«O dia de abertura do Optimus Primavera Sound fica marcado pela presença de artistas como Yann Tiersen, Suede, The Drums, mas também por The Rapture, Atlas Sound, Mercury Rev, Bigott e Stopestra!.
O compositor e multi-instrumentista francês Yann Tiersen, que ficou conhecido pela banda sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie, apresenta o sétimo álbum, Skyline, em palcos portuenses, depois de lançado em outubro passado. Também os londrinos Suede, considerados uma das bandas mais populares do Reino Unido e associados ao movimento brit-pop dos anos 1990, são cabeças de cartaz do primeiro dia do festival, regressando aos palcos depois de sete anos de ausência.
Por seu lado, o popular single "Let's Go Surfing" permite uma fácil identificação da banda indie-pop norte-americana The Drums, que lançou em 2011 o álbum Portamento e que visita hoje o Porto. Dos Estados Unidos da América, vem também a banda formada em 1998 The Rapture, que mistura vários estilos de música como indie-rock, funk e eletrónica e que conta já com quatro álbuns, sendo o mais recente dos quais In The Grace of Your Love, de 2011.
Do projeto a solo de Bradford Cox, Atlas Sound, nasce o álbum Parallax, com canções como "Mona Lisa" e "Terra Incógnita", que se vão poder ouvir no final de tarde do primeiro dia de festival. Mercury Rev, a banda de rock nova-iorquina que se formou em 1984, vem substituir os Explosions in the Sky, que cancelaram a presença do festival. Ao evento que tem lugar no Parque da Cidade do Porto junta-se também Borja Laudó, cujo projeto Bigott obteve sucesso com o álbum That Sentimental Sandwich, aliando o folk ao tecno-pop.
A música de origem portuense tem também lugar no primeiro dos quatro dias de música no Parque da Cidade, com a banda Stopestra!, formada em 2010, que traz música de cerca de 100 músicos amadores e profissionais.
O Optimus Primavera Sound realiza-se no Parque da Cidade do Porto entre hoje e domingo, tendo já feito com que "pelo menos quatro ou cinco mil pessoas deixassem de ir a Barcelona", afirmou Alberto Guijarro, um dos diretores do festival catalão à agência Lusa.»
Ler no Diário de Notícias. Mais informações aqui.
0 comentários:
Enviar um comentário