sexta-feira, 15 de Junho de 2012

Escrever um livro em 2012 minutos


«A escrita de um livro em 2012 minutos vai unir as Capitais Europeias da Cultura e da Juventude, Guimarães 2012 e Braga 2012, respetivamente, em uma "maratona" que pretende desmistificar o conceito que o escritor é um "ser iluminado".

A iniciativa do escritor Pedro Chagas Freitas começa no sábado, às 9.30, em Braga, e termina em Guimarães, quase 34 horas depois, "sem paragens nem interrupções" e poderá ser acompanhada "quase em direito" através da Internet ou nos locais de escrita.

"Passar um dia e mais algumas horas a escrever não é nada inédito para um escritor. É o seu trabalho. A ideia é mostrar isso mesmo. Como se desenrola um processo criativo, como se trabalha. Escrever é como uma outra profissão qualquer", explicou à Lusa o escritor.

A cada 100 minutos, o escritor propõe-se a escrever um capítulo: "Depois do primeiro escrito, contacto uma pessoa que me dá a ideia e tenho 100 minutos para seguir com a história e assim sucessivamente até chegar aos 21 capítulos". Esta corrida de fundo através da escrita tem, segundo Pedro Chagas Freitas, dois objetivos. "Aproximar as duas Capitais Europeias que o Minho celebra em 2012 e mostrar que um escritor é um trabalhador como qualquer outro e que a inspiração não é uma qualidade supranatural. Escrever é trabalhar", enumerou.

O trabalho de Pedro Chagas Freitas poderá ser acompanhado nos locais onde o escritor estará a escrever, primeiro na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, e depois no Círculo de Arte e Recreio, em Guimarães. "Tudo o que eu escrever, apagar, corrigir ou o que for poderá ser visto num ecrã colocado em cada um dos locais", explanou Pedro Chagas Freitas. Questionado se este é um livro para editar "em papel", o escritor disse que esse "é um objetivo" mas, alertou, "será preciso estudar a questão da autoria e direitos de autor, uma vez que o argumento será partilhado".

Entre os 21 argumentistas estarão nomes como Cristina Caras Lindas, Francisco Penim, Sílvia Rizzo, Paulo Fragoso, Adelaide de Sousa, Jorge Mourato, Piet Hein Bakker, António Esteves, Clara Pinto Correia, Fernando Venâncio, Carlos Alberto Moniz, Eduardo Madeira, Pedro Teichgraber, Rui Sinel de Cordes, Pedro Boucherie Mendes, Cristina Areia e Gustavo Santos. "Tive o cuidado de pedir colaboração a pessoas de vários saberes, o que poderá dificultar a minha tarefa mas vai, com certeza, enriquecer a obra", adiantou. Isto porque, explicou, "o ser humano é aquilo que a vida faz dele e pessoas de diferentes campos têm necessariamente diferentes visões e irão dar diferentes estímulos".

A expectativa de receber diferentes estímulos, disse, "torna o resultado final ainda mais imprevisível". Uma vez escrito, cada capítulo será publicado no blogue livro2012.blogspot.com, onde poderão ser lidos e comentados. "Este vai ser um grande desafio. Um trabalho dinâmico que vai derrotar a solidão do processo de escrita", afirmou.»

Ler no Diário de Notícias.

0 comentários:

Enviar um comentário