segunda-feira, 2 de Julho de 2012

Quer ajudar a escrever um livro?


«Está online, desde 19 de Junho, o projecto de escrita colaborativa join2write, que tem como objectivo escrever um livro colaborativo, que não apenas um conjunto de contos, mas antes uma estória única escrita a várias mãos.

Aos escritores, pede-se que trabalhem com um enredo existente, com uma história in media res (já em decurso), mas sem interacção com os demais autores, porque estes são desconhecidos até à data da publicação... o esforço colaborativo é mesmo real.

Neste projecto, cada “escritor”, que não tem de ser um escritor de profissão, continua uma estória que está a ser contada, dando sequência à narrativa com as suas palavras e de acordo com o seu próprio imaginário e criatividade.

O objectivo é que os autores/escritores colaborem com desconhecidos e, empatias à parte, escrevam um livro, uma narrativa com princípio, meio e fim, levando a cabo um projecto em que a criação de cada um e o respeito pela criação do outro e pelo objectivo final são determinantes para o sucesso do mesmo.

O livro que resulta deste projecto intitula-se De Braços Levantados e foi iniciado por Vasco Ribeiro, autor de Judeu 2357, com os primeiros dois capítulos, versando sobre a Guerra Civil Espanhola, uma revolução política, social, religiosa e militar e começa por nos apresentar um Viriato, um voluntário desse grupo de voluntários portugueses denominado “Viriatos” que lutou ao lado dos “nacionalistas”.

O livro terá um novo capítulo publicado a cada sexta-feira, escrito por um autor diferente, até ser finalizado, por Vasco Ribeiro, a 21 de Dezembro.

Enquanto houver vagas disponíveis, estão abertas as inscrições online para quem se quiser candidatar a escritor deste livro (o “teste” de admissão é um breve trecho que serve apenas para filtrar eventuais inscrições por brincadeira e/ou que não vão — propositadamente — ao encontro do objectivo da iniciativa).

O site está ilustrado por Rita Correia e conta ainda com mais algumas colaborações pro bono, no espírito verdadeiramente colaborativo que Susana Gonçalves, autora da ideia, quer manter como característica indispensável de todo o projecto.»

Ler no P3. Mais informações aqui e inscrição no projecto aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário