sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Afinal o YouTube permite sexo e nudez... com contexto


«A polémica sobre o vídeo da modelo Kate Upton, retirado do ar pelo YouTube há cerca de dois meses, ganhou mais um capítulo no final de junho, após novas imagens da modelo serem censuradas pelo site poucas horas depois de sua publicação. O motivo, segundo o YouTube, é de que havia nudez e conteúdo sexual.

A discussão em torno dos vídeos de Kate Upton começou após a publicação do primeiro conteúdo, “Cat Daddy”, em que a modelo aparece a dançar de biquíni. As imagens foram censuradas pelo site e, segundo o jornal Daily Dot, a transmissão foi retomada após a reclamação dos fãs de Kate, que julgaram a atitude exagerada. Segundo eles, a modelo apenas dançava em frente às câmaras. "Cat Daddy" foi logo em seguida postado no Vimeo. Na época, o YouTube afirmou que o site se havia enganado e rapidamente o vídeo voltou a ser exibido.

Um dos maiores motivos de polémicas em relação ao site e principal discussão envolvendo os vídeos da modelo Kate Upton, a questão da nudez no YouTube não é tão complicada quanto parece. De acordo com as regras da empresa, nudez é sim permitida pelo site, desde que seja transmitida com algum contexto.

Segundo a política do YouTube, este tipo de conteúdo só pode ser publicado desde que tenha algum fundamento científico, educativo, artístico ou que tenha algum objetivo documental. Além disso, na hora de fazer o upload de algum vídeo, o responsável pela publicação deve classificá-lo, de modo a facilitar a administração das postagens por parte do site. Quando essa classificação não acontece, os vídeos são simplesmente restritos para maiores de 18 anos, dependendo de seu conteúdo.

A questão do sexo no YouTube também é polémica. Apesar de a política do site proibir este tema, é possível acedê-lo desde que tenha mais de dezoito anos, já que os mesmos são controlados por um sistema de classificação semelhante ao que organiza os conteúdos relacionados à nudez.

Dessa forma, apesar de o próprio YouTube afirmar que todos os vídeos deste tipo - ou que façam referência a conteúdos sexuais - são retirados do site, a empresa conta com exceções que permitem a exibição destas imagens, incluindo as de sexo explícito. No entanto, para que sejam postados, precisam respeitar as mesmas regras aplicadas à nudez (conteúdo artístico, educativo, científico ou documentário).

Contudo, apesar de todas as normas do site, é possível encontrar produções que não se encaixam nesse contexto e que continuam no ar, como um vídeo que exibe o making of de um filme pornográfico, outro com uma jovem a exibir-se diante de uma webcam e um vídeo amador que mostra pessoas a divertirem-se nuas antes do The Brighton Naked Bike Ride.

O YouTube não explicou o motivo pelo qual tais vídeos ainda estão no ar. No entanto, de acordo com a assessoria da página, as publicações são removidas quando violam as regras anteriormente explicadas. "Os vídeos são retirados do ar pelos motivos citados nas diretrizes do YouTube, ou seja, porque violam esses termos, porque são denunciados pela comunidade ou ambos. Não especulamos o porquê do video ter sido retirado, apenas saiu do ar porque violou uma ou todas as regras".»

Via O Documento.

0 comentários:

Enviar um comentário