sábado, 23 de Novembro de 2013

Entrevista 21: Christina Branco


Depois de ter posado para a capa da Revista 21, Rita Garcia passou para o outro lado da câmera e trouxe às páginas da revista a jovem portuense Christina Branco, autora do (muito interessante) blogue A Saia Travada. A acompanhar a sessão fotográfica que deu capa à edição, Christina deu uma excelente entrevista, que pode ler (ou reler) de seguida. 

Por: Tiago Matos
Fotografia: Rita Garcia

Quando me olho ao espelho, vejo...
Uma pessoa melancólica e com uma certa tendência triste, vê-se nos olhos. O melhor de tudo é que, por pior que esteja o meu estado de espírito, nunca perco o meu sentido de humor. Sou o cliché do palhaço triste.

Tenho como principal ambição...
Ter um pónei! Não, agora a sério. Quero deixar uma marca no mundo. O meu pai sempre disse que não se pode mudar o mundo, mas para mim isso é uma falsidade. Quero fazer dele um sítio melhor, a começar à minha volta e alastrando por toda a parte. Quero que daqui a um século continuem a falar de mim, espero que por boas razões. Quero ser lembrada.

A minha maior conquista até hoje...
Manter um diário quase constante desde os 10 anos. Eu sei, parece pouco e estúpido, mas eu estou a manter em papel um relato de toda a minha vida, além de que é um excelente exercício de escrita criativa e de introspecção sobre os nossos actos e os dos outros. Se calhar daqui a mil anos os historiadores o estudarão para saber como vivia a (a)típica mulher do início do séc. XXI!

Na música...
Ultimamente ando muito Riot Grrrl, L7, Best Coast, Bikini Kill, Hole...

Nas letras...
Gosto de tudo da Sylvia Plath, seja a ficção, os ensaios, a poesia, ou os meus preferidos, os seus diários. Como escritora amadora, quase que tenho inveja! Aquilo que ela escrevia somente para os seus olhos é cem vezes melhor do que qualquer coisa que eu escreva para o mundo ver.

No cinema...
Estou a tentar tornar-me mais cinéfila. Tenho posto o canal TCM a gravar quase todas as noites, acho que a educação numa arte tem de começar pelo início e o que é melhor que ver divas do cinema como Bette Davis, Audrey Hepburn ou Elizabeth Taylor?

O grande problema da sociedade é...
A pequenez das pessoas. A pouca capacidade para pensarem fora do seu cículo pessoal sócio-económico e ver como as outras pessoas vivem. No fundo, o egoísmo.

Não há nada mais sensual que...
O cheiro. O aroma natural que cada pessoa tem.

Poucos o sabem sobre mim, mas...
Sou tímida! Ao ponto de na adolescência ter tido uma fobia social. Ninguém adivinha isto ao ver-me numa festa ou conhecendo-me no dia-a-dia.

A nudez é...
O nosso estado natural e o mais belo. Não tenho problemas com o meu corpo nu, aliás, nas poucas vezes em que faço de modelo (estou mais habituada a estar atrás da câmara), seja para um auto-retrato ou para outra pessoa, sinto-me mais nervosa com a cara.

Ser capa da Revista 21 é...
Aumenta em muito a minha auto-confiança! Como já disse, sou mais fotógrafa (amadora, para já) do que modelo. A Rita Garcia pediu modelos para um projecto e eu, através de uma amiga em comum, abordei-a. Queria saber como era estar do outro lado da câmera e a Rita, que também atravessa essa dualidade modelo-fotógrafa, foi realmente a melhor pessoa para me acompanhar. Fez o melhor para me sentir confortável. Na altura foi somente para uma exposição, por isso ir para a capa da Revista 21 foi a cereja no topo do bolo.

No futuro pretendo...
Para já, acabar a Licenciatura em Bioquímica. Depois, quem sabe? Trabalhar enquanto tiro um mestrado? Enveredar por uma área que não a da minha formação (sempre tive jeito para as letras e as artes)? Voltar para o meu país natal (Canadá), ficar aqui, ir para outro país completamente aleatório? E claro, o típico: escrever um livro, plantar uma árvore, ter um filho.

Aproveito ainda para dizer que...
Tenho um blogue (asaiatravada.blogspot.com) onde despejo o meu fel sobre o mundo, a actualidade e velhos estranhos no comboio. É o meu bebé, juntamente com a minha SLR e os meus gatos, por isso vão lá todos visitar o bebé. O meu trabalho de fotografia, tanto analógico como digital, está em flickr.com/lilithontop. Se me quiserem contactar, cliquem na barra lateral direita do meu blogue. Ah, e ainda queria dizer que a Revista 21 é uma revista bastante interessante, uma vez que entrevista e dá destaque aos modelos fotográficos e não tem medo de produções fotográficas ou editoriais arriscadas. Continuem!


Entrevista publicada na edição #06 da Revista 21

0 comentários:

Enviar um comentário