sexta-feira, 8 de Março de 2013

Portugal recusou filmagens de Evita


«Evita, filme de 1996, realizado por Alan Parker e protagonizado por Madonna, esteve para ser filmado no São Carlos, em Lisboa, mas o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) recusou. O lamento foi manifestado pelo gestor e empresário László Hubay Cebrian, por ocasião da promoção do filme Vontade Indomável, adaptação do livro homónimo escrito pela sua mãe, Edle Hubay Cebrian.

Segundo László H. Cebrian, antigo director-geral da Walt Disney Company Portugal e fundador da produtora portuguesa Célebres Memórias, devido à intransigência do organismo, Evita, vencedor de um Óscar, acabou por ser rodado em Budapeste, embora fosse sua vontade que as filmagens tivessem tido lugar em Portugal, país que acolheu a sua família, fugida da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial.

Em conferência de imprensa, o empresário, referindo-se à actual conjuntura em Portugal e aos cortes nos apoios à cultura, foi peremptório ao afirmar que vê a indústria do cinema "como um negócio".

László, no contexto da apresentação do filme Vontade Indomável - uma co-produção luso-húngara-americana estimada em mais de 15 milhões de dólares -, sustentou que "este filme não é um objecto de arte. É um negócio!" E por conseguinte, independentemente da crise em Portugal, "aqueles que acreditam nos projectos investem (neles)", enfatizou, comparando ainda a indústria cinematográfica a um "negócio como a construção de prédios".

O gestor destacou que, à semelhança de outros negócios, produzir um filme gera empregos, exige a formação de equipas e, consequentemente, pode conduzir a negócios paralelos. Neste caso em particular (do filme que está a promover), além das receitas de bilheteira, há a equacionar "os ganhos com o merchandising e as transmissões televisivas, entre outros".

Enfatizou ainda que "um filme que vem à cidade é um benefício para a economia", destacando também que qualquer filmagem que ocorra em determinado local funciona, inevitavelmente, "como um postal que mostra diferentes realidades e culturas".

László Hubay Cebrian está confiante no sucesso do seu filme, elogiando a equipa "de excelência" que reuniu e sublinhando que "este será o maior projecto em que uma produtora portuguesa alguma vez esteve envolvida".

"Os patrocinadores – está já confirmado o apoio do BES, do OTP Bank (húngaro), da ZON Lusomundo, e ZON Multimédia - acreditam no potencial do projecto", concluiu o gestor.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário