Ganhe dinheiro por compartilhar os seus links!

sábado, 23 de Novembro de 2013

Entrevista 21: Christina Branco


Depois de ter posado para a capa da Revista 21, Rita Garcia passou para o outro lado da câmera e trouxe às páginas da revista a jovem portuense Christina Branco, autora do (muito interessante) blogue A Saia Travada. A acompanhar a sessão fotográfica que deu capa à edição, Christina deu uma excelente entrevista, que pode ler (ou reler) de seguida. 

Por: Tiago Matos
Fotografia: Rita Garcia

Quando me olho ao espelho, vejo...
Uma pessoa melancólica e com uma certa tendência triste, vê-se nos olhos. O melhor de tudo é que, por pior que esteja o meu estado de espírito, nunca perco o meu sentido de humor. Sou o cliché do palhaço triste.

Tenho como principal ambição...
Ter um pónei! Não, agora a sério. Quero deixar uma marca no mundo. O meu pai sempre disse que não se pode mudar o mundo, mas para mim isso é uma falsidade. Quero fazer dele um sítio melhor, a começar à minha volta e alastrando por toda a parte. Quero que daqui a um século continuem a falar de mim, espero que por boas razões. Quero ser lembrada.

A minha maior conquista até hoje...
Manter um diário quase constante desde os 10 anos. Eu sei, parece pouco e estúpido, mas eu estou a manter em papel um relato de toda a minha vida, além de que é um excelente exercício de escrita criativa e de introspecção sobre os nossos actos e os dos outros. Se calhar daqui a mil anos os historiadores o estudarão para saber como vivia a (a)típica mulher do início do séc. XXI!

Na música...
Ultimamente ando muito Riot Grrrl, L7, Best Coast, Bikini Kill, Hole...

Nas letras...
Gosto de tudo da Sylvia Plath, seja a ficção, os ensaios, a poesia, ou os meus preferidos, os seus diários. Como escritora amadora, quase que tenho inveja! Aquilo que ela escrevia somente para os seus olhos é cem vezes melhor do que qualquer coisa que eu escreva para o mundo ver.

No cinema...
Estou a tentar tornar-me mais cinéfila. Tenho posto o canal TCM a gravar quase todas as noites, acho que a educação numa arte tem de começar pelo início e o que é melhor que ver divas do cinema como Bette Davis, Audrey Hepburn ou Elizabeth Taylor?

O grande problema da sociedade é...
A pequenez das pessoas. A pouca capacidade para pensarem fora do seu cículo pessoal sócio-económico e ver como as outras pessoas vivem. No fundo, o egoísmo.

Não há nada mais sensual que...
O cheiro. O aroma natural que cada pessoa tem.

Poucos o sabem sobre mim, mas...
Sou tímida! Ao ponto de na adolescência ter tido uma fobia social. Ninguém adivinha isto ao ver-me numa festa ou conhecendo-me no dia-a-dia.

A nudez é...
O nosso estado natural e o mais belo. Não tenho problemas com o meu corpo nu, aliás, nas poucas vezes em que faço de modelo (estou mais habituada a estar atrás da câmara), seja para um auto-retrato ou para outra pessoa, sinto-me mais nervosa com a cara.

Ser capa da Revista 21 é...
Aumenta em muito a minha auto-confiança! Como já disse, sou mais fotógrafa (amadora, para já) do que modelo. A Rita Garcia pediu modelos para um projecto e eu, através de uma amiga em comum, abordei-a. Queria saber como era estar do outro lado da câmera e a Rita, que também atravessa essa dualidade modelo-fotógrafa, foi realmente a melhor pessoa para me acompanhar. Fez o melhor para me sentir confortável. Na altura foi somente para uma exposição, por isso ir para a capa da Revista 21 foi a cereja no topo do bolo.

No futuro pretendo...
Para já, acabar a Licenciatura em Bioquímica. Depois, quem sabe? Trabalhar enquanto tiro um mestrado? Enveredar por uma área que não a da minha formação (sempre tive jeito para as letras e as artes)? Voltar para o meu país natal (Canadá), ficar aqui, ir para outro país completamente aleatório? E claro, o típico: escrever um livro, plantar uma árvore, ter um filho.

Aproveito ainda para dizer que...
Tenho um blogue (asaiatravada.blogspot.com) onde despejo o meu fel sobre o mundo, a actualidade e velhos estranhos no comboio. É o meu bebé, juntamente com a minha SLR e os meus gatos, por isso vão lá todos visitar o bebé. O meu trabalho de fotografia, tanto analógico como digital, está em flickr.com/lilithontop. Se me quiserem contactar, cliquem na barra lateral direita do meu blogue. Ah, e ainda queria dizer que a Revista 21 é uma revista bastante interessante, uma vez que entrevista e dá destaque aos modelos fotográficos e não tem medo de produções fotográficas ou editoriais arriscadas. Continuem!


Entrevista publicada na edição #06 da Revista 21

sexta-feira, 22 de Novembro de 2013

O estranho vídeo de promoção de Lady Gaga


Lady Gaga divulgou esta semana um vídeo de promoção ao seu mais recente álbum, ARTPOP, no qual, entre outros extravagantes trajes, surge nua e coberta de musgo. A mesma aparência é utilizada numa das capas do novo single, «Do What U Want», que interpreta com R. Kelly.

«Este álbum é uma celebração. A minha dor a explodir em música electrónica. É pesado, mas depois de o ouvir, sinto-me novamente feliz, sinto-me mais leve», refere a cantora no início do vídeo.

Mais recentemente, e em resposta a algumas questões sobre o estranho vídeo, Lady Gaga escreveu no Twitter: «Saw questions about ARTPOP film: This is me on a creative pop trip, I performed for 12 hrs straight. Me+Music+Pain+Creativity= ARTPOP X».

Confira abaixo o polémico vídeo de promoção:


Irina Shayk na 7 Hollywood: Fotos


«Se Cristiano Ronaldo foi, esta semana, coroado rei dos relvados, Irina Shayk já pode bem ser considerada realeza de Hollywood. A namorada do homem que enverga a camisola número 7 na Seleção Nacional e no Real Madrid foi considerada pela revista 7 Hollywood um ícone de estilo.

A publicação bianual, dedicada ao mundo da moda e das artes, elegeu sete personalidades para figurar na capa da sua edição de Inverno. A manequim russa está lado a lado com nomes como Karl Lagerfeld, Carine Roitfeld (ex-editora da Vogue), Jared Leto, Laetitia Casta, a atriz Elle Fanning e Courtney Love.»

Confira abaixo todas as fotos da sessão de Irina Shayk para a 7 Hollywood:


Texto via Jornal de Notícias.

Anúncio de batido proibido por sugerir masturbação


«Um anúncio a um batido foi proibido de ser emitido na TV por indecência, ao exibir vários homens em público a sacudir "algo" abaixo do nível da cintura, fora do plano de câmara.

O anúncio da bebida For Goodness Shakes foi divulgado numa campanha de marketing por e-mail.

A Autoridade para os Padrões na Publicidade (ASA, na sigla em inglês) do Reino Unido ficou particularmente preocupada com a reacção que o público poderia ter à última cena, em que um indivíduo parece ejacular para as costas de uma mulher atraente num elevador, uma vez que "aludia à masturbação", de acordo com a imprensa britânica.

A empresa defendeu-se argumentando que o anúncio foi criado para ser enviado a um público-alvo específico, "homens adultos que se interessam por desporto", e não para ser transmitido na TV.

Mesmo assim, a ASA deu ordem à companhia para se certificar que, no futuro, os seus anúncios não apresentem conteúdos semelhantes.»



Via Diário Digital.

Homem distingue estações de metro pelo sabor


«Em Londres é muito comum as pessoas terem uma relação de amor e ódio com o metro, que varia de acordo com o bom ou mau funcionamento do serviço. Mas para um homem britânico, usar esse meio de transporte tem um efeito bastante peculiar.

Desde a infância, James Wannerton, que vive no norte de Londres, tem uma condição neurológica chamada sinestesia, que liga dois planos sensoriais diferentes, como o gosto ao cheiro, ou a visão ao tacto. No caso de Wannerton, quando ele ouve um som, automaticamente sente um gosto, ou seja, todas as vezes que ouve o nome de uma estação de metro, um gosto forte e particular é evocado.

"Quando eu ouço os nomes, tenho a real sensação de estar a comer", disse Wannerton.

Para ilustrar, ele criou uma nova versão do mapa do metro de Londres, onde os nomes das estações foram trocados pelos gostos que representam para ele. Alguns exemplos são: carne picada, tofu, bacon crocante, leite evaporado, batata queimada, e coxa de frango.

"Eu faço isto desde 1964. Estive em todas essas estações, e posso dizer que esses são os gostos que vêm com elas", afirmou Wannerton. "A minha ideia é que esse mapa seja usado em universidades como forma de ensinar o que significa essa condição neurológica. É uma boa maneira de ilustrar a sinestesia de gosto com a linguagem, que é a minha condição."

Ao longo dos anos, Wannerton "desenvolveu" algumas paragens favoritas. "Tottenham Court Road é uma das minhas predilectas. O som dessas três palavras produz um gosto fantástico de salsicha com ovos. É como um bom pequeno-almoço."

Mas nem todas as estações representam um deleite de sabor. Kilburn, no noroeste de Londres, evoca um gosto "terrível" de carne de qualidade inferior.

Sobre a possibilidade de tratar essa condição, Wannerton diz que não o faria. "Ter esta percepção extra é algo que eu considero muito agradável. É claro que não o tempo todo, mas desenvolvi técnicas para me distrair e amenizar as sensações más."»

Via Diário Digital.

Novo videoclipe de Pharrell Williams tem 24 horas


«[Pharrell Williams] decidiu criar o primeiro vídeo de 24 horas na História da música. O vídeo foi feito para o tema "Happy", com o qual Pharrell Williams surge na banda sonora de Despicable Me 2, e nele surgem celebridades como Magic Johnson, Steve Carell ou Jimmy Kimmel, a dançar pelas ruas de Los Angeles.

Em 24hoursofhappy.com podem ver integralmente o vídeo interactivo ou escolher as horas que querem acompanhar. "Happy" é repetida incessantemente e mostrada em vários ambientes.»

Confira abaixo o lyric video do tema (com apenas 3m52):



Via Arte Sonora.

Hayley Williams dos Paramore sonha trabalhar num café


«Hayley Williams, vocalista dos Paramore, pretende afastar-se do mundo da música e enveredar por uma carreira no ramo da restauração.

Em entrevista à Bust Magazine, Williams confessou que os seus planos para o futuro não passavam pela indústria musical ou pelos Paramore, apesar de estes terem tido um 2013 muito frutífero, ao abrirem para os Muse na sua digressão mundial, ao encabeçarem o cartaz do iTunes Festival, em Londres, e ao protagonizarem muitos grandes concertos em nome próprio.

“Eu imagino-me a ser dona de um café minúsculo na minha cidade natal…. A trabalhar lá todos os dias. Eu lavaria pratos e alimentaria as pessoas, e elas saberiam que eu estive nos Paramore e que essa foi uma fase incrível da minha vida, mas ninguém iria, realmente, interessar-se pelo que eu estaria a fazer – eles apenas quereriam comer e beber café”, revelou.»

Via Sapo.

Os 50 melhores não-singles de 2013


«Com o final do ano à porta, começam os balanços de melhores do ano. Um dos primeiros é do site de música Gigwise, que resolveu escolher as 50 melhores canções do ano que não foram singles.

Da lista, fazem parte temas como "Knee Socks" dos Arctic Monkeys, "Normal Person dos Arcade Fire", "Blood on the Leaves" de Kanye West, "ARTPOP" de Lady Gaga ou "I'd Rather Be High" de David Bowie.»

Confira abaixo os 50 temas escolhidos pela Gigwise (incluindo um erro, já que a publicação escolheu o tema «Don't Be Afraid, You've Just Got Your Eyes Closed» dos Múm, pertencente ao álbum Finally We Are No One de 2002):
Arctic Monkeys - "Knee Socks"
Anna Calvi - "Love of My Life"
London Grammar - "Flickers"
Frightened Rabbit - "Oil Slick"
Manic Street Preachers - "30 Year War"
Arcade Fire - "Normal Person"
No Ceremony - "Awayfromhere"
The National - "This is the Last Time"
Cut Copy - "Footsteps"
Sub Focus - "Safe in Sound"
Rudimental - "More Than Anything"
65 Days of Static - "Blackspots"
Braids - "Together"
Holy Ghost - "It Must Be the Weather"
Chase & Status - "Breathing"
Danny Brown - "Float On"
Trentemoller - "Gravity"
Wilkinson - "Heatwave"
The Weeknd - "Professional"
Drake - "Too Much"
Kanye West - "Blood on the Leaves"
M.I.A. - "atTENTion"
Earl Sweatshirt - "Hoarse"
A$AP Rocky - "Pain"
Disclosure - "Confess to Me"
Tyler, the Creator - "IFHY"
Lady Gaga - "ARTPOP"
The 1975 - "Robbers"
Biffy Clyro - "Opposite"
Justin Timberlake - "Let the Groove Get In"
Daft Punk - "Contact"
Chvrvhes - "Tether"
Flume - "Bring You Down"
Empire of the Sun - "Concert Pitch"
Crystal Fighters - "Love Natural"
Sigur Rós - "Kveikur"
Capital Cities - "Farrah Fawcett Hair"
Nick Cave and the Bad Seeds - "Push the Sky Away"
Cate Le Bon - "I Think I Knew"
Euros Childs - "Holiday from Myself"
Franz Ferdinand - "Brief Encounters"
Savages - "Shut Up"
Johnny Marr - "Word Starts Attack"
The Thermals - "The Howl of the Winds"
New Order - "Hellbent"
Public Service Broadcasting - "ROYGBIV"
Janelle Monáe - "Victory"
Queens of the Stone Age - "Fairweather Friends"
David Bowie - "I'd Rather Be High"
Múm - "Don't Be Afraid, You've Just Got Your Eyes Closed"
Via Blitz.

Português "Collider" vai ser exibido no Japão


Collider, produção da portuguesa beActive, actualmente em exibição nas salas de cinema portuguesas, acaba de ser vendido para o Japão.

Collider é o primeiro filme português baseado num livro de banda desenhada. A acção desenrola-se em Genebra, tendo por base as experiências realizadas no campus do CERN, no Large Hadron Collider, local onde foi encontrado o Bosão de Higgs, vencedor do prémio Nobel da física de 2013. É ainda a primeira incursão da beActive no mundo da ficção científica e do fantástico, num projecto multiplataforma que engloba um livro de BD, uma webseries e jogos para smartphones, culminando na longa metragem.

Rodado em Outubro de 2012 em Dublin e realizado pelo irlandês Jason Butler, o filme conta com a presença dos actores portugueses Marco Costa e Teresa Tavares nos papéis principais. Foi escrito por Nuno Bernardo, autor e produtor português já nomeado para dois Emmys e vencedor de vários prémios a nível internacional com as séries Diário de Sofia, Castigo Final e e T2 para 3. A pós-produção do filme foi inteiramente realizada em Portugal, tal como os efeitos especiais do filme – 72 planos no total – que contaram com a supervisão de Sérgio Azevedo.

De referir que, para além do Japão, Collider chegará também às salas de cinema da Irlanda, Reino Unido e EUA. O filme contou com o apoio e incentivos do Governo Irlandês e também do FICA - Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual em Portugal.

quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Cristina Ferreira pondera posar nua "sem preconceitos"


«Ganhou por dois anos consecutivos o título de mulher mais sexy atribuído pelo jornal Correio da Manhã, mas apesar disso não se imagina a seguir o exemplo da amiga, Fernanda Serrano, e fazer fotos sensuais para um revista masculina.

“Eu já recebi alguns convites, mas até hoje não senti qualquer vontade de o fazer. Não acho que seja agora o momento”, disse Cristina Ferreira no evento de comemoração do último dia dos 39 anos da atriz, onde o tema mais comentado foi as fotos que Fernanda Serrano fez para a revista GQ.

Mas por que razão Cristina Ferreira disse que não ao desafio? Talvez, para proteger o filho Tiago, de cinco anos? “Não, para quê? Os amigos acabam sempre por levar a revista para a escola e comentar. Mais valia fazer agora, enquanto ainda é criança”, ri, adiantando que “no dia em que tiver vontade de fazer” faz.

“Sem medos, nem preconceitos. Há ainda em Portugal muitos preconceitos contra as mulheres que se despem para revistas. No Brasil todas as grandes atrizes posam para a Playboy. No dia em que achar que preciso de me sentir linda e maravilhosa, faço. Não vou ter vergonha nenhuma.”

A apresentadora do Você na TV! explica que, apesar de ter o título da mais sexy, há dias em que não se sente assim. “Eu tenho dificuldade em sentir-me sexy e sensual. Há pessoas que são naturalmente sensuais”, afirma. E revela que sentia isso, sobretudo, nas sessões fotográficas, coisa que tem conseguido ultrapassar com o trabalho que faz para o blogue Daily Cristina. “Eu era o terror dos fotógrafos, mas agora já sei tirar melhor partido do meu corpo, já sei como fico bem nas fotos. Isso aprende-se.”

Quem sabe se não será em 2014 que vamos conhecer Cristina a nu.»

Via VIP.

Doria Tillier cumpre promessa e apresenta programa nua


«Depois de prometer que conduziria o boletim metereológico sem roupa se a equipa francesa derrotasse a Ucrânia, a ousada Doria Tillier pôs o plano em prática, mas à sua maneira.

"Prometido é devido" e a profissional do Canal +, de 27 anos, mostrou que leva a expressão muito a sério.

"Demain, je présenterais la météo à poil" (em tradução literal, "Amanhã, vou apresentar o tempo em pelo"), lançava Doria Tillier, durante a apresentação do boletim metereológico do passado dia 19, data em que a seleção francesa iria enfrentar a Ucrânia, num jogo decisivo e que determinaria a qualificação para o Mundial de 2014, no Brasil.

A promessa era simples: se França fosse apurada apresentava a meterologia sem roupa. E, horas mais tarde, depois de a seleção francesa bater em casa a Ucrânia por 3-0, Tillier começava a elaborar um plano.

No dia seguinte, surpreendeu o público ao aparecer, em televisão, junto à localidade francesa Poil (cuja palavra, em francês, significa também pelo). A deceção estava instalada. Será que Doria Tillier tinha feito apenas um trocadilho com a palavra francesa, dando a entender que se despiria, após o jogo?

No entanto, a jovem apresentadora do Le Grand Journal não faltou à sua palavra. Em Poil, a profissional do canal francês ficou também em "poil", mas à sua maneira. Correndo nua num campo, mas muito longe da câmara, a apresentadora lá foi ditando as temperaturas "máximas" e "mínimas" do dia. E, segundo o jornal La Vanguardia, a aventura deu ao Le Grand Journal a melhor audiência de sempre.»



Via Diário de Notícias.

Sara Sampaio é a modelo revelação de 2013


«Sara Sampaio acaba de receber mais uma distinção. Desta vez, a jovem portuense, de 22 anos, foi eleita pelos leitores do site da revista Hola como a manequim revelação de 2013.

No total, a manequim recebeu mais de 16 mil votos, mais do dobro do que a segunda classificada, Elizabeth Erm, que se ficou pelos 7259 votos. O terceiro posto foi ocupado por Yumi Lambert que conquistou 1813 votos.

De recordar que Sara Sampaio participou no desfile anual da Victoria's Secret, que será exibido no próximo dia 10 de dezembro no canal CBS.»

Via Jornal de Notícias.

Infravermelho (Nancy Huston)


Infravermelho
Por: Nancy Huston
Edição: Sextante Editora
Título Original: Infrarouge
Tradução: Luísa Feijó
Páginas: 296
PVP: 16,60 €
Compre aqui

A Sextante Editora publica amanhã o mais recente romance da escritora canadiana Nancy Huston, Infravermelho, onde, no decurso de uma semana, acompanhamos a vida de uma fotógrafa que procura captar as fragilidades da sociedade e das relações.

Confira abaixo a sinopse de Infravermelho:
Rena Greenblatt tem quarenta e cinco anos. É artista, repórter e fotógrafa especialista em infravermelho, fotografa à noite, os corpos e os seus abraços. Numa semana de férias na Toscana com o seu envelhecido pai Simon e a sua madrasta Ingrid, esperam-na as paisagens e as obras de arte mas também uma avalanche de memórias: os sonhos, os ressentimentos e as alegrias do seu passado e do seu presente, os quatro maridos, os dois filhos, os mil amantes, as belezas e os horrores dos países visitados, uma infância maravilhosa e uma adolescência roubada. Memórias que Rena comparte com Subra, seu alter-ego, sua amiga inventada, sua consciência.

A Misteriosa Mulher da Ópera (Vários)


A Misteriosa Mulher da Ópera
Por: Alice Vieira, Afonso Cruz, André Gago, David Machado,
Catarina Fonseca, Isabel Stilwell e José Fanha
Edição: Casa das Letras
Páginas: 298
PVP: 15,90 €
Compre aqui

É oficialmente lançado na próxima segunda-feira, 25 de Novembro, a partir das 18h30, no Teatro Real Dom Luiz Filipe, em Lisboa, a (muito original) obra A Misteriosa Mulher da Ópera, nascida da colaboração entre sete autores: Alice Vieira, Afonso Cruz, André Gago, David Machado, Catarina Fonseca, Isabel Stilwell e José Fanha.

Confira abaixo a sinopse de A Misteriosa Mulher da Ópera:
Um desafio. Sete autores (Alice Vieira, Afonso Cruz, André Gago, David Machado, Catarina Fonseca, Isabel Stilwell e José Fanha). Catorze mãos.

Sete personagens inesquecíveis. Uma única história. Uma trama arrebatadora que contém de tudo, desde crimes misteriosos, o fantasma de uma avó violinista, flûtes de champanhe, um gato persa chamado Psiché que por vezes se vê obrigado a fazer de pêndulo de Foucault, uma caixa de violino suspeita de assassinato, uma taberna onde se canta o fado em Xabregas, e amor, amor em catadupas, uma grande paixão, desencontros terríveis, equívocos inexplicáveis, reencontros inesperados.

A aventura vai das avenidas de Paris, à Rua Heróis de Quionga, ao Teatro Nacional de São Carlos, ao cais de Xabregas e a um cacilheiro que parte para Veneza deixando um cadáver para trás.

Brasil dá as boas vindas às belas mulheres portuguesas


«“Esperamos Portugal de braços abertos.” Assim garantiu a Record o selecionador da canarinha, Luiz Felipe Scolari. E a verdade é que o nosso “país irmão” está ansioso por ver a Seleção Nacional no Brasil, a disputar o Mundial’2014. Ou melhor, ansioso por ver as belas portuguesas...

“Lusitanas podem não ter abundância de loiras de olhos azuis, mas se vierem à Copa, também serão muito bem-vindas”, descreve o site desportivo Lance!Net, numa galeria de fotografias em que surgem as atrizes Rita Pereira (que atualmente se encontra de férias em São Tomé e Príncipe), Dânia Neto, Daniela Ruah e Maria João Bastos, as apresentadoras Andreia Rodrigues e Isabel Figueira, a manequim Sara Sampaio, entre outras. Todas belas portuguesas que estarão certamente a torcer para que Cristiano Ronaldo e companhia conquistem o tão desejado troféu!»

Via Record. Confira aqui a referida galeria de fotos do Lance!Net.

Os músicos mais bem pagos de 2013


«Madonna voltou a ser considerada pela revista Forbes a artista musical mais rentável em 2013, ultrapassando Lady Gaga (“mãe” para os seus fãs, os “little monsters”) e uma das bandas financeiramente mais relevantes na actualidade, os Bon Jovi. A culpa é da digressão MDNA, que serve de prova de que o dinheiro está nas actuações ao vivo e não nas vendas ou nos contratos discográficos. Contudo, há ainda outros artistas na lista que não precisam de fazer música para ganhar dinheiro. E outros que assistem da cabine de DJ ao crescimento das suas contas bancárias.

De acordo com as contas da Forbes, MDNA rendeu 225,3 milhões de euros em vendas de bilhetes e merchandising – a digressão passou por Portugal, mais precisamente por Coimbra, a 24 de Junho do ano passado. Além disso, Madonna, com 55 anos, ganhou dinheiro também através da sua linha de roupa juvenil Material Girl e de um novo perfume, totalizando ganhos pessoais de 92,3 milhões de euros no último ano.

A seguir surge Lady Gaga, uma estrela pop construída no século XXI à imagem de Madonna com uma fervorosa base de fãs, que lançou em Novembro o seu novo trabalho ARTPOP (já fora do período contabilizado pela Forbes, entre 1 de Junho de 2012 e 1 de Junho deste ano). Aos 27 anos, Gaga, aliás Stefani Germanotta, teve ganhos de 59 milhões, seguida pelos veteranos do rock de estádio Bon Jovi, que em 2013 encaixaram 58,3 milhões de euros. Ambos estiveram em digressão, com os concertos de Gaga a render 124 milhões de euros (a sua tournée foi interrompida por uma lesão) e os dos autores de "Living on a Prayer" a representar ganhos de mais de 2,2 milhões de euros por cada cidade em que actuaram.

Logo a seguir a duas representantes da pop e uma banda de rock, surge a estrela country Toby Keith, menos conhecida fora dos EUA, com ganhos de 48 milhões de euros, e os britânicos Coldplay estão em quinto lugar, com 47,2 milhões. Também vinda da country, mas capaz do crossover para a pop, Taylor Swift fez 40,6 milhões de euros, o que lhe deu o sétimo lugar.

Fora do top cinco, outras realidades se dão a conhecer – uma delas é a dos empresários-músicos, como é o caso de P. Diddy/Sean Combs/Puff Daddy, o primeiro artista do universo do hip-hop a surgir na lista da Forbes graças aos rendimentos de um contrato com uma marca de vodka, que lhe permitiram chegar aos 36,9 milhões de euros.

Na 18.ª posição está Jay-Z, aliás Shawn Corey Carter, um dos mais bem sucedidos empresários do hip-hop norte-americano, que fez 31 milhões no último ano (18.ª posição no ranking das revista financeira), seguido em 20.º lugar pelo veterano Dr. Dre (29,5 milhões de euros) – Dre, graças à sua marca de auscultadores, foi o número um da Forbes na lista de 2012.

A outra realidade que a lista da Forbes confirma é a do poder actual da música de dança. Como a própria revista assinala, olhando para a lista dos 25 músicos mais bem pagos do mundo, ela está maioritariamente povoada de princesas pop e rockers de estádio. Mas em 13.º lugar surge um DJ: Calvin Harris, acompanhado mais em baixo na tabela por Tiësto (na 25.ª posição). São “os dois DJs mais bem pagos do mundo”, classifica a Forbes, e fizeram no último ano 34 e 23,6 milhões, respectivamente. “A ascensão da música de dança tem sido astronómica nos últimos três anos”, confirmou Harris à revista no início deste ano.

Em 2012 esta lista era encimada por Dr. Dre, seguido por Roger Waters, Elton John, U2, Take That, Bon Jovi, Britney Spears, Paul McCartney, Taylor Swift e Justin Bieber.»

Via Público.

Eduardo Lourenço vence Prémio Jacinto do Prado Coelho


«O ensaísta Eduardo Lourenço ganhou o prémio Jacinto do Prado Coelho pela obra Tempo da Música. Música do Tempo, revelou [ontem] à Lusa fonte do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários.

O prémio, no valor de cinco mil euros e que distingue ensaios literários, foi atribuído por unanimidade a Eduardo Lourenço por esta obra publicada em 2012 que reúne textos inéditos seleccionados pela historiadora de arte e musicóloga Barbara Aniello.

O júri, composto por Clara Rocha, Maria João Reynaud e Teresa Martins Marques, justificou a escolha pela "qualidade indiscutível da obra, reconhecida por pessoas da área da literatura bem como da musicologia".

O prémio será entregue [hoje] às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

Tempo da Música. Música do Tempo reúne 212 reflexões escritas por Lourenço entre 1948 e 2006, que estavam dispersas em folhas avulsas, em agendas de bolso, páginas soltas ou agrafadas, algumas encontradas dentro de livros, que Barbara Aniello foi juntando, inventariando e catalogando no espólio do ensaísta.

Numa reflexão, Eduardo Lourenço escreveu: "Certamente, se um dia voltar para Deus, a nenhuma outra coisa o deverei senão a estas estradas de uma melancolia lancinante que, desde o canto gregoriano até Messiaen, devoram em mim o sentimento da realidade do mundo visível."

Eduardo Lourenço, considerado um dos maiores pensadores portugueses, nasceu em 1923 em São Pedro de Rio Seco (Guarda), e embora resida em França desde os anos 1960, manteve sempre uma grande ligação a Portugal, refllectindo sobre a sociedade portuguesa. Em 2011, a Fundação Calouste Gulbenkian editou a sua obra completa.»

Via Público.

quarta-feira, 20 de Novembro de 2013

Fotos ousadas podem valer despedimento a Vanja Hadzovic


Vanja Hadzovic, assessora do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia, tem o emprego em risco depois de ter sido publicada na imprensa local uma série de fotografias nas quais surge em posições sensuais.

Aos 27 anos, Hadzovic é licenciada em Gestão dos Média, mas cometeu um erro de palmatória ao publicar as ditas fotos na sua página pessoal de Facebook, supondo que estaria «a salvo» dos meios de comunicação.

Uma fonte do Ministério já confirmou que Hadzovic será alvo de uma investigação governamental, acrescentando que «estar presente nas redes sociais é um direito de qualquer pessoa, mas os nossos funcionários têm de agir em respeito aos nossos códigos de conduta».

Confira abaixo algumas das polémicas imagens de Vanja Hadzovic:


Sian Willcocks é sexy demais para ser electricista


Sian Willcocks tem 25 anos e só quer arranjar um emprego como electricista para poder criar o seu filho dignamente. Só que a loira de Lincoln, na Inglaterra, está a ter uma grande dificuldade. A britânica foi recusada em cerca de 50 entrevistas de emprego por ser, alegadamente, sexy demais para a função.

Os possíveis empregadores argumentaram, segundo ela, que ela distrairia os colegas do sexo masculino. «Eu nem sei mais o que fazer. As pessoas não me estão a levar a sério», disse Sian numa reportagem publicada no site SWNS.

A britânica, que vive de trabalhos esporádicos, disse enfrentar ainda outro problema: «Tive alguns clientes mais velhos que, quando estava a trabalhar para eles, me ficavam a observar como se fossem gaviões.»

De referir que a electricista precisa de um trabalho fixo para validar o seu diploma.

Adaptado de Page Not Found. Mais informações em SWNS.

Kanye West responde a críticas de Barack Obama


«Kanye West afirmou numa entrevista recente que não se importa minimamente que o presidente dos Estados Unidos o use como exemplo do lado negativo do sonho americano.

Barack Obama ja se tinha referido a Kanye como "imbecil" quando o cantor interrompeu o discurso de Taylor Swift nos Video Music Awards da MTV, em 2009 e, em outubro passado, disse lamentar que o novo exemplo de sonho americano seja o casal Kim Kardashian/Kanye West.

"Estou habituado a ser o saco de boxe de toda a gente. O que importa é o que damos às pessoas e a minha música dá-lhes alegria", referiu o rapper.

Na mesma entrevista, Kanye afirmou que se sente usado pelo presidente, pois o futuro marido de Kim Kardashian apoiou condicionalmente a candidatura de Obama em 2008. Acrescenta ainda que Obama não devia falar assim sobre a mãe da sua filha.

Aproveitou também para atacar a primeira dama, Michelle Obama, afirmando que "não devia ter sido capa da Vogue; ninguém se importa com o que ela usa. Ela era incapaz de posar de biquini no Instagram como fez a minha namorada no outro dia". Uma comparação um tanto ou quanto... bizarra.»

Aproveite para assistir ao novo videoclipe («Bound 2») de Kanye West, que conta com uma sensual participação de Kim Kardashian:



Via Activa.

VGX 2013 (os melhores videojogos do ano): Nomeados


«Os nomeados da edição 2013 dos prémios VGX (anteriormente denominados VGA) foi oficialmente revelada pela organização do evento. A cerimónia decorrerá no dia 7 de dezembro por volta das 23 horas e será apresentada por Geoff Keighley.

De imagem e nome renovados para receber a nova geração de consolas, os prémios VGX iniciaram a preparação para a chegada do grande dia que premiará vencedores, revelará novos trailers e desvendará informações sobre os novos títulos, com a divulgação da lista de escolhidos.»

Confira abaixo a lista completa de nomeados para os VGX 2013:
Jogo do Ano
BioShock Infinite
Grand Theft Auto V
Super Mario 3D World
The Last of Us
Tomb Raider

Estúdio do Ano
Irrational Games
Naughty Dog
Rockstar North
The Fullbright Company

Melhor FPS
Battlefield 4
BioShock Infinite
Call of Duty: Ghosts
Metro: Last Light

Melhor Jogo de Acção/Aventura
Assassin's Creed 4: Black Flag
Grand Theft Auto 5
The Last of Us
Tomb Raider

Melhor Jogo de Desporto
FIFA 14
MLB 13: The Show
NBA 2K14
NHL 14

Melhor Jogo Independente
Gone Home
Kentucky Route Zero
Papers, Please
The Stanley Parable

Melhor RPG
Final Fantasy XIV: A Realm Reborn
Fire Emblem: Awakening
Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
Pokemon X/Y

Melhor Jogo de Luta
Divekick
Injustice: Gods Among Us
Killer Instinct
Tekken Revolution

Melhor Jogo de Condução
F1 2013
Grid 2
Forza Motorsport 5
Need for Speed Rivals

Melhor DLC
Borderlands 2: Tiny Tina's Assault on Dragon Keep
Dishonored: The Knife of Dunwall
Far Cry 3: Blood Dragon
Mass Effect 3: Citadel

Melhor Jogo Xbox 360
BioShock Infinite
Brothers: A Tale of Two Sons
Grand Theft Auto V
Tomb Raider

Melhor Jogo PlayStation 3
Grand Theft Auto V
Rayman Legends
The Last of Us
Tomb Raider

Melhor Jogo Nintendo
Pikmin 3
Rayman Legends
Super Mario 3D World
The Wonderful 101

Melhor Jogo PC
Battlefield 4
Gone Home
Papers, Please
The Stanley Parable

Melhor Jogo Portátil
Animal Crossing: New Leaf
Pokemon X/Y
Tearaway
The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

Melhor Jogo Casual
Animal Crossing: New Leaf
Disney Infinity
Plants vs. Zombies 2: It's About Time
Skylanders Swap Force

Melhor Interpretação Masculina
Troy Baker como Joel em The Last of Us
Troy Baker como Booker DeWitt em BioShock Infinite
Steven Ogg como Trevor Philips em Grand Theft Auto V
Willem Dafoe as Nathan Dawkins in Beyond: Duas Almas

Melhor Interpretação Feminina
Ashely Johnson como Ellie em The Last of Us
Courtnee Draper como Elizabeth em BioShock Infinite
Camilla Luddington como Lara Croft em Tomb Raider
Ellen Page como Jodie Holmes em Beyond: Duas Almas

Melhor Banda Sonora
BioShock Infinite
Grand Theft Auto 5
Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
The Last of Us

Melhor Música num Jogo
"ADHD" by Kendrick Lamar (Grand Theft Auto V)
"Sleepwalking" by The Chain Gang of 1974 (Grand Theft Auto V)
"Survival" by Eminem (Call of Duty: Ghosts)
"Will the Circle be Unbroken" by Courtnee Draper & Troy Baker (BioShock Infinite)

Jogo Mais Aguardado do Ano
South Park: The Stick of Truth
Destiny
Watch Dogs
Titanfall
The Witcher 3: Wild Hunt
Via GameOver. Para votar nas várias categorias, clique aqui.

O Cerco de Leninegrado (Michael Jones)


O Cerco de Leninegrado
Por: Michael Jones
Edição: Bizâncio
Título Original: Leningrad - State of Siege
Páginas: 384
PVP: 18,00 €
Compre aqui

A Bizâncio tem como uma das suas principais novidades de Novembro uma obra de não-ficção baseada no macabro cerco de Leninegrado imposto por Adolf Hitler na década de 1940.

Confira abaixo a sinopse de O Cerco de Leninegrado:
O cerco de Leninegrado foi a tentativa de Hitler de erradicar pela fome a população de uma cidade inteira. Martirizados pela fome, pelos rigores do frio, os habitantes da cidade testemunharam os actos mais vis de miséria humana e os mais nobres actos de solidariedade. Quando em 1944 foi posto fim ao cerco de 900 dias, mais de um milhão de pessoas tinha morrido e os sobreviventes ficariam para sempre marcados pelas suas provações. Só a partir dos anos 90 do século XX, quando o império soviético se desmoronou, muitas destas verdades foram reveladas, e, só recentemente, muitos dos diários, poemas e pinturas feitos durante o cerco foram disponibilizados para consulta pública nos museus e arquivos de São Petersburgo.

Michael Jones teve acesso a este espólio, falou com sobreviventes e traz-nos um relato de viva voz da extrema crueldade e da suprema bondade que se revelam quando a vida de todos os dias mergulha no mais absoluto horror.

Reunião de Monty Python pode estar para breve


«Não actuavam juntos desde a sua última aparição em 1998, no Festival da Comédia em Aspen. Quinze anos depois, o icónico grupo britânico está de volta para um espectáculo. Quem o diz é Terry Jones, um dos "Pythons".

“Vamo-nos juntar e fazer um espectáculo, é real”, declarou Jones à BBC. “Espero que façamos imenso dinheiro, espero conseguir pagar a hipoteca da casa”, acrescentou, em tom irónico.

A reunião do grupo ainda não foi oficialmente anunciada mas espera-se que tal aconteça durante uma conferência de imprensa marcada para esta quinta-feira, em Londres, na qual estarão presentes todos os "Pythons" ainda vivos: John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Michael Palin e Terry Jones.

Originalmente, os "Pythons" eram seis: Graham Chapman também fazia parte do grupo até falecer, em 1989, de cancro.

Entre os sucessos do grupo de comédia que mudou o paradigma humorístico estão a série de televisão Monty Python’s Flying Circus (1969) e os filmes And Now For Something Completely Different (1971), Monty Python and the Holy Grail (1974), Monty Python's Life of Brian (1979) e Monty Python's The Meaning of Life (1983).»

Via Sol.

Elena Poniatowska vence Prémio Cervantes 2013


«A escritora mexicana Elena Poniatowska foi, esta terça-feira, galardoada com o Prémio Cervantes 2013, distinção máxima para a literatura hispânica. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Cultura e Desporto espanhol, José Ignacio Wert.

De Espanha partiu o telefonema com o anúncio que apanhou a escritora de surpresa. Aos 81 anos, o reconhecimento que agora adquire torna-se um ponto alto da sua carreira e um estímulo para os anos que se seguem, "dez, pelo menos", segundo é seu desejo.

"É uma grande alegria estar ao lado de (Carlos) Fuentes, Sergio Pitol e José Emilio Pacheco, são três homens e agora eu, que sou uma mulher. Acredito que, na história do prémio, apenas três mulheres ganharam e eu sou a quarta", afirmou Poniatowska à BCC.

O Prémio Cervantes, no valor de 125 mil euros, é concedido pelo Governo espanhol e distingue anualmente, de forma alternada, escritores espanhóis e latino-americanos. O vencedor é escolhido por um júri de académicos, ex-vencedores e membros da imprensa.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá a 23 de abril de 2014, na Universidade de Alcalá de Henares, em Madrid, data que marca a morte do autor espanhol Miguel de Cervantes.»

Via Diário de Notícias.

"Selfie" é a Palavra do Ano de 2013


«Mudam-se os tempos e, com eles, os hábitos e as palavras. “Selfie”, por exemplo. Existe desde 2002, significa auto-retrato fotográfico tirado com um telemóvel e colocado em linha nas redes sociais e o seu uso na Internet aumentou como nenhuma outra palavra – 17.000% – no último ano. Por isso, acaba de ser eleita Palavra do Ano 2013 pelos editores dos Dicionários Oxford de Inglaterra, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira pela AFP e o jornal Guardian.

Graças a um sistema de pesquisa capaz de analisar 150 milhões de palavras da língua inglesa utilizadas na Internet todos os meses, os editores dos Oxford Dictionaries constataram “uma tendência fenomenal em 2013" no uso da palavra selfie, que ultrapassou em muito a célebre “twerk”, introduzida pela dança preferida da cantora norte-americana Miley Cyrus, ou “binge-watch”, usada quando há visionamento múltiplo e rápido de episódios de um programa de televisão. A expressão é popular nos círculos de televisão desde a década de 1990, mas o seu uso na Internet, em geral, só este ano disparou.

A palavra eleita ("selfie") ainda não está incluída no Dicionário de Inglês de Oxford mas, desde Agosto, tem uma entrada ano site OxfordDictionaries.com, com o significado formal: “uma fotografia que uma pessoa tira a si mesma, geralmente com um smartphone ou uma webcam e que depois descarrega numa rede social na Internet”.

Foi pela primeira vez identificada em 2002, num post num fórum australiano na Internet em que o interveniente descrevia o seu auto-retrato, antes de concluir: “Lamento que não esteja focada. É um ‘selfie’”. O termo começou a ser bastante notado este ano, e em especial a partir de Agosto, quando um “selfie papal” deu a volta ao mundo na Internet, com o Papa Francisco a posar junto a um grupo de adolescentes numa fotografia tirada por um deles.

“As redes sociais contribuíram para tornar este termo popular. 'Selfie' aparece no sítio de partilha de fotografias Flickr desde 2004”, explicou Judy Pearsall, directora editorial dos Dicionários de Oxford, citada pela AFP e o jornal Guardian. “Mas o seu uso só se generalizou a partir de 2012, quando ‘selfie’ passou a ser usado de forma corrente nos media.”

Em Portugal, a Porto Editora costuma organizar uma votação para eleger a palavra do ano. A de 2013 deverá ser conhecida até Janeiro. "Entroïkado" foi a palavra de 2012, anunciada em Janeiro deste ano, depois de "austeridade" ter sido a mais votada para 2011 e "vuvuzela" a eleita para 2010, ano em que as vuvuzelas se fizeram ouvir no Mundial de Futebol da África do Sul.»

Via Público.

terça-feira, 19 de Novembro de 2013

Patinadoras Aida Bella e Marta Wojcik na Playboy: Fotos


«Chamam-se Aida Bella e Marta Wojcik, são patinadoras polacas e decidiram posar para a Playboy, na edição de novembro, com um único propósito: arranjar um patrocinador.

Aida Bella tem 28 anos, Marta apenas 21, mas um objetivo em comum: apoios para irem aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, marcados para o próximo ano, na Rússia.

"Esperamos que com isto as pessoas falem mais da nossa modalidade e apareça algum patrocinador", afirmou Marta Wojcik.

Pormenor: nem Aida nem Marta estão entre as 40 melhores atletas do ranking, sendo que apenas 32 estarão nos Jogos Olímpicos. E mesmo a Polónia está fora das oito melhores seleções que irão a Sochi.

Como curiosidade, refira-se que a melhor posição de uma patinadora polaca nos Jogos Olímpicos de Inverno foi um 11.º lugar. Até 2010 nenhuma patinadora daquele país tinha estado numas Olimpíadas.»

Confira abaixo algumas das fotos que ilustram a sessão de Aida Bella e Marta Wojcik para a Playboy:


Assista ainda ao making of:



Via A Bola.

Elina Desaine vence prémio de estudante mais tarada


«Uma jovem estudante de engenharia informática foi eleita a estudante mais "ousada" do Reino Unido, num concurso organizado pelo site de encontros Shagatuni. Como prémio, Elina Desaine ganhou 600 euros e um ano de preservativos grátis.

A jovem de 20 anos, contou ao Daily Mail que não se recorda dos nomes de todos os seus parceiros sexuais, até porque chega a ter mais de três por semana, mas confessa tentar manter uma lista com as alcunhas para mais tarde relembrar.

Elina também confessou que o concurso lhe suscitou ainda mais desejo sexual.

"Os meus amigos estão preocupados com o que os meus futuros patrões poderão pensar mas eu espero que eles percebam que isto só demostra que tenho mais autoestima do que as raparigas da minha idade", salienta a estudante. A palavra de ordem para Elina Desaine é: diversão.»

Confira abaixo uma foto de Elina Desaine nua com alguns dos seus colegas de universidade:



Via TVI 24. Mais informações no Daily Mail.

Mulher nua invade comboio com a intenção de o conduzir


«Uma mulher foi detida em Chicago, nos Estados Unidos, ao ser apanhada completamente nua num comboio.

De acordo com a CBS, os passageiros da famosa Linha L foram surpreendidos, no sábado à tarde, quando a mulher, de 31 anos, deambulou sem roupa pelas carruagens a dizer que era a "Deusa do Comboio".

A mulher disse que ia para a locomotiva conduzir o comboio e chegou a gritar com os outros passageiros, dizendo-lhes para abandonarem a composição, referiu uma testemunha.

A "Lady Godiva" acabou por ser retirada do vagão pela polícia na estação de Granville e foi submetida a exames psiquiátricos.»


Confira abaixo um vídeo da detenção:



Via TVI 24. Mais informações em Chicago Now.

Konami lança novo pacote de dados para PES 2014


Foi ontem lançado o muito aguardado segundo pacote de dados do PES 2014, que actualiza todos os plantéis do jogo e adiciona equipamentos, chuteiras e 800 novas caras de jogadores.

No entanto, as principais novidades surgem on-line, com o modo 11 vs. 11, melhorias no chat e a possibilidade de bloquear «batoteiros».

A Konami aproveitou ainda para anunciar o lançamento da MyPES, uma app (por enquanto apenas disponível para iOS, mas a versão Android está para breve) para gerir e partilhar resultados e outras estatísticas do jogo com a comunidade on-line.

Confira abaixo o trailer do novo pacote de dados e aproveite para ler aqui a nossa opinião sobre o PES 2014.


Julia Roberts revela-se avessa às redes sociais


«A atriz norte-americana revelou à revista Marie Claire que não pretende abrir uma conta nas redes sociais Facebook ou Twitter.

Ter uma página oficial nas redes sociais é uma forma de estar em contacto com os fãs e até de promover a vida profissional, mas nem isso faz com que Julia Roberts tenha vontade de ter um perfil nas redes sociais.

A estrela de Hollywood, de 45 anos, também revelou à edição de dezembro da revista Marie Claire que não tem o hábito de fazer pesquisas na Internet com o seu nome.

"É uma espécie de algodão doce. É um universo tão atraente que não conseguimos resistir, mas quando o fazemos acabamos com os dedos pegajosos", justificou a atriz.»

Via Diário de Notícias.

As Cinquenta Sombras de Grey vem com droga e herpes


«Algumas cópias do livro As Cinquentas Sombras de Grey revelaram vestígios do vírus da herpes e de cocaína, revela o jornal The Guardian.

Esses vestígios foram detectados por dois professores belgas em exemplares disponibilizados pela biblioteca de Antuérpia, através da realização de análises químicas aos 10 livros mais requisitados pelos frequentadores daquele estabelecimento.

Jan Tytgat, professor de toxicologia na Universidade Católica de Leuven, ressalvou, no entanto, em declarações ao site Flanders News que a dimensão dos resultados encontrados nos testes é demasiado insignificante para representar perigo para a saúde dos leitores que requisitarem os mesmos livros futuramente.

“Os níveis encontrados não terão um efeito farmacológico. Não serão produzidas alterações na consciência ou no comportamento só por se lerem esses livros”, explicou.»

Via iOnline.

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial