segunda-feira, 10 de Setembro de 2012

Festival de Cinema de Veneza: Vencedores


«O drama Pietà, realizado pelo sul-coreano Kim Ki-duk, foi premiado com o Leão de Ouro, galardão máximo atribuído no 69.º Festival de Veneza. O júri presidido pelo norte-americano Michael Mann, consagrou um filme atual e brutal sobre o modo como o dinheiro degrada as relações humanas e sociais, focando a atividade de um cobrador de dívidas que mutila os devedores para receber os prémios do seguro por acidente no local de trabalho.

Kim Ki-duk salientou que este filme "é dedicado à humanidade, à nossa situação difícil numa crise capitalista extrema". A sua perspetiva foi reconhecida pelo festival, já que Pietà foi um dos 18 filmes da competição oficial que reuniu mais consenso.

The Master também foi bem recebido pela crítica e obteve amplo reconhecimento do júri. Paul Thomas Anderson foi premiado na categoria de melhor realizador, e os atores principais Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix partilharam o prémio de interpretação pelos seus desempenhos num filme vagamente inspirado nas origens da Igreja da Cientologia.

O austriaco Ulrich Seidl recebeu o Prémio Especial do Júri por Paradise: Faith, o segundo tomo de um trilogia iniciada com Paradise: Love exibido em Cannes; a israelita Hadas Yaron foi consagrada como melhor atriz em Fill the Void, o francês Olivier Assayas ganhou o prémio de argumento com o drama político de época Après Mai, e o italiano Daniele Cipri foi reconhecido pela direção fotográfica de È Stato Il Figlio

Confira abaixo a lista integral de vencedores do 69.º Festival de Veneza:

Leão de Ouro para Melhor Filme
Pietà, Kim KI-DUK (Coreia do Sul)

Leão de Prata para Melhor Realização
The Master, Paul Thomas ANDERSON (EUA)

Prémio Especial do Júri
Paradise: Faith, de Ulrich SEIDL (Áustria)

Coppa Volpi Melhor Actor
Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix, The Master (EUA)

Coppa Volpi Melhor Actriz
Hadas Yaron, Fill the Void (Israel)

Prémio Marcello Mastroianni para jovem actor emergente
Fabrizio Falco, È stato il Figlio, de Daniele CIPRI (Itália) e Bella Addormentata, de Marco BELLOCCIO (Itália)

Osella para Melhor Fotografia
Daniele CIPRI, È Stato Il Figlio, (itália)

Osella para Melhor Argumento
Olivier ASSAYAS, Après Mai (França)

Via RTP.

0 comentários:

Enviar um comentário