quinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Eduardo Lourenço vence Prémio Jacinto do Prado Coelho


«O ensaísta Eduardo Lourenço ganhou o prémio Jacinto do Prado Coelho pela obra Tempo da Música. Música do Tempo, revelou [ontem] à Lusa fonte do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários.

O prémio, no valor de cinco mil euros e que distingue ensaios literários, foi atribuído por unanimidade a Eduardo Lourenço por esta obra publicada em 2012 que reúne textos inéditos seleccionados pela historiadora de arte e musicóloga Barbara Aniello.

O júri, composto por Clara Rocha, Maria João Reynaud e Teresa Martins Marques, justificou a escolha pela "qualidade indiscutível da obra, reconhecida por pessoas da área da literatura bem como da musicologia".

O prémio será entregue [hoje] às 18h30, na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

Tempo da Música. Música do Tempo reúne 212 reflexões escritas por Lourenço entre 1948 e 2006, que estavam dispersas em folhas avulsas, em agendas de bolso, páginas soltas ou agrafadas, algumas encontradas dentro de livros, que Barbara Aniello foi juntando, inventariando e catalogando no espólio do ensaísta.

Numa reflexão, Eduardo Lourenço escreveu: "Certamente, se um dia voltar para Deus, a nenhuma outra coisa o deverei senão a estas estradas de uma melancolia lancinante que, desde o canto gregoriano até Messiaen, devoram em mim o sentimento da realidade do mundo visível."

Eduardo Lourenço, considerado um dos maiores pensadores portugueses, nasceu em 1923 em São Pedro de Rio Seco (Guarda), e embora resida em França desde os anos 1960, manteve sempre uma grande ligação a Portugal, refllectindo sobre a sociedade portuguesa. Em 2011, a Fundação Calouste Gulbenkian editou a sua obra completa.»

Via Público.

0 comentários:

Enviar um comentário