quinta-feira, 17 de Maio de 2012

Assassino do Zodíaco foi encoberto?


«Lyndon Lafferty, um polícia de trânsito norte-americano reformado, acredita que encontrou o verdadeiro assassino que ficou conhecido como o Zodíaco, e que cometeu pelo menos cinco homicídios, entre 1968 e 1969, na área de São Francisco, na Califórnia (o criminoso reclamava 37 vítimas).

Amigo de infância do principal suspeito da polícia, que foi ilibado depois de um teste de ADN, Lafferty escreveu o livro The Zodiak Killer Cover-up, publicado nos Estados Unidos em Fevereiro, onde apresenta uma nova teoria e explica por que razão o homicida em série nunca foi apanhado.

Depois de décadas a dedicar-se à investigação das várias pistas do caso, ele acredita que o serial killer é um homem que terá hoje 91 anos e que vive em Solano County, na Califórnia. Segundo Lafferty, este terá sido protegido pela própria hierarquia da investigação. “Corrupção e intervenção política colocaram a investigação sob uma capa de secretismo, dando imunidade ao louco assassino Zodíaco e uma licença para matar”.

O criminoso costumava enviar cartas aos jornais e criptogramas que eram tão complicados que alguns ainda hoje não foram descodificados. As suas vítimas foram alvejadas a tiro ou mortas à facada, e tinham entre 16 e 29 anos. Pelo menos três sobreviveram. A polícia de São Francisco fechou o caso em 2004, mas reabriu-o em 2007. O principal suspeito da polícia, Arthur Leigh Allen, amigo do autor do livro, acabou por ser ilibado depois de fazer exames de ADN que não coincidiam com o da saliva presente no envelope das cartas enviadas pelo assassino.

O caso foi adaptado ao cinema em 2007, num filme realizado por David Fincher, com Robert Downey Jr e Jake Gyllenhaal como protagonistas.»

Ler na Sábado e aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário