sexta-feira, 15 de Junho de 2012

Japoneses criam fórmula que prevê sucesso de filmes


«Candidatos improváveis ao estrelato nos ecrãs de cinema, físicos japoneses poderão, em breve, tornar-se as musas de cineastas em redor de todo o mundo, após desenvolverem uma fórmula capaz de prever o sucesso de um filme antes de ser lançado.

Uma equipa de cientistas da Universidade Tottori desenvolveu um conjunto de modelos matemáticos que mede quanto foi gasto em publicidade antes da estreia do filme, ao longo de qual período e qual o impacto do filme nos meios de comunicação social. Usando os modelos, os investigadores previram a popularidade de vários sucessos de bilheteira, incluindo O Código Da Vinci, Homem Aranha 3 e Avatar, que posteriormente compararam com os ganhos reais gerados pelas películas.

"Parecem combinar muito bem, o que significa que os cálculos podem fornecer uma previsão bastante razoável do quão bem sucedido um filme pode ser antes de ser lançado", destacou um comunicado do Instituto de Física, que publicou o artigo esta sexta-feira no Journal of Physics. A equipa espera aplicar o seu modelo noutros mercados comerciais, como música online, fast food, refrigerantes e organização de eventos.

O principal autor do estudo, Akira Ishii, disse que um importante benefício da fórmula foi capacitar uma companhia a determinar o melhor momento de investir em publicidade. "Eu penso que o nosso modelo é muito genérico. Funcionará noutros países também", explicou o físico, acrescentando que espera tornar a fórmula disponível comercialmente.»

Ler no Diário Digital e aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário