terça-feira, 19 de Novembro de 2013

João Cerqueira vence USA Best Book 2013


«O romance Tragédia de Fidel Castro, do escritor português João Cerqueira, foi distinguido com o Prémio USA Best Book, na categoria Ficção Multicultural, foi [ontem] divulgado.

A obra foi editada nos Estados Unidos pela editora River Groove Books, com o título The Tragedy of Fidel Castro, e tinha sido publicada em 2008, em Portugal, pela Saída de Emergência, tendo sido considerada um dos "Livros do Ano" pela revista Os Meus Livros.

No sítio do autor na Internet, sobre a obra, lê-se: "Deus recebe um pedido de ajuda de Fátima porque está prestes a começar uma guerra entre Fidel Castro e Dom Afonso Henriques. Preocupado, pede a Jesus Cristo para regressar à Terra e evitar o conflito".

Entre as outras personagens do romance, constam o bobo do rei português, um espião de Fidel Castro chamado Varadero, que foi preso por D. Afonso Henriques que o liberta depois de um debate sobre o comunismo e o capitalismo, e também Camilo Ochoa, herói de uma revolução que contesta o poder de Castro, e que este prendeu. Com o desenrolar da narrativa, o rei português e o líder cubano preparam-se para se enfrentar militarmente, quando se dá um eclipse.

Nos Estados Unidos, o livro recebeu várias críticas positivas como a da Portland Book Review, que afirmou que a obra de Cerqueira "tem uma incrível profundidade e conexões, que demonstra ter tido uma aturada investigação".

"A Tragédia de Fidel Castro é muito relevante para a nossa sociedade hoje, e eu recomendo fortemente [o livro]", escreveu o crítico da revista de Portland.

A revista American Culture, por seu turno, afirmou que "A Tragédia de Fidel Castro é um indomável cavalo selvagem da ficção que, diferentemente da maioria dos outros livros, corre solto e livre, desdenhoso do confinamento num curral de classificação ordinária que o aprisionaria".

O romance, vencedor na categoria Ficção Multicultural, foi também finalista nas categorais de Ficção e de História.

João Cerqueira, de 49 anos, é doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras do Porto, foi colaborador da revista Arte Ibérica e do jornal Aurora do Lima, e é autor dos títulos Arte e Literatura na Guerra Civil de Espanha, A Culpa é destas Liberdades, As Reflexões do Diabo, Maria Pia: Rainha e Mulher, em coautoria com Manuel Pavão, entre outros.

A atribuição do prémio USA Best Book é atribuído em categorias correspondentes a áreas de publicação do setor livreiro e resulta de nomeações feitas no contexto deste setor.»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário