quarta-feira, 9 de Maio de 2012

Academia Portuguesa de Cinema escolhe candidato ao Óscar


«O Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (ou mais corretamente de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, uma vez que é condição essencial a película não ser falada em inglês) é atribuído anualmente durante a cerimónia de entrega das estatuetas douradas, promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O leque de selecionados é efetuado a partir dos filmes propostos à organização por cada país, que escolhe uma película que o represente.

Em Portugal, até agora, essa tarefa cabia ao Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e passará a partir deste ano a ser da responsabilidade da Academia Portuguesa de Cinema, criada em julho de 2011, tendo em conta os critérios estabelecidos pela entidade americana.

Em 2012, a Academia instituiu os Prémios Sophia (em homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen), que pretendem ser os equivalentes nacionais aos Óscares, Bafta ou Goya, com as categorias de Melhor Filme, Realizador, Ator e Atriz, Banda Sonora, Fotografia, Argumento Original e Adaptado, Curta-Metragem, Documentário e Filme Estrangeiro.»

Ler no Sapo.

0 comentários:

Enviar um comentário