terça-feira, 12 de Junho de 2012

Seis companhias de teatro à beira da extinção


«Seis companhias de teatro alertaram [ontem] que estão "à beira da extinção", por dificuldades financeiras, e exigiram do Governo a conclusão, "até final de setembro", do processo relativo aos próximos financiamentos. A posição, divulgada através de comunicado, junta as companhias de teatro descentralizadas que, na semana passada e até sábado, participaram num encontro em Évora.

O Centro Dramático de Évora (Cendrev), A Escola da Noite (de Coimbra), ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras (Covilhã) e o Teatro Regional da Serra do Montemuro são os subscritores do documento. As estruturas, participantes na 5ª edição do Festival das Companhias da Descentralização, alertaram, no final, "para o facto de estarem à beira da extinção".

"A manutenção do atual nível de financiamento determinará o desaparecimento" destes grupos teatrais, "dada a insustentável situação em que se encontram", afirmam, no documento com as conclusões do encontro, citado pela Lusa. Os grupos consideram "o panorama assustador", pois, "além dos cortes no financiamento público, entre os 38 e os 60 por cento", há também "atrasos na liquidação de apoios comunitários" e "incapacidade de garantir a contrapartida nacional em projetos internacionais", entre outros constrangimentos. "Muitas autarquias, parceiros essenciais das companhias ao longo dos anos, estão a denunciar protocolos e há outras que se atrasam anos em pagamentos contratualizados", acrescentam.»

Ler na TVI 24.

0 comentários:

Enviar um comentário