terça-feira, 3 de Julho de 2012

Monstro das Bolachas agora prefere legumes


«O Monstro das Bolachas tornou-se politicamente incorreto na era da luta contra a obesidade infantil. E por isso mudou. Agora só come bolachas às vezes, depois de comer muita fruta e legumes. Já era assim nos Estados Unidos, passa a ser também em Espanha, na nova versão da Rua Sésamo.

Devorar bolachas (e tudo o que lhe aparecesse à frente) era a essência do Monstro das Bolachas, uma das personagens criadas por Jim Henson, o autor dos Marretas, e protagonista da série que passa nas televisões norte-americanas há 43 anos e que foi adaptada para mais de uma centena de países. Mas a ideia de que o "Monstro" dava um mau exemplo às crianças acabou por dar frutos, por assim dizer.

Em 2007, num programa de televisão, os seus criadores puseram-no a admitir que as bolachas "eram comida para comer às vezes". De caminho, associaram a personagem do Monstro às iniciativas da Rua Sésamo para promover nas crianças hábitos de vida e alimentação saudáveis.

É essa lógica que passa agora para a versão espanhola. A Rua Sésamo: monstros super saudáveis começou a emitir neste sábado na Antena 3 e tem como protagonista, ao lado das personagens de Henson, o médico espanhol Valentín Fuster, que aparece como dr. Ruster. Não é só o Monstro das Bolachas que muda, as outras personagens também vão ser vistas a fazer coisas saudáveis como aprender a praticar desporto.

Fuster quer usar a série para ajudar a fomentar hábitos saudáveis nas crianças desde pequenas. É nessas idades, entre os 3 os 6 anos, "que se formam as condutas", diz à agência Efe. Embora, paradoxalmente, escolha como meio para o fazer a televisão, que tem um papel importante no sedentarismo que é um dos problemas associado à obesidade infantil.

Para o ajudar, o médico conta com a presença na versão espanhola da série de várias personalidades, incluindo o chefe Ferrán Adriá e o futebolista Gerard Piqué.»

Ler na TVI 24.

0 comentários:

Enviar um comentário