«Um empreendedor holandês quer fazer um reality show nos moldes do Big Brother tendo como tema uma viagem a Marte. Numa declaração divulgada na Internet, os criadores do projecto afirmam que, com os 6 mil milhões de dólares gerados graças ao maior espectáculo de televisão já realizado, a equipa conseguirá o conhecimento e os recursos necessários para estabelecer uma colónia permanente em Marte.
Bas Lansdorp, de 35 anos, fez fortuna a vender acções da sua companhia de energia eólica e agora lançou o projecto Mars One, que pretende ser um programa que mostra desde o processo de recrutamento dos exploradores, a viagem para o planeta vermelho e o estabelecimento da colónia em Marte. O projecto já recebeu pelo menos 8.000 likes no Facebook e o vídeo de apresentação do Mars One já teve mais de 800 mil exibições no YouTube. Até ao momento, toda a iniciativa, incluindo uma viagem até à NASA para aconselhamento, usou verbas próprias dos empreendedores envolvidos no projecto.
O objectivo do projecto é estabelecer um assentamento humano em Marte em 2023. Os empreendedores já conseguiram fazer uma lista de possíveis fornecedores, mas ainda não conseguiram patrocinadores. O plano é recrutar os participantes da missão em 2013 e então submetê-los a uma simulação rigorosa e treino durante uma década. Já a NASA espera enviar uma equipa para Marte apenas em 2030.
Bas Lansdorp afirma que a solução para passar à frente dos cientistas da NASA é simples. "Não vamos trazê-los de volta. É uma passagem só de ida. Eles vão passar o resto da vida em Marte." Mesmo com esta perspectiva, o projecto Mars One espera receber milhões de inscrições.»
Ler no Diário Digital.
0 comentários:
Enviar um comentário