Engane-se quem pensa que o blues ficou enterrado no século passado. Apesar de não ser o género mais popular nos dias de hoje, continua bem vivo e a influenciar músicos de todo o mundo, incluindo em Portugal. Apresentamos este mês um destes casos, os Midnight Club Blues Band, pela voz do vocalista Ivan d’Almeida. Descubra-os agora e ouça-os depois!
Texto: Susana Veríssimo
Fotografia: João Paulo Redondo
Para quem ainda não vos conhece, quem são os Midnight Club Blues Band?
Os Midnight Club Blues Band são constituídos por quatro elementos: Ivan d’Almeida (vocalista e harmónica), Paulo Moura (guitarra), Rui «Pedrinha» Carvalho (baixo) e Luís Ligeiro (bateria), com alguns anos de experiência, se bem que noutros estilos musicais.
Porquê blues e não outro tipo de música?
O blues é para nós uma paixão antiga, e esteve sempre nos nossos horizontes musicais a criação de uma banda neste estilo. Depois de trocarmos várias impressões e opiniões, percebemos que podia surgir um projecto algo original, visto que em Portugal existe pouco movimento nesta área.
Quais são as vossas principais influências no género?
Passam um pouco pelos tradicionais músicos do estilo, tais como Eric Clapton, BB King, Albert King, Albert Collins, muito chicago blues e outros. Também muita influência do country blues rural.
Assumem-se uma banda de covers?
Definitivamente não, porque tocamos standards de blues adaptando-os e tentando criar um estilo próprio.
Significa isso que pretendem apostar também em originais?
Porque não?
As notícias dão conta que o mercado português de música caiu para metade desde 2008. Como é ser músico em Portugal?
Todos temos a noção que, à semelhança de outras actividades artísticas, o sucesso na música é difícil. Ser músico em Portugal é quase um luxo.
Como vêem a pirataria digital?
A pirataria, num modo geral, é negativa. Ninguém gosta de ver os seus trabalhos a serem utilizados de forma abusiva, ao ponto de pôr em causa toda a «máquina» envolvida no processo.
Quais são os próximos objectivos dos Midnight Club Blues Band?
Tocar muito, muito, muito… ao vivo!
Onde vos poderemos acompanhar de seguida?
Neste momento estamos a organizar a agenda para as férias de Verão. Convido-vos a visitar a nossa página de Facebook.
Por fim, como surgiu o nome Midnight Club Blues Band?
O nome já viaja comigo há quase 20 anos, por incrível que pareça. Como já mencionei, apesar de eu ter estado sempre ligado ao rock, a criação de uma banda de blues é um projecto antigo tornado realidade. É um nome que abarca o estilo musical, estando ligado à noite e aos clubes nocturnos da sua época.
Para saber mais sobre os Midnight Club Blues Band
www.facebook.com/midnightclubbluesband
Artigo publicado na edição #10 da Revista 21
0 comentários:
Enviar um comentário