terça-feira, 8 de Maio de 2012

28 logótipos com significados ocultos

O sítio BuzzFeed fez uma selecção de 28 famosos logótipos comerciais que incluem detalhes subtis que passam habitualmente despercebidos ao olhar comum. Decifre-os de seguida.



Para além de incluir as cores da bandeira de França, país de onde é originário, o logótipo da Carrefour («cruzamento» em português) associa-se ao significado da palavra, ao incluir duas setas em direcções opostas. O que muitas pessoas não percebem desde logo é que, no espaço negativo entre elas, está um «C» de Carrefour.


Outro logótipo com um significado oculto no espaço negativo. Dentro do «E» minúsculo, encontra-se a tromba de um elefante.


O logótipo do Jardim Zoológico de Bronx mostra, numa única imagem, animais e prédios. Mais uma «jogada» com o espaço negativo.


O «My» inicial é mais pessoal que o habitual, formando a palma de uma mão.


Os quadrados deste logótipo são na verdade o código binário do nome da empresa. Na primeira linha, 1010000, e na segunda, 0010100.


A Baskin Robbins vende, no total, 31sabores de gelado. Encontra-se, por isso, o número 31 entre as letras «B» e «R».


Aqui a IBM fez um pequeno trocadilho com a forma como se pronuncia a sua sigla em inglês. O «I» transforma-se assim num olho («Eye») e o «B» numa abelha («Bee»).


O logótipo da Eight foi inteiramente construído com o algarismo 8, «recortado» em certas zonas.


No logótipo da Elettro Domestici, empresa de aparelhos eléctricos, joga-se uma vez mais com o espaço negativo. O que parece uma ficha eléctrica pode também ser vista como a sigla ED.


O que à primeira vista pode parecer apenas lettering moderno é na verdade a representação gráfica de um sinal analógico, nas primeiras duas letras, e os algarismos 1 e 0, simbólicos do mundo digital, nas últimas.


O carácter familiar desta revista da Reader's Digest é assumido pelo conjunto de letras «ili», que representa uma família de três pessoas.


A Toblerone é originária de Berna, na Suíça, que é também conhecida como «a cidade dos ursos». Por essa razão, é possível encontrar a silhueta de um urso no interior da montanha.

O logótipo da FedEx esconde uma seta entre o «E» e o «X», para simbolizar a velocidade nas entregas da empresa.


O símbolo da Northwest Airlines tem dois significados ocultos. Por um lado, esconde as letras «N» e «W», e por outro, a seta faz do círculo uma bússola, apontando para noroeste.


A Snooty Peacock é uma loja de jóias. Assim, dependendo do ponto de vista, pode-se vislumbrar no seu logótipo uma mulher a usar jóias ou um pavão.


Exemplo de ordem e simetria, o símbolo da Sun é constituído unicamente pelas letras «U» e «N», cujas minúsculas juntas formam um «S».


A seta no logótipo da Amazon tem um duplo propósito: é um sorriso, símbolo da satisfação dos consumidores, e indica que, no seu site, se pode encontrar tudo, de «A» a «Z».


Há quem não o perceba à primeira vista, mas o espaço negativo do logótipo da Fórmula 1 esconde o número 1 entre o «F» e as linhas de velocidade.


É um mapa de África, claro. Mas é também a silhueta de um adulto e uma criança que se olham.


Neste logótipo conceptual, o golfista que bate na bola é também um legionário (aludindo ao nome da empresa).


Parece apenas uma mulher numa posição de yoga, certo? Mas no espaço negativo entre a sua perna levantada e a mão que a segura está a silhueta de Austrália.


No símbolo deste restaurante de comida mexicana, a combinação «tit» representa um casal a comer.


No símbolo da Goodwill, o «G» é, na realidade, uma cara sorridente.


O logótipo da NBC representa um pavão, símbolo da estação. As diferentes cores nas suas penas identificam, por outro lado, as seis divisões da empresa.


As duas primeiras letras deste símbolo formam um pneu, aludindo ao sector da empresa.


A Unilever produz milhares de produtos diferentes, pelo que o «U» do seu logótipo é formado por símbolos que, de algum modo, os pretendem representar.


O símbolo deste puzzle, de nome Cluenatic, é, em si próprio, um puzzle. As letras «Clue» estão organizadas de forma labiríntica e, ao longe, o símbolo representa uma chave.


No logótipo da Hartford Whalers encontram-se três motivos: a cauda de uma baleia, a letra «W» a verde e a letra «H» no espaço negativo entre ambos.

Ler aqui.

2 comentários:

Já o vi tantas vezes que nem acredito que nunca percebi que o logo da Amazon faz a ponte do A ao Z. Artigo espetacular. Parabéns.

Fiquei muito impressionado com o símbolo da Spartan, está de génio e muito bem conseguido.

Enviar um comentário