«Os escritores Deborah Levy, Hilary Mantel, Alison Moore, Will Self, Tan Twan Eng e Jeet Thayil são os seis escolhidos da shortlist para o Prémio Man Booker para Ficção 2012. O anúncio foi feito hoje numa conferência de imprensa em Londres pelo presidente do júri, Sir Peter Stothard, editor do Times Literary Supplement, e o vencedor será conhecido numa cerimónia a realizar a 16 de Outubro.
O júri sublinhou a “linguagem poderosa” e a “arte” mostrada em todos os livros escolhidos, salientando que as obras têm em comum, o abordarem temas como a velhice, a memória e a perda. Os romances escolhidos são: The Garden of Evening Mists, de Tan Twan Eng (Myrmidon Books); Swimming Home, de Deborah Levy (And Other Stories / Faber & Faber); Bring up the Bodies, de Hilary Mantel (Fourth Estate); The Lighthouse, de Alison Moore (Salt); Umbrella de Will Self (Bloomsbury) e Narcopolis de Jeet Thayil (Faber & Faber).
Duas das obras são primeiros romances - a do autor indiano Jeet Thayil e a da autora da zona inglesa East Midlands, Alison Moore - e três das seleccionadas foram editadas por pequenos editores. Entre os seis autores escolhidos, dois já estiveram ligados ao prémio no passado, refere o comunicado de imprensa.
Hilary Mantel venceu o prémio em 2009 com Wolf Hall, editado em Portugal pela Civilização Editora e em 2005, já tinha estado nomeada para a longlist com Beyond Black.
Também o autor malaio Tan Twan Eng esteve na longlist do prémio em 2007 com o seu primeiro romance The Gift of Rain. Os outros quatro autores, incluindo Will Self, são candidatos ao prémio pela primeira vez.»
Via Público.
0 comentários:
Enviar um comentário