segunda-feira, 14 de Maio de 2012

Leica de série nula vale 2,16 milhões


«Uma máquina fotográfica de 1923, considerada uma raridade por ser uma das 25 da série que deu origem à Leica A, foi leiloada neste fim-de-semana em Viena, na Áustria, por 2,16 milhões de euros, estabelecendo um novo recorde mundial para este tipo de material. O anterior recorde pertencia a outra máquina desta série, comprada em Maio do ano passado por 1,32 milhões de euros.

A máquina fotográfica, que é agora a mais cara da história, está catalogada como pertencente à “série nula” ou Série 0 da Leica, sendo uma das 25 que serviram de protótipo à Leica A, a primeira máquina compacta comercial a usar rolo de 35 mm e que chegou às lojas em 1925. Da série de 25, hoje apenas existem 12.

Antes de o leilão se realizar, o valor de venda desta Leica estava estimado entre os 300 mil e os 600 mil euros, tendo rapidamente superado a barreira do milhão. A máquina foi comprada por um coleccionador privado que quis manter o anonimato. No ano passado, a outra máquina desta série foi comprada por um coleccionador asiático e fez história ao tornar-se na primeira máquina fotográfica a superar o milhão de euros.

Até então, nunca uma máquina fotográfica tinha atingido um valor tão alto em leilão. O valor do último recorde pertencia a uma máquina de 1839, uma das primeiras câmaras fabricadas comercialmente, arrematada em 2010 por 732 mil euros.»

Ler no Público.

0 comentários:

Enviar um comentário