segunda-feira, 18 de Junho de 2012

FEST 2012 a 1 de Julho


«Rutger Hauer, Tom Stern, Fernando Trueba e Kjartan Sveinsson, o editor mais conhecido como teclista dos Sigur Ros, estão já confirmados como formadores do FEST - Festival Internacional de Cinema Jovem, em Espinho, de 1 a 8 de julho.

Esses e vários outros profissionais de renome internacional integram o Training Ground, o programa de formação com que o festival acompanha as suas várias sessões panorâmicas e uma competição que, este ano, envolve cerca de 90 filmes provenientes de 20 países - todos eles realizados por jovens com idade até aos 30 anos.

Uma novidade em 2012 é o lançamento do FEST Wave, uma secção do certame que, paralela à competição, será dedicada exclusivamente a filmes relacionados com surf, bodyboard, longboard, paddlesurf, kitesurf e outros desportos de "deslize de mar".

Filipe Pereira, diretor do FEST, defende que a nova secção do festival "assume particular relevância, tendo em conta que Espinho é um local de surf mundialmente reconhecido pelas suas excelentes ondas" e anuncia que essas sessões se irão verificar na piscina da cidade, "cenário ideal para passar obras consagradas da cultura dos desportos radicais".

O programa Training Ground, por sua vez, continua a ser "um dos maiores fóruns mundiais de formação na área do cinema", devendo este ano superar uma participação que, no FEST de 2011, contou com "mais de 300 realizadores de todo o mundo".

"Esta é uma oportunidade de formação única no nosso país", garante Filipe Pereira. "Em edições anteriores, o evento recebeu formadores do mais alto perfil, como Eduardo Serra, duas vezes nomeado para o Oscar de Melhor Fotografia; David Macmillan, vencedor de três estatuetas; Eugenio Caballero, vencedor do Óscar de Melhor Direção Artística em 2006; Etgar Keret, vencedor da Câmara de Ouro em Cannes; Alex Rodriguez, editor de E a tua mãe também; e Larry Smith, diretor de fotografia em De olhos bem fechados".

Agora, o Training Ground recebe pela segunda vez Tom Stern, o diretor de fotografia que trabalhou com Clint Eastwood em filmes como Mystic River, Million Dollar Baby, Cartas de Iwo Jima, A Troca, Gran Torino e J. Edgar, tendo também participado no mais recente Os Jogos da Fome.

Rutger Hauer, por sua vez, tornou-se uma figura de referência em 1982, após a sua performance na obra-prima de Ridley Scott "Blade Runner", e orientará agora em Espinho uma masterclass sobre a relação entre ator e realizador.

Sobre realização irá falar também o espanhol Fernando Trueba, que depois de ser crítico de cinema passou a dirigir êxitos como A menina dos teus olhos e Chico y Rita, cabendo ao islandês Kjartan Sveinsson abordar a criação de bandas sonoras, área em que o músico se tem destacado paralelamente ao trabalho na banda Sigur Ros - assinando, por exemplo, as composições para Ondine, de Neil Jordan, e Volcano, de Rúnar Rúnarsson.

Outros formadores convidados são a editora francesa Sylvie Landra, responsável pela montagem de obras como O Quinto Elemento, Leon: O Profissional e Joana D'Arc; o britânico Martin Walsh, editor de V de Vendetta e Chicago, com o qual venceu um Oscar; e o designer de produção Laurence Bennett, que trabalhou em filmes como Crash e O Artista, e em séries televisivas como Anatomia de Grey.

Mais detalhes sobre a programação competitiva ou paralela do festival podem consultar-se em www.fest.pt

Ler no Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário