«Um deputado do partido neo-nazi grego Aurora Dourada agrediu [hoje] a deputada comunista Liana Kanelli e atirou um copo com água contra outra parlamentar do Syriza durante um debate televisivo.
O incidente ocorreu durante um debate no canal privado ANT-1 TV, momentos depois da deputada do Syriza Rena Dorou ter acusado os neo-nazis do Aurora Dourada de quererem fazer o país regredir "500 anos". Reagindo às críticas, o porta-voz fascista Ilias Kasidiaris atirou água à parlamentar. De seguida, Kasidiaris respondeu aos protestos da deputada comunista Liana Kanelli agredindo-a na cara.
Kasidiaris foi posteriormente fechado numa sala de estúdio pelos seguranças do canal. O dirigente e porta-voz do partido, com passado militar, arrombou a porta e fugiu, sendo posteriormente detido pela polícia grega. Kasidiaris não goza de imunidade parlamentar, uma vez que o Parlamento já foi dissolvido.
O caso está a chocar o país e foi já condenado pelo Governo cessante, mas é apenas o mais recente de uma série de incidentes protagonizados pelo Aurora Dourada. Vários políticos e jornalistas foram ameaçados, perseguidos e atacados nos últimos meses pelos neo-nazis, que entraram no Parlamento com um resultado histórico nas eleições de 6 de Maio mas arriscam agora ficar de fora da assembleia devido a uma drástica queda nas sondagens.»
Ler no Sol.
0 comentários:
Enviar um comentário