segunda-feira, 18 de Junho de 2012

A Deeper Shade of Blue vence Surf at Lisbon Film Fest


«O filme A Deeper Shade of Blue, de Jack McCoy, foi distinguido como a melhor longa-metragem no primeiro festival português de cinema dedicado ao surf.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no sábado à noite na Sala Manoel de Oliveira, do Cinema São Jorge, em Lisboa, e contou com a presença e participação dos realizadores premiados. O júri da primeira edição do festival, que termina hoje no Cinema São Jorge, atribuiu o título de melhor produção nacional a Gasoline, dos realizadores portugueses Júlio Barreiros e Álvaro Teixeira. O filme Uncommon Ideals, de Chris McClean, venceu as categorias de melhor curta-metragem e melhor fotografia. Foram ainda atribuídas menções honrosas aos filmes Doze, realizado por Office Film Stor3, Stoked and Broke, de Cyrus Sutton, Board Room, de Markus Davids, e Manufacturing Stoke, de Pierce Kavanagh.

O júri da primeira edição Surf at Lisbon Film Fest foi constituído por Júlio Adler, Tito da Costa e Mário Patrocínio (prémio longas-metragem), por João Valente, Miguel Pedreira e Nuno Jonet (prémio curtas-metragens) e Ricardo Bravo, João Valente e Júlio Adler (prémio melhor fotografia). O festival, que teve início na quinta-feira e [terminou ontem] no Cinema São Jorge, [visou] dinamizar a atividade e produção cinematográfica daquela atividade desportiva. O Surf at Lisbon Film Fest "tem como objetivo, dinamizar a atividade e produção cinematográfica da modalidade, promovendo intercâmbios a nível internacional nas áreas da cultura, turismo e desporto, além de suprir uma lacuna para os cerca de 70.000 adeptos deste desporto", segundo a organização do festival, integrado na programação das Festas de Lisboa.

A iniciativa está a ser aproveitada para "sensibilizar os participantes para as questões ecológicas, de preservação do meio ambiente e para uma utilização responsável dos recursos naturais, firmando o surf como modalidade desportiva responsável e embaixador da preservação do nosso planeta".

Durante os quatro dias de S.A.L. foram apresentados 38 filmes, selecionados de um total de 45 que se candidataram a esta primeira edição, provenientes, além de Portugal, de países como os Estados Unidos da América, o Reino Unido e o Brasil. O dia de [ontem], o último do certame, [foi] reservado para a exibição de filmes fora de competição, como Summer One, de Tito da Costa, "o primeiro filme de surf português". A programação do festival é complementada com exposições, palestras e concertos. O S.A.L. foi desenvolvido pela Surf at Lisbon Associação Cultural (SALAC) em coprodução com o cinema São Jorge e em parceria com a empresa municipal EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa.»

Ler no Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário