quarta-feira, 4 de Julho de 2012

Tourada para maiores de 18 anos


«O tema das touradas [está hoje no] parlamento com novas propostas do Bloco de Esquerda e d’Os Verdes. A ideia é restringir o acesso a estes espectáculos quando transmitidos pela televisão. Aliás, o Bloco de Esquerda quer mesmo proibir a exibição de touradas no canal público e até acabar com os apoios institucionais à actividade. Os bloquistas juntam-se aos verdes num ponto: classificar as touradas transmitidas nas televisões como programas para maiores de 18 anos, com direito a bolinha no canto superior direito do ecrã.

Ambos os partidos garantem que o objectivo, para já, não é acabar com as touradas, mas os aficionados chamam a estas imposições “uma nova forma de fascismo no século XXI”.

Ao i, Diogo Costa Monteiro, da Protoiro (federação pró-touradas), diz que este projectos são uma tentativa de condicionamento da actividade tauromáquica que demonstra “uma veia totalitarista”. “Uma vez que não conseguem acabar com as corridas, querem criar obstáculos”, acredita Costa Monteiro garantindo que “se as touradas não tivessem share, de certeza não passavam na televisão”. Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Federação Portuguesa das Associações Taurinas, argumenta que a tourada “tem milhões de imagens positivas para as crianças, com muita emoção e cultura”.

O Bloco inspirou-se em dois casos específicos para proibir a exibição de touradas nos canais públicos e para que estes eventos passem a ser qualificados para maiores de 18 anos quando exibidos em canais privados. Em Espanha, desde 2006, a TVE (televisão pública espanhola) deixou de emitir touradas por mostrarem “violência com animais” e “para poupar as crianças de conteúdo violento”, lê-se no projecto-lei. Já em Portugal, em 2008, a 1ª Secção da Vara Cível de Lisboa proibiu a transmissão de uma tourada às 17 horas, decretando que a exibição da corrida de toiros deveria ocorrer em diferido, entre as 22h30 e as 6 horas da manhã, acompanhada de um identificativo visual apropriado.

“Apenas queremos regularizar definitivamente a exibição das touradas em Portugal, já que se trata de um espectáculo com práticas violentas contra os animais e deveria estar acautelado como tal”, avança Catarina Martins, deputada do Bloco, que se diz preocupada com o efeito das touradas nas crianças. “Há vários estudos que demonstram o impacto negativo que as touradas podem ter nas crianças”, acrescenta ao i.

“É responsabilidade dos pais decidir se os filhos podem ou não assistir a um programa de televisão”, defende Odete Silva, deputada do PSD. Para os sociais-democratas, a tourada é “parte da cultura portuguesa”, devendo manter-se a “liberdade e o respeito por cada um”, razão pela qual o PSD vai votar contra estes projectos. Manuel Seabra, deputado e coordenador do PS na Comissão de Ética, afirmou que os deputados socialistas terão liberdade de voto nesta matéria.»

Ler no iOnline.

1 comentários:

Este pseudo-desporto devia ser banido de uma vez....

Enviar um comentário