nem sabíamos dela.
Como sempre, como todos os dias, mandaram-me comer, mandaram-me comer (mesmo sem vontade), comer, mesmo sem fome, comer, sempre comer, sempre comer, comer (mesmo sem vontade), tinha que comer. Uma greve de fome sem fome não é uma greve de fome. A fome é a minha pequena dignidade. A fome que é também a minha pequena indignidade.
Só levava no carrinho 4€ de compras (leite, macarrão, tomate) mas ninguém quis pagar. A fome estava na sua cara, mas ninguém quis pagar.
Para medir a humanidade...
Hoje li: “Está proibida a humanidade”.

quinta-feira, 13 de Setembro de 2012

Sexo grátis com lavagem de carro


«Na Malásia superaram o fetiche de pôr mulheres esculturais a ensaboar carros. Em Sunway Mentari a polícia descobriu uma estação de lavagem automática a trabalhar literalmente lado a lado com um bordel. Quer isto dizer que ofereciam aos clientes sexo grátis após nove lavagens do carro.

Ao fim de três meses de negócio, a polícia acabou com esta estratégia "criativa" para atrair clientes. Nove mulheres vietnamitas, com idades entre os 18 e os 28 anos, foram detidas sob acusação de prostituição. As autoridades só descobriram este estratagema após revistarem cinco homens que foram apanhados em flagrante a fazer sexo com prostitutas. Todos eles tinham cartões de fidelização desta estação de lavagem de automóveis, noticiou o The Malay Mail.

Na verdade, esta estação de lavagem de automóveis não oferecia apenas sexo grátis aos clientes mais fiéis. O carro não era pretexto para muitos dos clientes das prostitutas que procuravam sexo imediato. Bastava que desembolsassem 30 a 45 euros.»

Via Ainanas.

Alison Pill publica foto em topless por acidente


Alison Pill, actriz canadense de filmes como Scott Pilgrim vs. The World ou Midnight in Paris e uma das estrelas da série televisiva The Newsroom, publicou ontem, por acidente, uma foto dela própria em topless na sua conta de Twitter.

Alison bem se apressou a apagar rapidamente a foto, mas o «mal» estava feito e a imagem acabou por ser partilhada milhares de vezes nas horas que se seguiram.

Alison desculpou-se com a mensagem: «Sim. Essa foto aconteceu mesmo. Ugh. Os meus problemas com tecnologia atingiram novos limites, aparentemente. Como um apagamento se transformou num tweet... Desculpem.»

Mel B ousada em campanha de alerta do cancro da mama


«Mel B, uma das estrelas da girlsband Spice Girls, despiu-se de todos os preconceitos para ser a imagem de uma campanha de alerta para o cancro da mama. A cantora de 37 anos aparece em tronco nu com o seu marido a segurar-lhe nos seios.

“Encontrei um caroço no peito quando tinha 17 anos e fiquei muito assustada. Afinal não era nada, mas a experiência deixou-me petrificada. Desde esse dia que estou sempre a observar-me”, afirma Mel B.

“Tenho três filhas e uma enteada, por isso, quando crescerem, vou mostrar-lhes como se faz. A minha filha mais velha, Phoenix, de 13 anos, já se observa sozinha”, acrescenta a ex-Spice Girl.

A cantora não tem problemas em mostrar o quão à vontade está com o seu peito. “Adoro as minhas mamas. Eu e as outras Spice Girls estamos sempre a tocar umas nas outras. No outro dia, a Geri apareceu atrás de mim e agarrou no meu seio”, disse.»

Via Vidas.

Moscas confirmam que o sexo faz bem à saúde


«Há novos indicadores [de] que o sexo faz bem à saúde. Um estudo realizado com moscas fêmeas registou benefícios não apenas em funções relacionadas com a reprodução e fertilidade, mas com a qualidade do sono, imunidade e alimentação.

Segundo cientistas da Universidade de Ânglia Oriental, Inglaterra, o que provoca estes benefícios nas moscas é uma proteína - chamada de "peptídeo do sexo" ­- presente no sémen dos machos. Os genes beneficamente afectados estão ligados à ovulação, à percepção de nutrientes e à reacção à luz - que influencia a regulação do sono.»

Via Correio da Manhã.

O Mercador de Livros Malditos (Marcello Simoni)


O Mercador de Livros Malditos
Por: Marcello Simoni
Título original: Il Mercante di Libri Maledetti
Clube do Autor
Páginas: 384
PVP: 17,80 €


Chega hoje às livrarias um dos maiores fenómenos internacionais dos últimos anos, detentor de vários reconhecimentos literários, como o Prémio Bancarella 2012 ou o Prémio Literário Emilio Salgari. Leia abaixo a sinopse de O Mercador de Livros Malditos:
Não é comum um livro reunir o consenso da crítica e dos leitores, mas O Mercador de Livros Malditos, o primeiro romance do italiano Marcello Simoni, conquistou uns e outros. Mais: ambos afirmam que se trata de uma das mais interessantes estreias dos últimos anos.

O Mercador de Livros Malditos é uma história envolvente, marcada por intrigas, segredos ocultos durante séculos e mistérios que vão para lá do conhecimento de sábios e de alquimistas.

Ao longo das suas páginas o leitor viaja por Itália, França e Espanha no rasto do Uter Ventorum, um livro raro, desmembrado em quatro partes e protegido por intrincados enigmas que, uma vez resolvidos, permitem evocar os anjos e a sua divina sabedoria.

E leva-o a questionar-se o que há de verdade, lenda, mitologia e superstição nas diferentes teorias sobre os anjos, a ousar possuir as suas capacidades, a procurar resolver as mensagens codificadas que completam o livro sagrado, a mergulhar em pleno ano de 1218 e a querer dividir com Ignazio de Toledo esta fantástica aventura medieval.

Vencedor da última edição do Prémio Bancarella e do Prémio Literário Emilio Salgari, importantes galardões da literatura italiana, O Mercador de Livros Malditos esteve 24 semanas consecutivas em primeiro lugar no top de vendas em Itália, e em Espanha vai já na 5.ª edição.

Confira ainda o booktrailer do livro:


As 10 mulheres mais bem vestidas do mundo


«Gwyneth Paltrow é a "mulher mais bem vestida do mundo", segundo uma lista compilada pela revista People. A atriz de 39 anos surge no lugar cimeiro do pódio das celebridades mais elegantes de 2012.

Os especialistas de moda da People destacam as escolhas de Paltrow nas passadeiras vermelhas, com vestidos "inesperados mas chiques".

A lista divulgada [ontem] conta também com as presenças da duquesa de Cambridge, Kate Middleton ("a beleza clássica"), a atriz Emma Stone ("a campeã da passadeira vermelha"), a cantora Rihanna ("a rebelde arrojada") e a modelo Miranda Kerr ("a profissional do estilo urbano").»

Confira abaixo as dez mulheres mais bem vestidas do mundo, segundo a People:

1. Gwyneth Paltrow
2. Kate Middleton
3. Emma Stone
4. Irmãs Kardashian
5. Miranda Kerr
6. Reese Witherspoon
7. Rihanna
8. Jessica Alba
9. Diane Kruger
10. Jennifer Lawrence

Via TVI 24.

Grupo Bertrand apresenta novidades


As chancelas do Grupo Bertrand Círculo apresentam hoje os títulos disponíveis até ao fim do ano – uma centena de livros, reedições e novidades e números redondos.

Bertrand, Quetzal, Temas e Debates, Pergaminho, GestãoPlus, ArtePlural, Contraponto e a chancela de bolso, 11x17 – os responsáveis editoriais destes selos falaram à imprensa das suas apostas para o último trimestre de 2012, num encontro que contou também com a presença de livreiros e mesmo autores.

De destacar, o novo livro de José Luís Peixoto – não é nem um romance, nem poesia, mas trata-se de material inédito e o lançamento está prevista para Novembro. Atempadamente será divulgada mais informação sobre este novo trabalho do autor de Livro, que continua com a Quetzal. Também com a mesma chancela será publicado o mais recente livro de Mario Vargas Llosa: A Civilização do Espetáculo é uma radiografia do nosso tempo e o primeiro livro escrito depois da atribuição do Prémio Nobel. Esta é a primeira tradução mundial. Depois de Poesia Reunida, de Maria do Rosário Pedreira, disponibilizado no início do mês, foi anunciada a edição em dois volumes da Poesia Reunida, de Vasco Graça Moura. Jorge Luis Borges, W.G. Sebald, Naipul, Susan Sontag, Dave Eggers, Rentes de Carvalho, entre outros autores, completam o leque da Quetzal, que prevê também uma nova edição (primeira na casa) do romance de Manuel Jorge Marmelo, Aonde o Vento Me Levar, e uma antologia de textos críticos sobre o trabalho de Julião Sarmento. Lúcia Pinho e Melo sublinhou ainda que A Piada Infinita, de David Foster Wallace, é outra das grandes apostas, tendo sido anunciada antes do Verão a sua publicação em Novembro.

A Temas e Debates vai trazer aos leitores mais um livro de Mário Soares, uma compilação de textos de intervenção política com publicação agendada para novembro e o título Crónica de um tempo difícil. Entretanto, está já disponível nas livrarias uma reedição revista e atualizada de Ao Encontro de Espinosa, com novo prefácio do autor. Neste selo, dirigido por Guilhermina Gomes, lança-se também mais um título de Francisco Vaz da Silva, agora sobre contos maravilhosos europeus – A Bela e O Monstro – Contos de Encantamento. Além dos livros de referência na área da divulgação científica e documental, haverá ainda um livro da autoria de Diogo Pires Aurélio, Maquiavel e Herdeiros, que traça a linhagem do autor de O Príncipe, nos últimos quinhentos anos.

Três anos depois de Doida, Não e Não!, a biografia de Maria Adelaide Coelho da Cunha, Manuela Gonzaga volta a publicar com a Bertrand a história de uma mulher polémica, apaixonada e apaixonante. Imperatriz Isabel de Portugal, um livro sobre a filha de D. Manuel I, mulher de Carlos V, mãe de Filipe I e avó de D. Sebastião, que sai no fim deste mês. A Bertrand Editora receberá em Portugal três autores: Lionel Shriver, a autora de Temos de Falar Sobre o Kevin, virá a Lisboa, no fim de Outubro, promover A Nova República, uma ficção que decorre num território imaginário a sul do Algarve; Gianluigi Nuzzi, autor de Sua Santidade, o livro polémico que traz revelações inesperadas sobre documentos secretos do Vaticano, estará em Lisboa em Novembro; Anthony Beevor visita-nos para promover A Segunda Guerra Mundial, uma investigação histórica sobre aquela época. Eduardo Boavida, director editorial da Bertrand, anunciou que no fim do mês de Novembro, e não por acaso nessa altura, será lançada também uma biografia de Jaime Neves, da autoria de Rui de Azevedo Teixeira.

Na área infantil, a grande novidade é Galo Gordo, Este dia vale a pena, o livro com CD de Inês Pupo e Gonçalo Pratas, que dará o mote para um conjunto de concertos a realizar em todo o país. Também para crianças, e não só, Amaia Iglesias, responsável pelas edições da ArtePlural propõe uma versão ilustrada de Branca de Neve. Esta chancela inicia ainda para o público juvenil a publicação de uma nova série, Freak Street: até ao fim do ano serão lançados dois volumes – A família Zombieson e A família Wizardson.

Fun Home, já nas livrarias, é a grande aposta da Contraponto. Joana Neves, editora, explicou como esta novela gráfica, tão aclamada pela crítica internacional quanto Persepólis, conta a história de Alison Bechdel, a autora, uma rapariga que se confronta com a sua homossexualidade e com a do pai, ao mesmo tempo que revela o seu percurso enquanto leitora. Além deste, foi apresentado O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs, o livro sairá em Outubro e, chegará brevemente ao cinema, com a assinatura de Tim Burton, que já comprou os direitos. Para terminar, 11x17, a chancela de livros de bolso do Grupo BertrandCírculo, chega ao número 200 e celebra-o com O Processo, de Franz Kafka – actual, como todos os clássicos.

Miss Lava disponibilizam novo álbum para audição


Os heavy rockers lisboetas Miss Lava estão de volta com a edição de um novo álbum, Red Supergiant, no dia 17 de Setembro, pela Raging Planet.

O segundo registo de originais da banda contou com a mistura e masterização do produtor americano Matt Hyde, famoso pelos seus trabalhos com Monster Magnet, Slayer, Fu Manchu, Sum 41, Children of Bodom, Hatebreed e Porno For Pyros.

Durante esta semana, o novo álbum pode ser ouvido em primeira mão aqui.

Por outro lado, e enquanto não chega o novo vídeoclip, «Feel My Grace», o primeiro single, «Ride», continua disponível para download gratuito em www.misslava.com, bastando colocar 0 € no valor, ou em soundcloud.com/misslavarock/ride.

Refira-se ainda que, até ao final do ano, os Miss Lava vão andar em tournée pelo país. As primeiras datas contam com os suecos Truckfighters, uma das mais influentes bandas de stoner rock da Europa.

Confira de seguida as datas e locais da digressão.

27 Setembro – Lisboa, Ritz Club – com Truckfighters + Low Torque + Dj’s Twisted Sisters
28 Setembro – Leiria, Texas Bar – com Truckfighters + These are my Tombs
29 Setembro – Coimbra, States Club – com Truckfighters + Hanging by a Name
30 Setembro – Porto, Hard Club – com Truckfighters + Wild Tiger Affair
01 Novembro – Almada, Cine-Incrível, Festival Phantasticus! II, com Alternative Carpark (UK)
02 Novembro – Por definir, com Alternative Carpark (UK)
03 Novembro – Viseu, Sala Undertino, com Alternative Carpark (UK)
24 Novembro – Évora, Sociedade Harmonia Eborense
29 Novembro – Lisboa, Music Box
30 Novembro – Por definir
01 Dezembro – Loulé, com AnXtasy
 

Ana Moura com novo álbum em Novembro


Gravado nos Henson Recording Studios, em Los Angeles, e produzido por Larry Klein (o multi-galardoado produtor norte-americano que no seu currículo tem trabalhos com Joni Mitchell, Herbie Hancock, Madeleine Peyroux, Melody Gardot, Tracy Chapman, entre muitos outros), o 5.º álbum de originais de Ana Moura representa um momento de viragem na sua carreira. Para este trabalho, ainda sem título definido, a fadista apostou em compositores improváveis, em nomes consagrados da música portuguesa e ainda em alguns colaboradores de discos anteriores.

Manuel Cruz, Márcia, Pedro da Silva Martins (Deolinda), Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda (Virgem Suta), Miguel Araújo (Azeitonas, para além da sua carreira a solo), Luisa Sobral e António Zambujo são alguns dos nomes da nova geração de compositores portugueses que integram os créditos do disco novo de Ana Moura. Muitos deles nunca tinham composto a pensar numa fadista e fizeram-no agora propositadamente para Ana Moura. Também por isso aumenta a curiosidade pelo novo trabalho da fadista de Coruche, que assim se aproxima mais da sua geração com a colaboração destes autores.

Outro dos grandes motivos de interesse do disco será o tema assinado por Pedro Abrunhosa, um dos mais aclamados compositores portugueses das últimas décadas, mas que, curiosamente, também nunca tinha composto para um/a fadista. Na lista de compositores e letristas podemos ainda encontrar nomes como os de Aldina Duarte e Paulo Abreu de Lima e dos cúmplices habituais Manuela de Freitas, Nuno Miguel Guedes, Mário Rainho e Tózé Brito.

Refira-se ainda que, pela primeira vez na sua carreira, Ana Moura terá um disco editado pela Universal Music internacionalmente, prevendo-se que o disco seja editado mundialmente no início de 2013. Brevemente serão reveladas mais surpresas sobre o novo trabalho, cuja edição em Portugal está prevista para Novembro.

Via Universal.

Apple apresenta iPhone 5


«A Apple seguiu a tendência do sector para comercializar telemóveis de ecrãs maiores e a sexta versão do iPhone está equipada com um ecrã de quatro polegadas. É a primeira vez que o telemóvel da marca americana “cresce” desde que foi lançado.

O novo modelo – apresentado [ontem] numa conferência em São Francisco conduzida pelo CEO, Tim Cook, e pelo vice-presidente Phill Schiller – chama-se iPhone 5 (no ano passado, o quinto modelo foi designado por iPhone 4S). Apesar do ecrã maior, é mais leve e mais fino do que o antecessor. Também passou a suportar ligações 4G, a tecnologia de Internet móvel que é mais rápida, e mais cara para o consumidor, do que o 3G.

As novas dimensões permitem o formato de 16:9 usado na generalidade dos filmes e vídeos. O espaço extra do ecrã foi também usado para criar uma nova fila de aplicações: cada ecrã do iPhone permite agora 20 aplicações, para além das quatro que permanecem fixas no menu do fundo. As aplicações concebidas para os ecrãs antigos poderão ser usadas com uma margem preta.

O aparelho mantém os 326 pixeis por polegada de ecrã que a Apple estreou no iPhone 4 (em 2010), numa tecnologia a que chamou “retina display” e que melhorou significativamente a qualidade da imagem, tornando-se na fasquia por que se pauta a concorrência. Recentemente, a Apple aplicou esta tecnologia a computadores portáteis.

Muitas marcas de smartphones têm apostado em dispositivos com ecrãs generosos, com dimensões maiores até do que as do novo iPhone, permitindo aos utilizadores mais espaço para actividades como a visualização de vídeos, a navegação na web e a escrita, onde o tamanho do ecrã é um dos factores a influenciar a facilidade de uso dos teclados digitais.

A Samsung tem sido uma das fabricantes a seguir esta linha, com o telemóvel topo de gama Galaxy S III a ter 4,8 polegadas e com o modelo Galaxy Note a ser um gigante de 5,3 polegadas, já a tocar a fronteira com os tablets. Por seu lado, os topos de gama da linha Lumia, da Nokia, que foram apresentados no início do mês, têm 4,3 polegadas. Os ecrãs mais reduzidos (e que são mais baratos para os fabricantes) têm sido deixados para os smartphones de média e baixa gama.

As novidades surgem quando a Apple vê as vendas a abrandar e quando a Samsung lidera o sector, com uma quota de mercado de 32,6% no segundo trimestre deste ano, de acordo com dados da analista IDC. A Apple tinha uma quota de mercado de 16,9%, em queda face à proliferação de aparelhos equipados com Android.

Tal como também como já tinha sido antecipado, o novo iPhone abandonou a porta de ligação (que era igual à do iPad e dos iPod), e tem agora um novo cabo que a Apple diz ser mais resistente (é frequente os cabos da Apple ficarem danificados pelo uso). Isto significa que muitas empresas que produzem acessórios (como colunas, por exemplo) para o iPhone têm agora produtos que não são compatíveis com o novo modelo. A Apple vai vender um adaptador para que estes aparelhos possam continuar a ser usados.

A Apple fez também melhorias nas câmaras frontal e traseira e introduziu um novo processador (que a empresa diz ser duas vezes mais rápido).

Em Portugal, a Vodafone já anunciou que começará a comercializar o aparelho a 28 de Setembro.

O iPhone não foi o único dispositivo a ser alvo de remodelação. Os iPod Nano têm agora um novo modelo com ecrã sensível a toque e gestos e o iPod Touch torna-se ainda mais próximo do iPhone, com um ecrã com tecnologia "retina display", uma câmara de cinco megapixeis (a do iPhone tem oito) e a inclusão da Siri, a aplicação de assistente pessoal controlada por voz.

A apresentação serviu também para lançar o iOS 6, uma nova versão do sistema operativo que equipa o telemóvel, bem como novas versões do software iTunes, que dá acesso nos computadores às lojas de música, filmes e aplicações e permite sincronizar conteúdo com o iPhone. A nova versão do software está integrada com o iCloud, o serviço de armazenamento online da Apple.

Apesar do habitual silêncio da companhia, as novidades do iPhone já tinham sido abundantemente publicadas na Internet. Porém, ficaram defraudadas as expectativas de quem esperava ver a Apple a introduzir no mercado uma versão mais pequena do iPad, uma das especulações mais alimentadas ao longo das últimas semanas.»

Via Público. Ler mais em P3.

quarta-feira, 12 de Setembro de 2012

Manuela Moura Guedes pondera portal de notícias


«"Pagariam um valor simbólico de 2 euros mensais para usufruir de um portal de notícias da minha responsabilidade (do género Jornal de Sexta) e assim livre de quaisquer dependências políticas ou económicas?".

 A questão foi lançada por Manuela Moura Guedes na sua página no Facebook. Uma esmagadora maioria dos seus “seguidores” respondeu que sim à provocação da outrora jornalista da TVI.»

Via Destak.

Rihanna e Piers Morgan insultam-se no Twitter


«Rihanna pagou da mesma moeda quando o apresentador de televisão Piers Morgan comentou o seu novo corte de cabelo. Durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Paralímpicos, na qual a cantora de Barbados cantou com os Coldplay, Morgan escreveu no Twitter: "Acho que a Rihanna precisa de deixar crescer o cabelo. Rápido".

A resposta da cantora não tardou muito: "Precisas de deixar crescer uma pila... RÁPIDO!!!!". O apresentador não parece ter ficado grandemente ofendido e convidou-a para ser entrevistada no seu programa: "Haaaa! Só se não for para falar de cosmética! Mas que se lixe, sim, vamos a isso!!!!!!!", respondeu Rihanna.»

Via Blitz.

Loja de roupa Hitler gera polémica na Índia


«Tem Hitler escrito a letras brancas e uma suástica nazi faz a vez da pintinha da letra “i”. Na montra conseguem ver-se t-shirts com o Homem Aranha. Esta loja de roupa masculina abriu na cidade indiana de Ahmedabad, na província de Gujarat, a 19 de Agosto.

Membros da comunidade judia desta zona da Índia não tardaram em pedir aos donos da loja uma mudança de nome. À BBC, a cônsul-geral de Israel em Mumbai, Orna Sagiv, mostrou-se “muito chocada” como o nome “insensível” e está a planear uma visita à cidade.

O dono, Rajesh Shah, alegou não ter conhecimento da história do ditador nazi: a escolha do nome prendeu-se com o facto de o avô de um dos sócios ser tratado por Hitler devido à sua personalidade rígida.

“Não sabia o quanto o nome ia perturbar as pessoas”, disse Shah à AFP. “Só quando a loja abriu é que fiquei a saber que Hitler tinha morto seis milhões de pessoas.”

Rajesh Shah aceita mudar o nome da loja apenas se for compensado pelos custos de reposicionamento de marca. Pede 150 mil rupias (cerca de 2.115 euros) para trocar o logótipo, os cartões de visita e o outdoor

Via P3.

Ninguém disse que isto ia ser fácil (Paulo Farinha)


Ninguém Disse que Isto ia Ser Fácil
Por: Paulo Farinha
Clube do Autor 
Páginas: 228
PVP: 14,00 €



Leia abaixo a sinopse de Ninguém Disse que Isto ia Ser Fácil:
Zero de preconceitos: Paulo Farinha está mais do que à vontade a escrever sobre as relações humanas, tanto assim é que assina há dois anos a crónica «Isto não é o que Parece» na revista Notícias Magazine. Não é de estranhar, portanto, que se estreie nos livros a escrever sobre tudo o que é possível existir numa relação a dois: o amor, o ciúme, a paixão, o sexo, as traições, as conquistas, as dúvidas, o namoro, o casamento, a gestão da vida em comum e isso de manter a chama acesa ou ter a coragem para a apagar de uma vez por todas. Mas não só. Aqui cabem também muitas histórias que se passam antes, durante ou depois das relações a dois – e «qualquer semelhança com a realidade não é coincidência coisíssima nenhuma», diz o autor.

«Estas podem ser as nossas próprias histórias, ou de alguém com quem partilhamos a mesa, a cama e a vida. Talvez não se revejam em tudo isto, talvez se revejam em alguma coisa, talvez não se revejam em nada. Talvez já tenham ouvido falar fulano, que conhece beltrano, que veio a saber que alguém viveu uma situação parecida. Seja qual for o vosso caso, alguma coisa soará familiar», escreve Paulo Farinha.

Cláudia, Gonçalo, António, Andreia, Sandra, Octávio e Marta são os personagens que vivem as situações reais em que o autor se baseou. São deles as histórias de Ninguém Disse que Isto ia Ser Fácil, escritas com sentido de humor e focadas nas diferenças entre homens e mulheres e nos clichés de género – as mesmas histórias, atuais e pertinentes, que deixam o leitor a pensar nas suas próprias relações e em como é possível sobreviver neste mundo tecnológico, construir uma relação estável e tentar ser feliz.

Isabel Lucas confirmada em thriller erótico


«A bela Isabel Lucas (Alice de Transformers - Revenge of The Fallen) vai protagonizar o thriller erótico Careful What You Wish For. A Hyde Park-Image Nation e a Troika Pictures confirmaram esta notícia, mas não revelaram o nome do ator que vai contracenar com ela nesta produção independente, que foi escrita por Chris Frisina.

A história de Careful What You Wish For centra-se num estudante, Doug Martin, que inicia um tórrido romance com a sua jovem vizinha, Lena (Isabel Lucas), que é casada com um empresário bastante rico que não lhe dá a devida atenção. À medida que o seu romance se desenvolve, Doug vê-se envolvido numa série de crimes que assolam a sua pacata cidade, tudo por conta de um segredo devastador que ele tenta proteger.

Elizabeth Allen vai realizar este filme, cujas filmagens deverão começar em Fevereiro ou Março de 2013.»

Via Portal Cinema.

Academia Portuguesa de Cinema adia prémios Sophia


«A cerimónia da primeira edição dos prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, que estava prevista para este mês, foi adiada para 2013, disse à agência Lusa fonte do organismo.

Os Sophia, nome escolhido em homenagem à poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, são os prémios portugueses de cinema, destinados a reconhecer a melhor produção nacional, à semelhança dos que existem nos Estados Unidos (Óscares), em França (Césares), em Espanha (Goya) ou no Reino Unido (Bafta).

A primeira edição esteve marcada para este mês, mas foi adiada para março, por questões económicas e burocráticas, explicou a mesma fonte.

A Academia Portuguesa de Cinema foi criada no verão de 2011 e um dos objetivos era a instituição de prémios anuais de cinema. A edição de 2013 contemplará os filmes portugueses estreados comercialmente em 2012. A academia está em negociações com a RTP para a transmissão televisiva da cerimónia.

Este ano, apesar de não haver prémios para a produção nacional, a academia pretende reconhecer o trabalho de alguns atores e realizadores, numa sessão que deverá acontecer em novembro na Cinemateca, em Lisboa, referiu a fonte da organização.

Os prémios Sophia pretendem distinguir anualmente o cinema português em várias categorias, como melhor filme, realização, representação masculina e feminina, banda sonora, fotografia, argumento original e adaptado, curta-metragem ou documentário.

A Academia Portuguesa de Cinema, também conhecida por Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, é presidida pelo produtor Paulo Trancoso.»

Via Diário de Notícias.

Tabu eleito para European Film Awards 2012


«A Academia Europeia de Cinema divulgou uma lista de 47 filmes seleccionados, para mais tarde serem escolhidos os nomeados para a 25.ª edição do European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu). Nesta lista estão representados 31 países, desde a Áustria à Rússia, mostrando uma grande diversidade de cinema europeu. Os seleccionados cobrem também os vastos géneros, desde a comédia à família, policial e dramas históricos, de thrillers a adaptações teatrais e literárias.

Entre os seleccionados encontram-se Amour (Austria), Faust (Rússia), Amigos Improváveis (França), Vergonha (Reino Unido), In Darkness, entre outros. Tabu, de Miguel Gomes, é o representante português que teve uma co-produção com França, Alemanha e Brasil. Aclamado nacional e internacionalmente pela crítica, Tabu é puro cinema, poético e invulgar. Esta obra-prima do cinema português venceu em Berlim os prémios Alfred Bauer e FIPRESCI (este último um dos mais importantes prémios da crítica cinéfila), está entre os três filmes finalistas dos prémios europeus LUX 2012, e tem sido aclamado no festival de Toronto, onde estreou no passado dia 6 de setembro. Portugal tem assim uma forte hipótese de chegar às nomeações e quem sabe ganhar o prémio de melhor filme, tornando-se no primeiro filme português a fazer tal feito.

Nas próximas semanas, 2700 membros da Academia Europeia de Cinema vão votar nos nomeados em diferentes categorias. Os nomeados serão anunciados a 3 de novembro, no Festival de Cinema Europeu de Sevilha, em Espanha. A cerimónia da 25.ª edição realiza-se no dia 1 de dezembro, em Malta, onde serão entregues os mais importantes prémios cinematográficos europeus.»

Lista de seleccionados:
Our Children, de Joachim Lafosse (Bélgica/França/Suíça/Luxemburgo)
Unfair World, de Filippos Tsitos (Grécia)
The Door, de István Szabó (Hungria/Alemanha)
Alps, de Yorgos Lanthimos (Grécia)
Love, de Michael Haneke (Austria/França/Alemanha)
The Angel’s Share, de Ken Loach (Reino Unido, França/Bélgica/Itália)
Avalon, de Axel Petersén (Suécia)
Barbara, de hristian Petzold (Alemanha)
Once Upon a Time in Anatolia, de Nuri Bilge Ceylan (Turquia)
Carnage, de Roman Polanski (França/Alemanha/Polónia/Espanha)
Caesar Must Die, de Paolo & Vittorio Taviani (Itália)
Gypsy, de Martin Šulík (República Checa/Eslovaquia)
Just the Wind, de Bence Fliegauf (Hungria/Alemanha/França)
Rust and Bone, de Jacques Audiard (França)
Diaz: Don’t Clean Up this Blood, de Daniele Vicari (Itália/Roménia/França)
Children of Sarajevo, de Aida Begić (Bósnia e Herzegovina/Alemanha/França/Turquia)
Beyond the Hills, de Cristian Mungiu (Roménia/França/Bélgica)
L’enfant D’en Haut, de Ursula Meier (Suíça/França)
Faust, de Alexander Sokurov (Russia)
Unit 7, de Alberto Rodriguez (Espanha)
The Exchange, de Eran Kolirin (Israel/Alemanha)
Policeman, de Nadav Lapid (Israel)
Come as you Are, de Geoffrey Enthoven (Bélgica)
In Darkness, de Agnieszka Holland (Alemanha/Polónia/Canadá)
Untouchable, de Olivier Nakache & Eric Toledano (França)
Shun li and the Poet, de Andrea Segre (Itália)
Iron Sky, de Timo Vuorensola (Finlândia/Alemanha/Austrália)
The Hunt, de Thomas Vinterberg (Dinamarca)
Kauwboy, de Boudewijn Koole (Holanda)
Sneakers, de Ivan Vladimirov & Valery Yordanov (Bulgária)
A Royal Affair, de Nikolaj Arcel (Dinamarca)
Combat Girls, de David Wnendt (Alemanha)
The Parade, de Srđjan Dragojević (Sérvia)
Paradise: Love, de Ulrich Seidl (Austria/Alemanha/França)
Flowers Buds, de Zdeněk Jiráský (Republica Checa)
Rose, de Wojciech Smarzowski (Polónia)
Shame, de Steve McQueen (Reino Unido)
Death of a Man in Balkans, de Miroslav Momčilović (Sérvia)
Sons of Norway, de Jens Lien (Noruega)
The Dream and the Silence, de Jaime Rosales (Espanha/França)
Tabu, de Miguel Gomes (Portugal/Alemanha/Brasil/França)
Tinker Tailor Soldier Spy, de Tomas Alfredson (França/Reino Unido/Alemanha)
In the Fog, de Sergei Loznitsa (Alemanha/Russia/Letónia/Holanda/Bielorússia)
The Sleeping Voice, de Benito Zambrano (Espanha)
Naked Harbour, de Aku Louhimies (Finlandia)
The woman who brushed off her tears, de Teona Strugar Mitevska (Macedonia/Bélgica/Eslovenia/Alemanha)
Once Upon a Time There Lived a Simple Woman, de Andrey Smirnov (Russia)

Via Cinema 7ª Arte.

O Ritual da Sombra (Éric Giacometti e Jacques Ravenne)


O Ritual da Sombra
Por: Éric Giacometti e Jacques Ravenne
Título original: Le Rituel de l'Ombre
Publicações Europa-América
Páginas: 384
PVP: 20,90 €


Inserido na série «Antoine Marcas», uma colaboração entre os autores Éric Giacometti e Jacques Ravenne, o recentemente publicado O Ritual da Sombra é um thriller cheio de suspense que introduz os leitores nos meandros da maçonaria e estabelece um paralelo histórico com as mais modernas investigações.

Leia abaixo a sinopse de O Ritual da Sombra:
Roma. Um arquivista do Grande Oriente é assassinado na altura de uma festa na embaixada francesa, cumprindo um ritual que evoca a morte de Hiram, o lendário fundador da Maçonaria. Em Jerusalém, um arqueólogo que tem na sua posse uma enigmática pedra gravada tem uma morte semelhante. O comissário Antoine Marcas, mestre mação, e a sua parceira, Jade Zewinski, são confrontados com assassinos de uma irmandade nazi, a Sociedade Thule, oponente ancestral da Maçonaria. Sessenta anos após a queda do Terceiro Reich, os arquivos dos mações, que haviam sido roubados pelos alemães em 1940, continuam a fazer o sangue correr… Mas que segredo intemporal estará escondido entre aquelas folhas amarelecidas?

terça-feira, 11 de Setembro de 2012

Meritxell Martinez na Interviú: Fotos


Como avançámos aqui, a marinheira espanhola Meritxell Martínez foi a protagonista de uma ousada sessão fotográfica para a revista Interviú, como forma de denunciar o assédio sexual que sofrem as mulheres na Armada.

Em entrevista à revista, Meritxell confessa que apresentou em Abril uma queixa por assédio sexual junto da subdelegação da Defesa de Granada, mas esta acabou por ser arquivada, levando-a a entrar em baixa médica por problemas de ansiedade, anorexia e depressão.

Confira abaixo a sessão completa de Meritxell Martinez na Interviú.









 
Imagens via Gatas QB.

Prémio Man Booker para Ficção 2012: Finalistas


«Os escritores Deborah Levy, Hilary Mantel, Alison Moore, Will Self, Tan Twan Eng e Jeet Thayil são os seis escolhidos da shortlist para o Prémio Man Booker para Ficção 2012. O anúncio foi feito hoje numa conferência de imprensa em Londres pelo presidente do júri, Sir Peter Stothard, editor do Times Literary Supplement, e o vencedor será conhecido numa cerimónia a realizar a 16 de Outubro.

O júri sublinhou a “linguagem poderosa” e a “arte” mostrada em todos os livros escolhidos, salientando que as obras têm em comum, o abordarem temas como a velhice, a memória e a perda. Os romances escolhidos são: The Garden of Evening Mists, de Tan Twan Eng (Myrmidon Books); Swimming Home, de Deborah Levy (And Other Stories / Faber & Faber); Bring up the Bodies, de Hilary Mantel (Fourth Estate); The Lighthouse, de Alison Moore (Salt); Umbrella de Will Self (Bloomsbury) e Narcopolis de Jeet Thayil (Faber & Faber).

Duas das obras são primeiros romances - a do autor indiano Jeet Thayil e a da autora da zona inglesa East Midlands, Alison Moore - e três das seleccionadas foram editadas por pequenos editores. Entre os seis autores escolhidos, dois já estiveram ligados ao prémio no passado, refere o comunicado de imprensa.

Hilary Mantel venceu o prémio em 2009 com Wolf Hall, editado em Portugal pela Civilização Editora e em 2005, já tinha estado nomeada para a longlist com Beyond Black.

Também o autor malaio Tan Twan Eng esteve na longlist do prémio em 2007 com o seu primeiro romance The Gift of Rain. Os outros quatro autores, incluindo Will Self, são candidatos ao prémio pela primeira vez.»

Via Público.

Rihanna fez tatuagem nos seios


«Rihanna partilhou com os fãs, via Twitter, a nova tatuagem, uma deusa egípcia, feita por baixo dos seios.

A cantora explicou por que escolheu o desenho deusa egípcia Ísis, protetora da natureza e do renascimento: "Deusa Isis - mulher completa - modelo para as futuras gerações - sempre no meu coração #amor. Adeus, #grangranDOLLY, faça seu sono da beleza até nos encontremos" - dedicando a tatuagem à avó que morreu há três meses, vítima de cancro.

A nova tatuagem vem juntar-se a várias outras espalhadas pelo corpo da jovem de 24 anos; o nome "rebellle fleur" (flor rebelde), no pescoço, várias estrelas na nuca, uma caveira no tornozelo e pequenos desenhos nos dedos.

Recorde-se que na última quinta-feira (6), Rihanna foi premiada nos MTV Video Music Awards.»

Via Lux.

AXN Black e AXN White transmitem Emmy Awards 2012


«Foi na manhã do dia 19 de julho que foram anunciados os nomeados para a edição deste ano dos Emmy Awards [...].

O Nokia Theatre do Los Angeles vai receber os atores, atrizes, produtores e realizadores das produções mais aclamadas que nos chegam diariamente através da televisão. A apresentação deste evento estará a cargo pelo comediante Jimmy Kimmel.

O AXN Black e AXN White transmitem o evento em direto (versão original) e exclusivo, no dia 24 de setembro a partir da 1h00 (noite de domingo 23 para segunda 24).

Na sexta-feira, dia 28 de setembro, às 21h50, o telespectador terá a oportunidade de assistir a um resumo legendado da cerimónia, no AXN White. Já no AXN Black, o resumo legendado é transmitido no sábado, dia 29 de setembro, às 22h15.»

Via A Televisão.


Wikipedia não acredita em Philip Roth


«Segundo o diário espanhol ABC, o escritor norte-americano Philip Roth fez um pedido à enciclopédia online Wikipedia que corrigisse uma informação relacionada com o seu último romance, A Mancha Humana (editado em Portugal pela Dom Quixote).

Todavia, segundo uma carta que o escritor publicou na revista New Yorker, os responsáveis pelo Wikipedia não consideraram o próprio autor do romance em causa uma "fonte credível", requerendo por isso mais fontes.

Segundo a carta publicada na New Yorker, a história de A Mancha Humana foi inspirada num amigo, entretanto falecido, de Philip Roth, um professor universitário de sociologia chamado Melvin Tumin, e não no escritor Anatole Broyard, como refere a entrada do Wikipedia referente ao livro.

A administração do Wikipedia ainda não teceu nenhuma declaração relativamente ao caso.»

Via Diário de Notícias.

Homem detido por fotografar carro do ministro da Defesa


«Um homem foi [ontem] detido no Porto para identificação por estar a fotografar o carro da PSP ao serviço do ministro da Defesa.

O carro estava mal estacionado em cima do passeio, na rua do escritório de advocacia de Aguiar Branco, enquanto o ministro lá estava.

António Vilar, também ele advogado, diz ter ficado indignado com a infração, que garante ser frequente, e decidiu fotografar o carro. Em seguida foi detido para identificação pelos seguranças do ministro da Defesa.

De acordo com a legislação em vigor, o ministro pode mesmo fazer uso da segurança da PSP em situações particulares. Estacionar em cima do passeio é que não.

Contactado pela TVI, o gabinete do ministro informou que Aguiar Branco esteve [ontem] no Porto a preparar a intervenção que [teve à noite] numa conferência promovida pelo ministério.»

Via TVI 24 e Público.

Havana Club Mojito Embassy com entrada grátis em Lisboa

Quer aprender a preparar um mojito perfeito? É o que poderá fazer este mês, no mais recente bar de Lisboa, o Havana Club Mojito Embassy. E o melhor de tudo? A entrada é grátis.

Será durante três noites apenas, a 20, 21 e 22 de Setembro, entre as 19h00 e as 2h00, que a Caixa Económica Operária (Rua Voz do Operário, 64, Lisboa) abrirá as portas aos amantes de cocktails para trazer o autêntico sabor contemporâneo de Havana à cidade.

Na Mojito Embassy, uma equipa de cantineros (barmen) especializados vai ensinar todos os convidados a prepararem um autêntico mojito, o mais famoso cocktail de Cuba, tendo como base de receita o rum Havana Club 3 Años.

A razão é simples, segundo Meimi Sanchez, embaixador de marca do Havana Club UK: «Os autênticos mojitos cubanos são feitos com verdadeiro cuidado, utilizando ingredientes simples e frescos - apenas hortelã, sumo de lima, açúcar, água com gás e o rum Havana Club 3 Años. É um dos cocktails mais simples de preparar mas, muitas vezes, para ser mais rápido, as pessoas bebem mojitos com menos qualidade feitos em misturadores e decorados com tudo, desde cerejas a guarda-chuvas».

Feito integralmente a partir de cana de açúcar cubana destilada e depois envelhecido naturalmente durante pelo menos três anos em barris de carvalho branco, desenvolvendo no processo aromas de flores, cana de açúcar, ervas aromáticas e citrinos, o Havana Club 3 Años é, por isso, considerado o melhor rum para mojitos, sendo inclusive utilizado pelos bares mais famosos de Cuba, o Bodeguita Del Medio e o Floridita.

O Havana Club Mojito Embassy terá ainda um mercado no qual os convidados serão convidados a seleccionar os ingredientes para os seus mojitos, um programa cubano de entretenimento ao vivo e uma tienda muito especial. A entrada é livre e os mojitos custam 3,50 €, prometendo a organização «três noites totalmente originais e novas capacidades para fazer mojitos que irão garantir que nunca mais terão de se contentar com outra coisa que não cocktails perfeitos».




Mais informações aqui.

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial