sábado, 19 de Maio de 2012

Puzzle de nudez no Twitter da Playboy


A Playboy argentina implementou uma campanha no mínimo inteligente para aumentar de forma drástica o número de seguidores no Twitter.

Depois de publicar um mosaico que encobria uma fotografia inédita da modelo Maria Paz Delgado (que havia sido capa da edição de Março), anunciou que, a cada 15 retweets feitos pelos fãs, deixaria «cair» uma peça até desvendar a fotografia na sua versão integral.

A iniciativa aguçou de tal forma a curiosidade dos fãs da revista que a coisa não se ficou por uma única foto. Ao todo foram 30 imagens inéditas, desvendadas pela grande quantidade de pessoas que partilharam incessantemente os conteúdos da publicação no Twitter.

Estima-se que o novo álbum de imagens tenha sido visto em 29 países, e que o aumento de seguidores da empresa na rede social tenha atingido os 30% em três horas.

Ler aqui.

sexta-feira, 18 de Maio de 2012

Publicidade Ofensiva: 21 anúncios chocantes

Será mesmo verdade que toda a publicidade é boa publicidade? Por vezes a luta insana pela preferência dos consumidores dá azo a rasgos inusitados de criatividade que, em vez de atrair potenciais clientes, acabam por os afastar. Descubra 21 anúncios que se inserem nesta categoria, tendo chocado e dado que falar, um pouco por todo o mundo.


ANTONIO FEDERICI (Gelados)
Este é, sem dúvida, um gelado de fazer perder a cabeça. Mas, apesar de ter sido concebido imaculadamente, não serviu de muito para travar a polémica que causou nos meios conservadores, e em especial, claro está, na Igreja.


BACARDI (Bebidas)
Até poderá ser melhor que cerveja mas, além de irreal, o anúncio da Bacardi para o Canadá foi criticado por objectivar as mulheres.



CONAC  (Institucional)
Este anúncio de prevenção ao cancro de pulmão aposta no choque e compara a exposição ao fumo de tabaco com a falta de ar no interior de um saco de plástico. 


DACRON (Calças)
Se fosse lançado hoje, este anúncio não escaparia à crítica, por rebaixar a mulher e ser puramente sexista. Comparar uma mulher a um tapete é mau, pisar a sua cabeça é pior! 



DEUTSCH MAGAZINE (Revista)
O principal objectivo da revista era atrair atenção, e... conseguiu! A bestialidade foi considerada imoral pela sociedade alemã e a revista deu que falar.




DEUTSCHER TIERSCHUTZBUND E. V. (Institucional)
«Sinta-se como um porco», é o que diz o primeiro anúncio. A campanha, de uma associação alemã de defesa animal, pretende alertar para o sofrimento dos animais.


DIESEL SKORPION (Calças)
Por mais que se pareça com um «escorpião humano», este anúncio não teve desculpa e foi mesmo banido. Sexualmente explícita, a sua imagem foi considerada ofensiva e inadequada para publicar na imprensa, onde poderia ser vista por crianças.


DUREX XXL (Preservativos)
Demasiado grande para ser confortável. Será que é isto que as pessoas procuram no sexo? Dor e desconforto? Além de ser irreal, vai contra os objectivos do produto.


ENERGIZER (Pilhas)
Este foi feito... mas ao menos não passou da casa de provas. A certa altura, alguém na Energizer teve o bom senso de achar que talvez um suicídio numa banheira não fosse a melhor forma de vender pilhas e atrair novos clientes. Acabaram por se ficar pelos coelhinhos, e fizeram muito bem.



GOOD PARENT (Institucional)
Crianças «partidas», como se fossem feitas de porcelana, e a frase «Pode perder mais que a paciência». Não há que enganar: estes polémicos anúncios têm como tema os maus tratos infantis.




INDYACT (Institucional)
Mulheres com casacos de peles e rostos sujos com o sangue dos animais mortos para os obter. Um anúncio controverso.


IP PRESS MEN'S MAGAZINE (Revista)
Esta revista «brinca» com o assassinato de JFK, apresentando uma realidade alternativa na qual a atingida é a sua esposa. Ao fundo, o macabro slogan: «Se o vosso alvo é o homem, assegurem-se que não falham».


JUST (Sabonete líquido)
Se o objectivo é assustar as pessoas e tentar criar alguma espécie de obsessão por limpeza (sim, são mesmo vermes naquela mão), estes conseguiram-no. Mas o resultado ficou demasiado nojento para poder ser visto de ânimo leve.


KISS (Tabaco)
A forte semelhança entre estas embalagens de cartão e os seres humanos levou este anúncio a ser banido em Israel.


ONIDA (Televisões anti-reflexo)
É estranho, mas a Onida decidiu ter a sua imagem associada a Hitler, exibindo-o com uma auréola ao anunciar os seus novos televisores anti-reflexo. Ofensivo? Claro.




PLAYSTATION 2 (Institucional)
O vício dos videojogos é ilustrado pela Sony com uma série de asiáticos a cheirar cuecas em forma de triângulo (um dos botões do comando da consola). OK...



SISLEY (Roupa)
Na sua campanha «Fashion Junkie», a Sisley decidiu ir mais longe, comparando a dependência de moda com o vício de drogas. Uma proposta ousada, que lhes valeu muitas críticas.



SIX FEET UNDER (Série)
Claro que os rostos lívidos e os olhos sem cor, glorificando a morte como produto de beleza, ajudaram... mas o que levou estes anúncios a serem banidos foi outra coisa: onde se percebe aqui o anúncio a uma série televisiva?



TOM FORD (Perfume)
Não é muito difícil saber porque foi este anúncio alvo de inúmeras criticas, especialmente por parte dos mais conservadores.


TOYOTA PRIUS (Automóvel)
Um homem prepara-se para enterrar um corpo. Em baixo, a frase: «Bem, pelo menos ele conduz um Prius». Por isso já sabe, se futuramente quiser cometer um homicídio, é este o carro que desculpa tudo.


WWF (Institucional)
O ser humano não gosta de ser comparado ao resto dos animais, por isso anúncios deste género são habitualmente considerados chocantes e ofensivos. No lugar de um leitão, temos um bebé, e a frase «Consumir a Terra é consumir o nosso futuro».


Texto: Susana Veríssimo 


Artigo publicado na edição #09 da Revista 21

Nereida Gallardo semi-nua no Salão Erótico do Atlântico


«Nereida Gallardo vai fazer pintura corporal nos seios ao vivo. A espanhola é a madrinha do Salão Erótico do Atlântico, que vai estar em Lisboa de 1 a 3 de junho.

"Vou estar a tirar fotografias, dar autógrafos e vou fazer body painting no peito. É a única parte do corpo que vou mostrar e mesmo assim não estou à vontade", revelou a ex-namorada de Cristiano Ronaldo.

Nereida namora há cerca de dois meses com o jogador do Desportivo das Aves, Gonçalo Quinaz, e a modelo afirma que tem o aval do seu mais que tudo. "Falei com ele sobre o trabalho que ia fazer no Salão e ele apoia-me. Ele vai lá no sábado e a família dele também, no dia que me vou despir."»

Ler no Diário de Notícias.

Presença assegura livro adulto de J. K. Rowling


«Um dos livros do ano, The Casual Vacancy, o primeiro romance para adultos de J. K. Rowling, autora de Harry Potter, será editado em Portugal pela Presença. Em Inglaterra a obra será colocada à venda no dia 27 de Setembro.

"Quando Barry Fairweather morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. Pagford é, aparentemente, uma idílica cidade inglesa, com uma praça principal em calçada e com a sua antiga abadia, mas o que se esconde por detrás desta bela fachada é uma cidade em guerra. Os ricos em guerra com os pobres, os adolescentes em guerra com os pais, as mulheres em guerra com os seus maridos, os professores em guerra com os seus alunos... Pagford não é o que parece à primeira vista. E a cadeira vazia deixada por Barry na junta paroquial em breve se torna o catalisador da maior guerra que a cidade alguma vez testemunhou. Quem irá triunfar numa eleição marcada por emoções fortes, ambiguidades e revelações inesperadas?», escreve a Presença sobre The Casual Vacancy, um romance provocador e surpreendente com laivos de noir, o primeiro livro de J. K. Rowling para adultos.

"Embora eu tenha sentido o mesmo prazer em escrevê-lo, o meu novo livro é muito diferente da série Harry Potter, que foi brilhantemente publicado pela Editorial Presença em Portugal. A forma como a Presença está a encarar esta nova fase da minha carreira literária deixa-me muito bem impressionada e estou encantada por lhes confiar a publicação em língua portuguesa do meu romance The Casual Vacancy".

A Presença adianta ainda que The Casual Vacacancy, com uma tiragem inicial de 50 mil exemplares e cerca de 500 páginas, estará à venda poucos meses após o lançamento oficial em língua inglesa.»

Ler no Diário Digital.

As capas de revista mais polémicas de sempre


«A capa da revista Time de 21 de Maio de 2012 foi a última a gerar polémica. Houve quem não gostasse de ver Jamie Lynne Grumet a amamentar o seu filho de três anos. Veja outras primeiras páginas controversas.»


«Em 1968, a revista Esquire saiu para as bancas com uma capa simples: o pugilista Muhammad Ali,  vestido apenas com os calções, meias e botas que habitualmente levava para o ringue. E depois, cinco setas espetadas no peito e uma na perna. Houve quem fizesse uma ligação entre esta forte imagem e Jesus Cristo sacrificado. Mas na realidade, é uma referência ao Martírio de São Sebastião, uma pintura do artista renascentista Andrea Mantegna e representava o sacrifício de Ali: tinha perdido o seu título de campeão do mundo de pesos pesados, a sua licença para continuar a lutar e tinha sido condenado a 5 anos de prisão. Tudo por se recusar a servir o exército norte-americano.»


«Numa edição mais recente, de Dezembro de 2000, a revista Esquire publicou uma fotografia de Bill Clinton que então se preparava para deixar a presidência dos Estados Unidos. A imagem foi inspirada no famoso Lincoln Memorial, em Washington, mas houve quem fizesse outra interpretação: a virilha acentuada era uma insinuação quanto ao escândalo Monica Lewinsky, a estagiária com quem Clinton terá mantido relações sexuais. O Presidente norte-americano negou o caso sob juramento.»


«Veena Malik vinha nua na edição de Dezembro de 2011 da FHM Índia. Talvez no Ocidente esta imagem não causasse escândalo, mas no Paquistão, de onde a actriz muçulmana é originária, levantaram-se muitos problemas. Até as letras ISI escritas no seu braço direito têm um significado no País: é o nome da agência secreta nacional, a ISI. A actriz negou sempre estar completamente nua, mas não foi poupada às críticas dos conservadores.»


«A capa da revista Life de 26 de Novembro de 1965 chocou muitos norte-americanos. O texto dizia isso mesmo: até então, pouco haviam visto o que se passava na guerra do Vietname e aquela imagem, tirada por Paul Schutzers, de um vietcong com os olhos e boca tapados pelos soldados do exército dos EUA era o banho de realidade para muitos.»


«Calma, não se assuste. Apesar da ameaça, não há registo de a equipa da National Lampoon ter assassinado o cão. Logo na capa deste edição de Janeiro de 1973 vem assumido o tom da publicação: é "humorística", logo, não deve ser levada muito a sério. Segundo o Mirror, esta capa provocou muitos risos. Sobretudo por causa da expressão dos olhos do cão.»


A polémica destas capas da Time e da Newsweek de 1994 está na comparação. «Ambas trazem a imagem de O. J. Simpson quando foi detido a 17 de Junho de 1994. Mas a foto da Time parece ter sido modificada para que o ex-atleta ficasse mais escuro. Teria uma intenção racista?»


«Quanto vale uma foto de Michael Jackson? Esta, alegadamente, terá custado à revista OK! um milhão de dólares (cerca de 784 mil euros). Mas também lhe valeu muitas críticas por ter publicado, em Junho de 2009, a imagem do Rei da Pop já morto.»


«Em Outubro de 1971, quando a modelo Darine Stern pousou para a Playboy, a questão racial ainda se colocava nos Estados Unidos. Mas houve quem criticasse esta escolha: seria um avanço para as modelos negras ou um passo atrás para o movimento feminista?»


«Esta capa da Private Eye fez uma crítica feroz à imprensa e ao público que mesmo depois da morte da Princesa Diana, continuava em busca dos melhores furos.»


«Não há editor que não conheça esta regra: temas religiosos podem sempre suscitar críticas. Com o título "A paixão de Kanye West", a edição de 9 de Fevereiro de 2006 da Rolling Stone trazia uma imagem do rapper com a coroa de espinhos. »


«Será que, se John Lennon não tivesse sido assassinado poucas horas depois desta fotografia, esta capa da Rolling Stone seria tão famosa? Nunca se saberá. A imagem em que o ex-Beatle surge nu abraçado à mulher Yoko Ono é uma das mais icónicas tirada pela famosa fotógrafa Annie Leibovitz e foi eleita pela American Society of Magazine Publishers como a capa de revista mais popular dos últimos 40 anos.»


«A capa de 21 de Julho de 2008 da revista New Yorker pretendia fazer uma sátira aos conservadores que passavam a imagem de que o, então, candidato à Casa Branca era um terrorista. Mas a ilustração correu mal: o porta-voz da campanha de Obama chegou a dizer que tinha "falta de gosto" e era "ofensiva".»


«Mais um tema religioso para a capa de Abril da revista Time. Em fundo negro apenas a pergunta: "Deus está morto?" A ideia não era dar uma resposta a esta questão, mas fazia referência à reportagem sobre um movimento que então surgira nos EUA e que proclamava a morte de Deus.»


«A actriz foi a primeira a pousar grávida e nua para uma revista, mas não foi a última. Depois desta capa da Vanity Fair de Agosto de 1991, muitas outras mulheres fizeram o mesmo. Mas há 21 anos, houve quiosques que se recusaram a colocar esta capa nas suas prateleiras.»


«A pose que a modelo Gisele Bündchen e o basquetebolista LeBron James assumem nesta edição da Vogue, de Abril de 2008, foi acusada de conotação racista. Houve quem visse na imagem a recriação do King Kong.»

Ler na Sábado e aqui.

Bono é o mais rico do mundo


«Bono, vocalista dos U2, tornou-se no músico mais rico do mundo, assim que o Facebook entrou na bolsa, hoje de manhã. O artista ultrapassou, assim, McCartney, dos Beatles, que se encontrava na primeira posição.

Note-se que o cantor irlandês possui 2,3% do Facebook em ações da empresa, após as ter adquirido por 90 milhões de dólares em 2009. Agora que a organização está avaliada em mais de cem biliões de dólares, Bono viu o seu investimento transformar-se em 1,5 biliões de dólares. Já Paul McCartney possui uma fortuna avaliada em, sensivelmente, 1 bilião de dólares.»

Ler aqui.

Adele, PJ Harvey e Lana Del Rey vencem Ivor Novello


«Adele foi a grande vencedora dos prémios Ivor Novello, tendo levado para casa os galardões de Melhor Escritora de Canções do Ano e Música Mais Tocada, com "Rolling in the Deep". PJ Harvey ganhou na categoria de Melhor Álbum com Let England Shake e Lana Del Rey na de Melhor Canção Contemporânea com "Video Games".

A cantora de "Someone Like You" ficou em lágrimas enquanto Annie Lennox falava sobre ela antes de lhe entregar o prémio de Melhor Escritora de Canções do Ano. "Não precisamos de programas de novos talentos e competições. Isto é o que os artistas fazem e estou muito orgulhosa de ti", disse a ex-vocalista dos Eurythmics.

Consulte abaixo a lista completa de vencedores da 57ª edição dos Ivor Novello, prémios atribuídos pela academia britânica de escritores de canções, compositores e autores.»
 
Melhor Canção em termos líricos e musicais: "The A Team", Ed Sheeran
Melhor Canção Contemporânea: "Video Games", Lana Del Rey e Justin Parker
Melhor Banda-Sonora de Cinema: The First Grader, Alex Heffes
Melhor Banda-Sonora Televisiva: The Shadow Line, Martin Phipps
Prémio PRS para Música mais tocada: "Rolling in the Deep", Adele e Paul Epworth
Melhor Álbum: Let England Shake , PJ Harvey
Contribuição Extraordinária para a Música Britânica: Take That
Coleção Extraordinária de Canções: Gary Kemp (Spandau Ballet)
Inspiração Ivors: Siouxsie Sioux
Prémio de Carreira: Mark Knopfler (Dire Straits)

Ler na Blitz.

MUDE coberto com ideias para Lisboa


«A fachada do Museu do Design e da Moda de Lisboa (MUDE) vai ficar coberta por mais de 55 mil post-it, nos quais, até final do mês, as pessoas podem escrever propostas para melhorar a cidade.

A iniciativa, sob o nome "Ideias para Lisboa", é da câmara municipal da capital e visa estimular a cidadania ativa e promover o Orçamento Participativo, programa que em 2012 canaliza perto de 2,5 milhões de euros para concretizar propostas dos cidadãos, segundo informação [ontem] divulgada.

A abertura oficial do mural será pelas 18:30 de quarta-feira, com as primeiras colagens de post-it pelo presidente da autarquia, António Costa, e pela vereadora dos pelouros da Economia, Inovação, Modernização Administrativa e Descentralização, Graça Fonseca.

Os interessados em contribuir com ideias neste mural podem dirigir-se à entrada do MUDE, na Rua Augusta, entre as 10:00 e as 18:00. A ação incluiu-se nas comemorações do 3.º terceiro aniversário do MUDE.»

Ler no iOnline.

Steve Jobs queria criar um iCar


«O criador do iPhone e do iPad, Steve Jobs, tinha entre os seus projectos o desenvolvimento do iCar, um ambicioso automóvel fiel ao design da Apple. A notícia foi confirmada por Mickey Drexler, membro do conselho de administração da empresa, e publicada na página electrónica especializada em tecnologia CNET.

Mickey Drexler proferiu estas declarações no âmbito das conferências Innovation Uncensored, organizadas em Nova Iorque, pela empresa Fast Company, que distribuiu um vídeo com momentos destacados da intervenção do executivo da Apple. “Olha para a indústria automóvel, é uma tragédia nos Estados Unidos. Quem desenha os carros?”, perguntou Drexler à audiência antes de garantir que “o sonho de Steve [Jobs] antes de morrer era desenhar um iCar”.

O responsável da Apple, ressalvou, contudo, que o fundador da Apple não teve tempo para desenvolver esse projecto que, a seu ver, a ter-se tornado realidade teria ocupado “provavelmente 50 por cento do mercado”. Também a Google já começa a trilhar caminho no mercado automóvel. Depois de ter patenteado uma tecnologia que permite levar um carro de um ponto a outro sem a intervenção do condutor, a empresa obteve, em Maio, a licença para testar esta inovação na via pública.»

Ler aqui.

Hoje é o Dia Internacional dos Museus


«Visitas guiadas, espectáculos, palestras, maratonas de leitura e ateliers para crianças vão animar hoje museus de todo o país, para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

Instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus, com entrada gratuita nestes espaços, tem como objectivo sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

No sábado, celebra-se a Noite dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, a nível institucional, através do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), festejando com iniciativas semelhantes às do Dia dos Museus, também com entrada gratuita.
 
Em Lisboa, hoje, o Museu dos Coches realiza, a partir das 10h, os tradicionais passeios de carruagens puxadas por cavalos até ao Mosteiro dos Jerónimos. Na Noite dos Museus, a partir das 18h30, o museu fará ainda uma projecção em forma de visita virtual que documenta a evolução do novo museu, em construção a algumas centenas de metros, e que deverá abrir no final de 2013.

No Museu de Arte Popular haverá uma demonstração de robótica, o Museu da Música falará sobre a música portuguesa em 57 minutos, e o Museu Nacional de Arqueologia realiza ateliers sobre jóias, entre outras iniciativas.

No Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis celebra com uma actuação do grupo de Artes Circenses da Escola de Miragaia, seguida de oficina, e na Noite dos Museus promove vários concertos, um deles pelo Ensemble Vocal Capella Duriensis, dirigido pelo maestro Jonathan Ayerst.

No Alentejo, o Museu de Évora celebra no sábado com um concerto pelo Coral de Évora e Coro da Ordem dos Engenheiros de Lisboa, e com a inauguração da exposição "Desenhos de Joaquim Bravo - Colecção do Museu de Évora".

No Algarve, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o sábado é celebrado com a apresentação pública do Projecto "Casas com História".»

Ler no Sol.

Foge da namorada e vai parar ao lixo


«Discussões conjugais são comuns e acontecem em qualquer relação. O seu desfecho, bom ou mau, depende de muitos factores, mas o que surpreende nesta história é o que se passou após a discussão.

Um cidadão russo atirou-se para uma conduta de lixo de um prédio para fugir da sua namorada, ficou preso, e teve que ser resgatado pelas autoridades. Pelo caminho, o homem ainda conseguiu descer três andares: atirou-se no oitavo piso, e só parou no quinto, onde acabaria por ficar entalado num espaço com uma largura pouco maior do que a de um saco de plástico, utilizado em qualquer comum supermercado.

Ao ficar preso, o russo, de 31 anos, começou a soltar gritos de ajuda, algo que terá levado os residentes do prédio a chamar a polícia, segundo conta a BBC. No final, as autoridades só conseguiram libertá-lo depois de recorrem a um «instrumento eléctrico», contou o Daily Telegraph.

O incidente ocorreu na quarta-feira e teve lugar em Tyumen, cidade localizada no centro da Rússia, a mais antiga da região da Sibéria. Um comunicado do gabinete de emergências da cidade confirmou que o homem saltou para a conduta de lixo do prédio para fugir da sua namorada, com quem pouco antes tivera uma acesa discussão. Pelo método de fuga a que recorreu, a discussão poderá ter sido grave.»

Ler no Sol.

120 dias sem sol


«Isolada num dos locais mais remotos do planeta, uma equipa de investigação a viver na base Concordia, na Antártica, deixará de saber distinguir o dia da noite nos próximos quatro meses.

Esta quinta feira avistaram o último pôr-do-sol até à chegada da Primavera, em Setembro. Mergulhados na escuridão, com as temperaturas a descer até ao 80 graus celsius negativos, nenhum avião conseguirá aproximar-se da base.

A Concordia Research Station, que abriu em 2005, foi construída 3233 metros acima do nível do mar. É uma das três estações permanentes localizadas naquela plataforma da Antártica e reúne cientistas franceses e italianos. As outras são a estação russa Vostok e a estação Amundsen-Scott.»

Ler na Sábado e aqui.

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial