segunda-feira, 11 de Junho de 2012

Tony Awards 2012: Vencedores


«O drama musical Once, de Enda Walsh, conta a história de amor entre um músico irlandês e uma imigrante checa na cidade de Dublin. Foi o vencedor da noite dos Tony Awards, que todos os anos premeiam o que de melhor se faz nos palcos da Broadway, em Nova Iorque. Arrecadou oito prémios, entre eles de melhor musical. Clybourne Park venceu o galardão de melhor peça de teatro.

O espectáculo, baseado no filme homónimo de 2006 de John Carney e adaptado aos palcos pelo dramaturgo irlandês Enda Walsh, estava nomeado em 11 categorias. Além de melhor musical, Once venceu as estatuetas de melhor actor, para o norte-americano Steve Kazee, melhor libreto, cenografia, iluminação, som, direcção musical e orquestração.

Estreado esta temporada, em Dezembro de 2011, Once foi o primeiro musical de Enda Walsh, que é considerado um dos grandes autores contemporâneos. Recentemente o irlandês passou por Portugal, a propósito do ciclo de teatro que o homenageou no Porto, e revelou numa entrevista ao Ípsilon que apenas aceitou o convite para fazer o musical porque, na altura, estava a trabalhar num filme "muito, muito deprimente" e “precisava de estar numa sala onde se falasse de amor e coisas assim”.


Os vencedores anuais dos Tony Awards, que não avaliam as produções fora da Broadway, são escolhidos por cerca de 700 produtores, actores e escritores. Começaram a ser distribuídos em 1947 e chamam-se assim em homenagem à actriz, encenadora e filantropa Antoinette Perry, cuja alcunha era Tony. A cerimónia de entrega dos prémios aconteceu no domingo em Nova Iorque.»

Leia no Público. Consulte a lista completa dos vencedores aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário