quarta-feira, 20 de Junho de 2012

La Mirada Perdida venceu Porto7


«O filme argentino La Mirada Perdida venceu a 5.ª edição do Porto7 - Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto e A Estrela Mais Brilhante conquistou a categoria Ficção Nacional, divulgou [hoje] a direção do evento.

O Grande Prémio Porto7, na categoria Ficção Internacional, foi para o filme La Mirada Perdida, realizado por Damián Dionísio, tendo-lhe sido o galardão atribuído pela "singularidade criativa na abordagem" da Argentina de 1976, um "período negro" na história do país, disse a direção do festival, em comunicado.

O filme espanhol Memory, de Victor Suñer, e o francês Tom, de Clémence Marcadier, mereceram ainda, dentro da mesma categoria, uma menção honrosa do júri, tendo a curta-metragem Asternauts, de Marta Masferrer, vencido o Prémio Porto7 Melhor Argumento.

No mesmo documento, "qualidade de criação das personagens e timing cómico fundamental" foram as razões apresentadas para que Txema Blasco e María Alfonsa Rosso tenham sido os vencedores, em ex aqueo, do Prémio Porto7 Melhor Ator, pela participação no filme Posturas.

Já na categoria de Ficção Nacional, o Prémio Porto7 foi atribuído a André Matos e a Joana Santos pela curta-metragem A Estrela Mais Brilhante.

Na secção de Documentário, que teve a sua estreia este ano, o Prémio Digital Frame Melhor Documentário foi atribuído, "pela profundidade no tratamento de realidades sociais pungentes", ao filme rodado no Bangladesh Machine Man, dos realizadores Roser Corella e Alfonso Moral, tendo ainda os documentários Adormecido, de Paulo Abreu, e Masi's Law, de Jakobi Molle, recebido menções honrosas.

Blanche Fraise, do realizador canadiano Fredérik Tremblay, venceu na Secção Competitiva de Animação, dentro da qual foi também atribuída menção honrosa ao filme de Cláudio Sá, Lágrimas de um palhaço.

Em Music Vídeo, o prémio foi atribuído a Stephane Leonard, com "What", e uma menção honrosa a "A Song They Won't Play on Radio", de Fjodor Donderer, sendo que na subsecção de Hip-Hop, venceu o videoclip "Cinco Quatro", de Jorge Leal.

O Festival Porto7 decorreu entre os dias 13 de junho e domingo, no Passos Manuel, no Hard Club e na Embaixada Lomográfica do Porto, com 54 filmes em competição, 15 dos quais em estreia mundial.»

Ler na TVI 24.

0 comentários:

Enviar um comentário