sexta-feira, 18 de Maio de 2012

Hoje é o Dia Internacional dos Museus


«Visitas guiadas, espectáculos, palestras, maratonas de leitura e ateliers para crianças vão animar hoje museus de todo o país, para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

Instituído em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional dos Museus, com entrada gratuita nestes espaços, tem como objectivo sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

No sábado, celebra-se a Noite dos Museus, iniciativa lançada em 2005, em França, e à qual Portugal também aderiu, a nível institucional, através do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), festejando com iniciativas semelhantes às do Dia dos Museus, também com entrada gratuita.
 
Em Lisboa, hoje, o Museu dos Coches realiza, a partir das 10h, os tradicionais passeios de carruagens puxadas por cavalos até ao Mosteiro dos Jerónimos. Na Noite dos Museus, a partir das 18h30, o museu fará ainda uma projecção em forma de visita virtual que documenta a evolução do novo museu, em construção a algumas centenas de metros, e que deverá abrir no final de 2013.

No Museu de Arte Popular haverá uma demonstração de robótica, o Museu da Música falará sobre a música portuguesa em 57 minutos, e o Museu Nacional de Arqueologia realiza ateliers sobre jóias, entre outras iniciativas.

No Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis celebra com uma actuação do grupo de Artes Circenses da Escola de Miragaia, seguida de oficina, e na Noite dos Museus promove vários concertos, um deles pelo Ensemble Vocal Capella Duriensis, dirigido pelo maestro Jonathan Ayerst.

No Alentejo, o Museu de Évora celebra no sábado com um concerto pelo Coral de Évora e Coro da Ordem dos Engenheiros de Lisboa, e com a inauguração da exposição "Desenhos de Joaquim Bravo - Colecção do Museu de Évora".

No Algarve, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, o sábado é celebrado com a apresentação pública do Projecto "Casas com História".»

Ler no Sol.

0 comentários:

Enviar um comentário