terça-feira, 19 de Junho de 2012

Melhor filme da Europa pode ser português


«A comédia Dot.com, do português Luís Galvão Teles, foi nomeada na categoria de Melhor Filme Europeu nos Globos de Ouro italianos. O prémio atribuído pelos críticos de cinema estrangeiros em Itália é entregue dia 3 de Julho, em Roma.

Dot.com concorre com o filme francês, que foi um sucesso de bilheteiras na Europa, Amigos Improváveis (Les Untouchables) de Eric Toledano e Olivier Nakache, e o vencedor dos Óscares deste ano, O Artista, Michel Hazanavicius.

Apesar de em Portugal ter estreado em 2007, o filme só chegou a Itália no final do ano passado, tendo sido muito bem recebido pela crítica e pelo público italiano. O La Repubblica escreveu que “Aguasaltas.com [título em Itália] é já um filme de culto”.

Em comunicado, Luís Galvão Teles disse ter ficado surpreendido com a escolha de Dot.com entre centenas de filmes europeus que estrearam em 2011 em Itália. “É uma escolha inesperada entre duas escolhas evidentes e um 'fenómeno' pelo menos invulgar, inesperado e extraordinário”.

Dot.com (2007), que conta no elenco com João Tempera, Maria Adanéz, Marco Delgado, Margarida Carpinteiro, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, José Eduardo, Isabel Abreu e André Nunes, conta a história de Águas Altas, uma pequena aldeia no interior de Portugal, que se torna um caso nacional mediático quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, que tem precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado.

Luís Galvão Teles, fundador da produtora Fado Filmes, prepara neste momento uma nova longa-metragem, Gelo, sobre o amor para além da morte. Co-produziu anteriormente Elles, Jaime, de António-Pedro Vasconcelos, e Fados, de Carlos Saura.»


Ler no Público.

0 comentários:

Enviar um comentário