quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Deus está vivo?


«É provavelmente uma das descobertas mais esperadas de sempre e que muitos caracteres faz correr no mundo cibernético. A descoberta do bosão de Higgs, ou "partícula de Deus", é um passo significativo na História universal e pode estar para breve. A excitação em torno da "evolução" é já notícia em todo o mundo.

Os físicos informaram esta segunda-feira que têm tudo... menos a prova final que a "partícula" existe mesmo. Têm uma "pegada" e uma "sombra", mas ainda assim o que falta mesmo é ver a partícula subatómica que terá dado origem a toda a matéria no universo.

A revelação das últimas descobertas está agendada já para [hoje] pelo Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN). Os mais otimistas acreditam que a revelação será a mais esperada, ou seja, a descoberta do bosão, mas muitos acreditam que apenas serão revelados os dados que permitem aos cientistas afirmar que só falta mesmo "um bocadinho" para a grande descoberta mundial. De qualquer modo, os responsáveis do CERN parecem tão confiantes que convidaram para a cerimónia [de hoje] a equipa que primeiro teorizou sobre a existência da "partícula de Deus", há 48 anos.

Postulado pelo físico britânico Peter Higgs, o bosão de Higgs seria uma partícula subatómica, o elemento em falta para explicar a origem da matéria e a forma como as partículas ganham massa. Portanto, para completar a informação sobre a formação do Universo.

Na segunda-feira, cientistas do acelerador de Trevatron, nos Estados Unidos, disseram ter indicações fortes da existência do bosão de Higgs, admitindo que as provas finais devem vir das revelação do CERN, que tem o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC.»

Ler na TVI 24, no Público e no Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário