quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Os músicos mais bem pagos de 2013


«Madonna voltou a ser considerada pela revista Forbes a artista musical mais rentável em 2013, ultrapassando Lady Gaga (“mãe” para os seus fãs, os “little monsters”) e uma das bandas financeiramente mais relevantes na actualidade, os Bon Jovi. A culpa é da digressão MDNA, que serve de prova de que o dinheiro está nas actuações ao vivo e não nas vendas ou nos contratos discográficos. Contudo, há ainda outros artistas na lista que não precisam de fazer música para ganhar dinheiro. E outros que assistem da cabine de DJ ao crescimento das suas contas bancárias.

De acordo com as contas da Forbes, MDNA rendeu 225,3 milhões de euros em vendas de bilhetes e merchandising – a digressão passou por Portugal, mais precisamente por Coimbra, a 24 de Junho do ano passado. Além disso, Madonna, com 55 anos, ganhou dinheiro também através da sua linha de roupa juvenil Material Girl e de um novo perfume, totalizando ganhos pessoais de 92,3 milhões de euros no último ano.

A seguir surge Lady Gaga, uma estrela pop construída no século XXI à imagem de Madonna com uma fervorosa base de fãs, que lançou em Novembro o seu novo trabalho ARTPOP (já fora do período contabilizado pela Forbes, entre 1 de Junho de 2012 e 1 de Junho deste ano). Aos 27 anos, Gaga, aliás Stefani Germanotta, teve ganhos de 59 milhões, seguida pelos veteranos do rock de estádio Bon Jovi, que em 2013 encaixaram 58,3 milhões de euros. Ambos estiveram em digressão, com os concertos de Gaga a render 124 milhões de euros (a sua tournée foi interrompida por uma lesão) e os dos autores de "Living on a Prayer" a representar ganhos de mais de 2,2 milhões de euros por cada cidade em que actuaram.

Logo a seguir a duas representantes da pop e uma banda de rock, surge a estrela country Toby Keith, menos conhecida fora dos EUA, com ganhos de 48 milhões de euros, e os britânicos Coldplay estão em quinto lugar, com 47,2 milhões. Também vinda da country, mas capaz do crossover para a pop, Taylor Swift fez 40,6 milhões de euros, o que lhe deu o sétimo lugar.

Fora do top cinco, outras realidades se dão a conhecer – uma delas é a dos empresários-músicos, como é o caso de P. Diddy/Sean Combs/Puff Daddy, o primeiro artista do universo do hip-hop a surgir na lista da Forbes graças aos rendimentos de um contrato com uma marca de vodka, que lhe permitiram chegar aos 36,9 milhões de euros.

Na 18.ª posição está Jay-Z, aliás Shawn Corey Carter, um dos mais bem sucedidos empresários do hip-hop norte-americano, que fez 31 milhões no último ano (18.ª posição no ranking das revista financeira), seguido em 20.º lugar pelo veterano Dr. Dre (29,5 milhões de euros) – Dre, graças à sua marca de auscultadores, foi o número um da Forbes na lista de 2012.

A outra realidade que a lista da Forbes confirma é a do poder actual da música de dança. Como a própria revista assinala, olhando para a lista dos 25 músicos mais bem pagos do mundo, ela está maioritariamente povoada de princesas pop e rockers de estádio. Mas em 13.º lugar surge um DJ: Calvin Harris, acompanhado mais em baixo na tabela por Tiësto (na 25.ª posição). São “os dois DJs mais bem pagos do mundo”, classifica a Forbes, e fizeram no último ano 34 e 23,6 milhões, respectivamente. “A ascensão da música de dança tem sido astronómica nos últimos três anos”, confirmou Harris à revista no início deste ano.

Em 2012 esta lista era encimada por Dr. Dre, seguido por Roger Waters, Elton John, U2, Take That, Bon Jovi, Britney Spears, Paul McCartney, Taylor Swift e Justin Bieber.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário