terça-feira, 19 de Junho de 2012

Your Film Festival a votos no YouTube


«Ridley Scott reincide. Depois de, em 2011, ter inovado com Life in a Day, este ano lançou Your Film Festival no YouTube. Os dois eventos foram anunciados no Sundance Film Festival, em Janeiro, com um ano de intervalo. E ambos serviram de montra para amadores ou profissionais mostrarem os seus filmes.

No segundo caso, foi aberta a votação no YouTube e o concurso entrou na recta final. Se em Life in a Day, as pessoas eram convidadas a filmar um pequeno documentário sobre o dia 24 de Julho de 2011, neste Your Film Festival, qualquer género ou formato foi aceite.

No primeiro concurso, o resultado foi uma longa-metragem criada por Kevin McDonald a partir da colagem das melhores curtas apresentadas. No segundo, o concurso pode abrir um mundo de possibilidades para os dez finalistas, escolhidos pelo público. Os seus filmes serão exibidos no Festival de Veneza em Agosto. Mais tarde, um único vencedor será eleito por um júri composto por profissionais do cinema e presidido por Ridley Scott. E a esse será dada a oportunidade de realizar um filme com um orçamento de 500 mil dólares produzido por Ridley Scott e com o actor alemão de Shame (Fome, 2011, de Steve McQueen) Michael Fassbender.

Num pequeno ecrã num site de entretenimento, Ridley Scott fez o anúncio: a escolha dos 50 melhores concorrentes está concluída e a votação aberta. Essa shortlist está disponível [aqui] e todos os 50 filmes, representativos de dez regiões do mundo, podem ser vistos e submetidos ao voto dos utilizadores do YouTube. Ouvem-se várias línguas, por vezes com legendas. Em comum, os filmes têm a duração e essa é, em todos os casos, inferior a 15 minutos.

Lançado pelo YouTube e patrocinado pelas Linhas Aéreas dos Emirados, o festival apresenta-se com o lema: “Criado por ti, visto por todo o mundo”. O prazo de candidaturas terminou em 31 de Março. A votação começou a 14 de Junho e termina a 13 de Julho.»

Ler no Público.

0 comentários:

Enviar um comentário