sexta-feira, 18 de Maio de 2012

As capas de revista mais polémicas de sempre


«A capa da revista Time de 21 de Maio de 2012 foi a última a gerar polémica. Houve quem não gostasse de ver Jamie Lynne Grumet a amamentar o seu filho de três anos. Veja outras primeiras páginas controversas.»


«Em 1968, a revista Esquire saiu para as bancas com uma capa simples: o pugilista Muhammad Ali,  vestido apenas com os calções, meias e botas que habitualmente levava para o ringue. E depois, cinco setas espetadas no peito e uma na perna. Houve quem fizesse uma ligação entre esta forte imagem e Jesus Cristo sacrificado. Mas na realidade, é uma referência ao Martírio de São Sebastião, uma pintura do artista renascentista Andrea Mantegna e representava o sacrifício de Ali: tinha perdido o seu título de campeão do mundo de pesos pesados, a sua licença para continuar a lutar e tinha sido condenado a 5 anos de prisão. Tudo por se recusar a servir o exército norte-americano.»


«Numa edição mais recente, de Dezembro de 2000, a revista Esquire publicou uma fotografia de Bill Clinton que então se preparava para deixar a presidência dos Estados Unidos. A imagem foi inspirada no famoso Lincoln Memorial, em Washington, mas houve quem fizesse outra interpretação: a virilha acentuada era uma insinuação quanto ao escândalo Monica Lewinsky, a estagiária com quem Clinton terá mantido relações sexuais. O Presidente norte-americano negou o caso sob juramento.»


«Veena Malik vinha nua na edição de Dezembro de 2011 da FHM Índia. Talvez no Ocidente esta imagem não causasse escândalo, mas no Paquistão, de onde a actriz muçulmana é originária, levantaram-se muitos problemas. Até as letras ISI escritas no seu braço direito têm um significado no País: é o nome da agência secreta nacional, a ISI. A actriz negou sempre estar completamente nua, mas não foi poupada às críticas dos conservadores.»


«A capa da revista Life de 26 de Novembro de 1965 chocou muitos norte-americanos. O texto dizia isso mesmo: até então, pouco haviam visto o que se passava na guerra do Vietname e aquela imagem, tirada por Paul Schutzers, de um vietcong com os olhos e boca tapados pelos soldados do exército dos EUA era o banho de realidade para muitos.»


«Calma, não se assuste. Apesar da ameaça, não há registo de a equipa da National Lampoon ter assassinado o cão. Logo na capa deste edição de Janeiro de 1973 vem assumido o tom da publicação: é "humorística", logo, não deve ser levada muito a sério. Segundo o Mirror, esta capa provocou muitos risos. Sobretudo por causa da expressão dos olhos do cão.»


A polémica destas capas da Time e da Newsweek de 1994 está na comparação. «Ambas trazem a imagem de O. J. Simpson quando foi detido a 17 de Junho de 1994. Mas a foto da Time parece ter sido modificada para que o ex-atleta ficasse mais escuro. Teria uma intenção racista?»


«Quanto vale uma foto de Michael Jackson? Esta, alegadamente, terá custado à revista OK! um milhão de dólares (cerca de 784 mil euros). Mas também lhe valeu muitas críticas por ter publicado, em Junho de 2009, a imagem do Rei da Pop já morto.»


«Em Outubro de 1971, quando a modelo Darine Stern pousou para a Playboy, a questão racial ainda se colocava nos Estados Unidos. Mas houve quem criticasse esta escolha: seria um avanço para as modelos negras ou um passo atrás para o movimento feminista?»


«Esta capa da Private Eye fez uma crítica feroz à imprensa e ao público que mesmo depois da morte da Princesa Diana, continuava em busca dos melhores furos.»


«Não há editor que não conheça esta regra: temas religiosos podem sempre suscitar críticas. Com o título "A paixão de Kanye West", a edição de 9 de Fevereiro de 2006 da Rolling Stone trazia uma imagem do rapper com a coroa de espinhos. »


«Será que, se John Lennon não tivesse sido assassinado poucas horas depois desta fotografia, esta capa da Rolling Stone seria tão famosa? Nunca se saberá. A imagem em que o ex-Beatle surge nu abraçado à mulher Yoko Ono é uma das mais icónicas tirada pela famosa fotógrafa Annie Leibovitz e foi eleita pela American Society of Magazine Publishers como a capa de revista mais popular dos últimos 40 anos.»


«A capa de 21 de Julho de 2008 da revista New Yorker pretendia fazer uma sátira aos conservadores que passavam a imagem de que o, então, candidato à Casa Branca era um terrorista. Mas a ilustração correu mal: o porta-voz da campanha de Obama chegou a dizer que tinha "falta de gosto" e era "ofensiva".»


«Mais um tema religioso para a capa de Abril da revista Time. Em fundo negro apenas a pergunta: "Deus está morto?" A ideia não era dar uma resposta a esta questão, mas fazia referência à reportagem sobre um movimento que então surgira nos EUA e que proclamava a morte de Deus.»


«A actriz foi a primeira a pousar grávida e nua para uma revista, mas não foi a última. Depois desta capa da Vanity Fair de Agosto de 1991, muitas outras mulheres fizeram o mesmo. Mas há 21 anos, houve quiosques que se recusaram a colocar esta capa nas suas prateleiras.»


«A pose que a modelo Gisele Bündchen e o basquetebolista LeBron James assumem nesta edição da Vogue, de Abril de 2008, foi acusada de conotação racista. Houve quem visse na imagem a recriação do King Kong.»

Ler na Sábado e aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário