segunda-feira, 16 de Julho de 2012

Carol Ann Duffy vence PEN/Pinter 2012


«A poeta britânica Carol Ann Duffy, que já este ano tinha sido distinguida com o prémio literário Costa Book na categoria de poesia, foi agora anunciada como a vencedora do PEN/Pinter 2012.

O prémio literário - que distingue escritores britânicos ou escritores que sejam residentes no Reino Unido, com trabalhos que procurem "definir a verdade das nossas vidas e das nossas sociedades", - foi anunciado[na passada] quinta-feira à noite e vai ser entregue numa cerimónia em Londres em Outubro. O PEN/Pinter é anualmente entregue por escritores ligados à associação de escritores britânicos PEN, em honra do prémio Nobel Harold Pinter.

Nas palavras do júri, presidido por Antonia Fraser, viúva de Harold Pinter, Carol Ann Duffy é uma grande poeta. “Ela comenta acontecimentos contemporâneos de uma forma tão directa como nenhum poeta laureado fez antes”, disse Fraser aos jornalistas, citada pela BBC, destacando a escrita independente e por vezes estranha de Carol Ann Duffy.

À BBC, a poeta disse estar “profundamente agradecida”. “É uma honra muito grande receber um prémio que celebra um dos maiores escritores ingleses do século XX”, disse Carol Ann Duffy, que editou recentemente The Bees, o seu primeiro trabalho desde que em 2009 recebeu o título da Coroa britânica de Poeta Laureada, tornando-se na primeira mulher a ser a ser indicada com este título.

Carol Ann Duffy sucede assim ao dramaturgo e argumentista inglês David Hare (2011), Hanif Kureishi (2010) e Tony Harrison (2009).

O PEN/Pinter é entregue pela organização literária e de direitos humanos PEN e além de distinguir um escritor britânico ou residente no Reino Unido, premeia ainda um escritor que tenha sido perseguido pelas suas ideias, categoria na qual foi o ano passado distinguido o italiano Roberto Saviano. O vencedor deste prémio só é anunciado em Outubro.»

Ler no Público.

0 comentários:

Enviar um comentário