«A próxima temporada da liga de futebol poderá ser emitida apenas pela Sport TV, deixando de existir um jogo em sinal aberto por cada jornada. Isto, apesar de existir um despacho assinado por Miguel Relvas, que inclui o campeonato na lista de eventos de interesse público.
A Sport TV, detentora dos jogos para a época 2012/13 abriu um concurso, mas RTP, SIC e TVI não fizeram propostas. A Sport TV alargou o resultado, mas até ao momento ainda não recebeu ofertas. Ao Correio da Manhã, o ministério dos Assuntos Parlamentares, que tutela a comunicação social, atribuiu à ERC as competências nesta área. A entidade diz ao Correio da Manhã: "nos termos da lei, nenhum operador de televisão se encontra obrigado a adquirir os direitos exclusivos para a transmissão dos eventos que venham a ser considerados objecto de interesse generalizado do público, que constam da lista elaborada" pelo Governo.
Além disso, sublinha que "não há incumprimento das regras (...) pelo facto de os referidos jogos de futebol não serem transmitidos em sinal aberto, uma vez que a lei cria a faculdade de aquisição dos direitos aos interessados, mas não impõe qualquer obrigação de transmissão dos eventos".
A TVI garantiu a emissão da Liga dos Campeões nas três próximas temporadas, enquanto que a SIC está a ultimar os detalhes para a compra da Liga Europa por mais três épocas. Fontes próximas do processo dizem ao Correio da Manhã que os dois canais privados não deverão apresentar uma proposta pelo campeonato, ficando em aberto apenas RTP como hipótese. Fonte oficial da empresa pública diz apenas que a "RTP não comenta negociações enquanto decorrem concursos". Entretanto, a Taça de Portugal e a Taça da Liga continuam sem comprador para a próxima temporada.»
Ler no Correio da Manhã.
0 comentários:
Enviar um comentário