sexta-feira, 11 de Maio de 2012

Como identificar sarcasmo na Internet


«Para quem está cansado de piadas na Internet, uma equipa de investigadores da Universidade Hebraica, em Israel, criou uma solução prática e muito útil: um programa de computador capaz de reconhecer o sarcasmo em frases escritas na web.

Segundo o arquivo em PDF divulgado pela equipa de cientistas, o algoritmo recebeu o nome de SASI (sigla para "algoritmo semi-supervisionado para identificação do sarcasmo", em inglês). Já foi testado no Twitter e também com 66 mil textos sobre produtos da loja virtual da Amazon, onde conseguiu identificar com precisão 77% de conteúdos sarcásticos de utilizadores sobre alguns itens.

Ainda de acordo com o documento, o SASI não serve apenas para apontar frases engraçadinhas. Ele pode ser bem eficiente em gerar conteúdo personalizado em redes sociais e lojas virtuais. Caso algum cibernauta opine negativamente sobre determinado item em algum serviço online, por exemplo, ao invés de exibir o comentário completo, o site pode fazer uma filtragem para localizar o sarcasmo e substituí-lo por um simples símbolo de "não aprovado".

Outra vantagem desse tipo de software é a capacidade de procurar ferramentas na web para medir - através de tweets, mensagens no Facebook e outras páginas de constante interacção - a opinião das pessoas em relação a certo produto, ideia ou a algum acontecimento importante. Além disso, o programa pode ajudar os utilizadores a criar melhores conteúdos personalizados, como também recomendações e anúncios específicos de acordo com o gosto de cada indivíduo.»

Ler no Diário Digital, aqui e aqui.

0 comentários:

Enviar um comentário