quinta-feira, 7 de Março de 2013

8 ½ Festa do Cinema Italiano: Programa


A 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa de 21 a 28 de Março para celebrar a sua 6.ª edição e trazer a Lisboa uma selecção das mais relevantes produções cinematográficas italianas da última temporada. Numa edição marcada pela passagem do evento para o Cinema São Jorge, o cartaz apresenta uma mostra das melhores longas–metragens (em competição e fora de competição) produzidas em Itália.

A sessão de abertura traz ao São Jorge Marco Tullio Giordana, que vem à 8 ½ apresentar o novo filme Romanzo di una strage, no dia 21, às 21h30, na sala Manoel de Oliveira. O realizador do filme A Melhor Juventude volta a contar a história de Itália num dos filmes mais premiados em festivais internacionais.

No dia 22, às 21h, começa o ciclo «Mani in Alto!» que vai transformar o Teatro do Bairro na sala lisboeta do cinema de género italiano dos anos 70, uma retrospetiva que revisita estilos cinematográficos como o poliziottesco e o spaghetti western. «Mani in Alto!» é organizado em colaboração com a revista Nocturno, uma publicação de referência em Itália e além fronteiras dedicada ao universo do cinema di genere. «Mani in Alto!» apresenta filmes como Milano Calibro 9, Keoma e Milano Odia: la polizia non puó sparare.

Paolo Genovese vai estar no Cinema São Jorge, sábado, 23, às 21h30, para apresentar a comédia, Una famiglia perfetta, protagonizada por Sergio Castellitto.

Domingo, 24 de Março, é dia de Benfica e de Il Gattopardo. Às 15h30 é exibido o documentário Benfica – Torino 4 a 3, que retrata o trágico acidente de avião que em 1949 custou a vida à equipa do Grande Torino que esteve em Portugal para participar num jogo amigável. Vários jogadores do Benfica vão estar presentes nesta sessão.

A secção Amarcord traz ao Cinema São Jorge uma sessão única, no dia 24, às 17h30, com a projecção de Il Gattopardo de Luchino Visconti, uma cópia digital restaurada pela Cineteca di Bologna, em colaboração com o Centro Sperimentale di Cinematografia-Cineteca Nazionale de Roma e a prestigiada The Film Foundation.

A secção Competitiva leva ao Cinema São Jorge, segunda, 25, às 21h30, Bellas mariposas. O realizador, Salvatore Mereu, vai estar em sala para apresentar o filme. Io Sono Li de Andrea Segre, Il Futuro de Alicia Scherson são 2 dos 7 títulos que integram a seleção de filmes em competição nesta edição.

Na sessão de encerramento é exibido o filme La migliore offerta, de Giuseppe Tornatore, às 21h30 de dia 28, no Cinema São Jorge. 8 ½ acaba em festa, à meia-noite, no Ritz Clube, com o concerto dos Calibro 35, um projecto que revisita bandas sonoras dos filmes policiais dos anos 60 e 70, tendo como ponto de partida a electrizante fusão entre o funk, jazz, rock e groove.

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano tem o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e é uma parceria estratégica CML/EGEAC e co-produção Cinema São Jorge.



0 comentários:

Enviar um comentário