quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Manhattan Film Festival premeia curta-metragem portuguesa


«Celeste, curta-metragem de José-Maria Norton passada na comunidade portuguesa de Newark, Estados Unidos, ganhou o prémio Buzz do Manhattan Film Festival, em Nova Iorque, disse à agência Lusa o realizador. O prémio foi entregue domingo na cidade norte-americana, durante a conclusão do festival, ao jovem realizador e aos atores Joana Pais de Brito (também co-argumentista) e Dinarte Freitas.

"O Buzz Award, no fundo, é [entregue ao] filme que gerou mais burburinho, o filme mais falado durante o festival", disse à Lusa o realizador. "Tendo havido 144 filmes em competição, dá um certo orgulho que um filme falado em português tenha gerado mais interesse do que qualquer outro", adiantou.

Um visionamento de Celeste foi o evento culminante, no sábado, de um mês de atividades destinadas a divulgar o ambiente de "criatividade, cultura e negócios" em Portugal. Depois de uma primeira passagem no Lucerne International Film Festival, o filme foi exibido esta segunda-feira no New York SummerFest, na categoria Novos Realizadores, e aguarda resposta de outros 15 festivais a que se candidatou.

O filme de 30 minutos foi rodado inteiramente nos Estados Unidos, mas é falado principalmente em português. Narra a história de uma imigrante portuguesa "sonhadora e devotamente católica" na comunidade portuguesa de Newark nos anos 1980. Classificado pelo realizador como um "thriller sobrenatural e psicológico", o filme foi financiado por um empréstimo pessoal contraído por Norton, juntamente com crowd-funding, através do site Kickstarter.

Recebeu um convite do Sundance Film Festival para potencial inclusão na edição deste ano, mas acabou por não ser selecionado. O próximo projeto de José-Maria Norton é uma longa-metragem em fase de escrita, baseada em factos verídicos ocorridos em Portugal, mas filmada nos Estados Unidos.»



Ler na TVI 24.

0 comentários:

Enviar um comentário