quarta-feira, 20 de Novembro de 2013

Elena Poniatowska vence Prémio Cervantes 2013


«A escritora mexicana Elena Poniatowska foi, esta terça-feira, galardoada com o Prémio Cervantes 2013, distinção máxima para a literatura hispânica. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Cultura e Desporto espanhol, José Ignacio Wert.

De Espanha partiu o telefonema com o anúncio que apanhou a escritora de surpresa. Aos 81 anos, o reconhecimento que agora adquire torna-se um ponto alto da sua carreira e um estímulo para os anos que se seguem, "dez, pelo menos", segundo é seu desejo.

"É uma grande alegria estar ao lado de (Carlos) Fuentes, Sergio Pitol e José Emilio Pacheco, são três homens e agora eu, que sou uma mulher. Acredito que, na história do prémio, apenas três mulheres ganharam e eu sou a quarta", afirmou Poniatowska à BCC.

O Prémio Cervantes, no valor de 125 mil euros, é concedido pelo Governo espanhol e distingue anualmente, de forma alternada, escritores espanhóis e latino-americanos. O vencedor é escolhido por um júri de académicos, ex-vencedores e membros da imprensa.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá a 23 de abril de 2014, na Universidade de Alcalá de Henares, em Madrid, data que marca a morte do autor espanhol Miguel de Cervantes.»

Via Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário