terça-feira, 3 de Julho de 2012

São Luiz Teatro Municipal apresenta temporada 2012/2013


«Maria João Luis, Nuno Cardoso, Nuno Carinhas, Paulo Ribeiro, Marco Martins, Luís Castro, Clara Andermatt, Rui Horta são alguns dos artistas que vão apresentar novas criações na próxima temporada do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

A programação, [ontem] anunciada, é o reflexo de uma quebra significativa no orçamento: o diretor artístico José Luís Ferreira trabalhou com 700 mil euros para a programação, o que representa uma diminuição de cerca de 15% em relação à temporada anterior.

Uma grande produção com mais de 20 atores em palco a partir do texto A Visita da Velha Senhora, de Dürrenmat e com estreia a 7 de março de 2012 é bem capaz de ser o espetáculo mais emblemático da próxima temporada do São Luiz Teatro Muncipal - não só pela atualidade do tema da peça (o resgate económico de uma cidade arruinada) mas, sobretudo, pelas condições de produção: trata-se de uma co-produção entre três teatros municipais e duas companhias numa sistema de "mutualidade" sem o qual seria impossível pôr de pé um espetáculo desta dimensão, garante o diretor artístico José Luís Ferreira.

Marco Martins vai encenar Dança da Morte, de Strindberg, que considera "Um texto fascinante sobre a vida em casal" mostrando "um confronto estruturado quase como um combate de boxe". O espetáculo que se estreia a 25 de outubro conta com a participação de Isabel Abreu, Miguel Guilherme e Sérgio Praia.

Rui Horta volta a misturar "teatro, movimento, performance e música" em Estado de Excepção (estreia a 10 de janeiro), criação com a colaboração de Tiago Rodrigues e interpretação de Miguel Borges e Pedro Gil, entre outros.

A 5 de junho, estreia Público, em que António Pires vai tentar "pôr o teatro na rua" - o espetáculo começa no São Luiz, passa pelo Largo Camões e termina no Teatro do Bairro.

Outros momentos importantes da temporada serão a abertura, com uma homenagem ao músico Bernardo Sasseti (13 setembro) e a Bienal Artista na Cidade com Drumming de Anne Teresa de Keersmaeker (26 de novembro).»

Ler no Diário de Notícias e no Público


0 comentários:

Enviar um comentário