quarta-feira, 12 de Setembro de 2012

Academia Portuguesa de Cinema adia prémios Sophia


«A cerimónia da primeira edição dos prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, que estava prevista para este mês, foi adiada para 2013, disse à agência Lusa fonte do organismo.

Os Sophia, nome escolhido em homenagem à poeta Sophia de Mello Breyner Andresen, são os prémios portugueses de cinema, destinados a reconhecer a melhor produção nacional, à semelhança dos que existem nos Estados Unidos (Óscares), em França (Césares), em Espanha (Goya) ou no Reino Unido (Bafta).

A primeira edição esteve marcada para este mês, mas foi adiada para março, por questões económicas e burocráticas, explicou a mesma fonte.

A Academia Portuguesa de Cinema foi criada no verão de 2011 e um dos objetivos era a instituição de prémios anuais de cinema. A edição de 2013 contemplará os filmes portugueses estreados comercialmente em 2012. A academia está em negociações com a RTP para a transmissão televisiva da cerimónia.

Este ano, apesar de não haver prémios para a produção nacional, a academia pretende reconhecer o trabalho de alguns atores e realizadores, numa sessão que deverá acontecer em novembro na Cinemateca, em Lisboa, referiu a fonte da organização.

Os prémios Sophia pretendem distinguir anualmente o cinema português em várias categorias, como melhor filme, realização, representação masculina e feminina, banda sonora, fotografia, argumento original e adaptado, curta-metragem ou documentário.

A Academia Portuguesa de Cinema, também conhecida por Associação Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, é presidida pelo produtor Paulo Trancoso.»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário