quinta-feira, 5 de Julho de 2012

UEFA manipulou imagens do Euro 2012


«A UEFA está a ser alvo de duras críticas na Alemanha depois de se ter descoberto que a imagem que marcou o Euro’2012, e que mostra uma adepta alemã a chorar depois do primeiro golo de Itália na segunda meia-final do Europeu, foi manipulada. Na verdade, esta foi captada durante o hino germânico.

A televisão pública alemã, ARD, já pediu explicações à UEFA e a adepta em causa ameaça mesmo processar a organização, o que faz com que volte a ser discutida a manipulação de imagens em nome do espectáculo.

"Pode haver a tentação de utilizar uma imagem, pelo seu impacto, num enquadramento diferente, para criar dramatismo. Mas não deixa de ser manipulação", diz Rui Romano, realizador da RTP responsável pelos jogos da Selecção, acrescentando que este tipo de situações é comum. "Recordo--me de, no Mundial da África do Sul, mostrarem a reacção no banco adversário quando a Selecção marcou o golo. O plano, contudo, não correspondia àquele momento, era um falso directo", exemplifica.

Já Rogério Borges diz que estas situações ultrapassam muitas vezes o realizador. "Alguém faz a selecção das imagens e o realizador também é enganado. Se é uma quebra do código deontológico? O desporto também é espectáculo. Além disso, este tipo de situações não magoa ninguém", adianta.

Contactada, a UEFA não quis fazer quaisquer comentários. Contudo, a organização já tinha justificado a emissão, durante o Alemanha-Holanda, de imagens do treinador alemão a brincar com o apanha-bolas, gravadas antes do jogo: "Foram transmitidas para ilustrar o ambiente do evento."»

Ler no Correio da Manhã.

0 comentários:

Enviar um comentário