quinta-feira, 7 de Junho de 2012

Optimus Primavera Sound 2012 arranca hoje





«O dia de abertura do Optimus Primavera Sound fica marcado pela presença de artistas como Yann Tiersen, Suede, The Drums, mas também por The Rapture, Atlas Sound, Mercury Rev, Bigott e Stopestra!.

O compositor e multi-instrumentista francês Yann Tiersen, que ficou conhecido pela banda sonora do filme O Fabuloso Destino de Amélie, apresenta o sétimo álbum, Skyline, em palcos portuenses, depois de lançado em outubro passado. Também os londrinos Suede, considerados uma das bandas mais populares do Reino Unido e associados ao movimento brit-pop dos anos 1990, são cabeças de cartaz do primeiro dia do festival, regressando aos palcos depois de sete anos de ausência.

Por seu lado, o popular single "Let's Go Surfing" permite uma fácil identificação da banda indie-pop norte-americana The Drums, que lançou em 2011 o álbum Portamento e que visita hoje o Porto. Dos Estados Unidos da América, vem também a banda formada em 1998 The Rapture, que mistura vários estilos de música como indie-rock, funk e eletrónica e que conta já com quatro álbuns, sendo o mais recente dos quais In The Grace of Your Love, de 2011.

Do projeto a solo de Bradford Cox, Atlas Sound, nasce o álbum Parallax, com canções como "Mona Lisa" e "Terra Incógnita", que se vão poder ouvir no final de tarde do primeiro dia de festival. Mercury Rev, a banda de rock nova-iorquina que se formou em 1984, vem substituir os Explosions in the Sky, que cancelaram a presença do festival. Ao evento que tem lugar no Parque da Cidade do Porto junta-se também Borja Laudó, cujo projeto Bigott obteve sucesso com o álbum That Sentimental Sandwich, aliando o folk ao tecno-pop.

A música de origem portuense tem também lugar no primeiro dos quatro dias de música no Parque da Cidade, com a banda Stopestra!, formada em 2010, que traz música de cerca de 100 músicos amadores e profissionais.

O Optimus Primavera Sound realiza-se no Parque da Cidade do Porto entre hoje e domingo, tendo já feito com que "pelo menos quatro ou cinco mil pessoas deixassem de ir a Barcelona", afirmou Alberto Guijarro, um dos diretores do festival catalão à agência Lusa.»

Ler no Diário de Notícias. Mais informações aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário