quarta-feira, 20 de Novembro de 2013

"Selfie" é a Palavra do Ano de 2013


«Mudam-se os tempos e, com eles, os hábitos e as palavras. “Selfie”, por exemplo. Existe desde 2002, significa auto-retrato fotográfico tirado com um telemóvel e colocado em linha nas redes sociais e o seu uso na Internet aumentou como nenhuma outra palavra – 17.000% – no último ano. Por isso, acaba de ser eleita Palavra do Ano 2013 pelos editores dos Dicionários Oxford de Inglaterra, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira pela AFP e o jornal Guardian.

Graças a um sistema de pesquisa capaz de analisar 150 milhões de palavras da língua inglesa utilizadas na Internet todos os meses, os editores dos Oxford Dictionaries constataram “uma tendência fenomenal em 2013" no uso da palavra selfie, que ultrapassou em muito a célebre “twerk”, introduzida pela dança preferida da cantora norte-americana Miley Cyrus, ou “binge-watch”, usada quando há visionamento múltiplo e rápido de episódios de um programa de televisão. A expressão é popular nos círculos de televisão desde a década de 1990, mas o seu uso na Internet, em geral, só este ano disparou.

A palavra eleita ("selfie") ainda não está incluída no Dicionário de Inglês de Oxford mas, desde Agosto, tem uma entrada ano site OxfordDictionaries.com, com o significado formal: “uma fotografia que uma pessoa tira a si mesma, geralmente com um smartphone ou uma webcam e que depois descarrega numa rede social na Internet”.

Foi pela primeira vez identificada em 2002, num post num fórum australiano na Internet em que o interveniente descrevia o seu auto-retrato, antes de concluir: “Lamento que não esteja focada. É um ‘selfie’”. O termo começou a ser bastante notado este ano, e em especial a partir de Agosto, quando um “selfie papal” deu a volta ao mundo na Internet, com o Papa Francisco a posar junto a um grupo de adolescentes numa fotografia tirada por um deles.

“As redes sociais contribuíram para tornar este termo popular. 'Selfie' aparece no sítio de partilha de fotografias Flickr desde 2004”, explicou Judy Pearsall, directora editorial dos Dicionários de Oxford, citada pela AFP e o jornal Guardian. “Mas o seu uso só se generalizou a partir de 2012, quando ‘selfie’ passou a ser usado de forma corrente nos media.”

Em Portugal, a Porto Editora costuma organizar uma votação para eleger a palavra do ano. A de 2013 deverá ser conhecida até Janeiro. "Entroïkado" foi a palavra de 2012, anunciada em Janeiro deste ano, depois de "austeridade" ter sido a mais votada para 2011 e "vuvuzela" a eleita para 2010, ano em que as vuvuzelas se fizeram ouvir no Mundial de Futebol da África do Sul.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário