sexta-feira, 22 de Novembro de 2013

Homem distingue estações de metro pelo sabor


«Em Londres é muito comum as pessoas terem uma relação de amor e ódio com o metro, que varia de acordo com o bom ou mau funcionamento do serviço. Mas para um homem britânico, usar esse meio de transporte tem um efeito bastante peculiar.

Desde a infância, James Wannerton, que vive no norte de Londres, tem uma condição neurológica chamada sinestesia, que liga dois planos sensoriais diferentes, como o gosto ao cheiro, ou a visão ao tacto. No caso de Wannerton, quando ele ouve um som, automaticamente sente um gosto, ou seja, todas as vezes que ouve o nome de uma estação de metro, um gosto forte e particular é evocado.

"Quando eu ouço os nomes, tenho a real sensação de estar a comer", disse Wannerton.

Para ilustrar, ele criou uma nova versão do mapa do metro de Londres, onde os nomes das estações foram trocados pelos gostos que representam para ele. Alguns exemplos são: carne picada, tofu, bacon crocante, leite evaporado, batata queimada, e coxa de frango.

"Eu faço isto desde 1964. Estive em todas essas estações, e posso dizer que esses são os gostos que vêm com elas", afirmou Wannerton. "A minha ideia é que esse mapa seja usado em universidades como forma de ensinar o que significa essa condição neurológica. É uma boa maneira de ilustrar a sinestesia de gosto com a linguagem, que é a minha condição."

Ao longo dos anos, Wannerton "desenvolveu" algumas paragens favoritas. "Tottenham Court Road é uma das minhas predilectas. O som dessas três palavras produz um gosto fantástico de salsicha com ovos. É como um bom pequeno-almoço."

Mas nem todas as estações representam um deleite de sabor. Kilburn, no noroeste de Londres, evoca um gosto "terrível" de carne de qualidade inferior.

Sobre a possibilidade de tratar essa condição, Wannerton diz que não o faria. "Ter esta percepção extra é algo que eu considero muito agradável. É claro que não o tempo todo, mas desenvolvi técnicas para me distrair e amenizar as sensações más."»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário