sexta-feira, 20 de Julho de 2012

A Vida Não é Aqui (Milan Kundera)


A Vida Não é Aqui
Por: Milan Kundera
Título original:  Život Je Jinde
D. Quixote


A D. Quixote publica no final do próximo mês um dos nove romances publicados pelo mais reputado escritor checo da actualidade, Milan Kundera. Originalmente publicado em 1973 e vencedor do Prémio Médicis, esta nova edição conta com uma capa desenhada pelo próprio Kundera.

Leia abaixo a sinopse de A Vida Não é Aqui:
Milan Kundera chegou a pensar dar a este romance o título A Idade Lírica. A idade lírica, segundo ele, é a juventude, e este romance é, acima de tudo, uma epopeia da adolescência, uma epopeia irónica que corrói ternamente valores sagrados: a infância, a maternidade, a revolução e, até mesmo, a poesia.

Com efeito, Jaromil é poeta. Foi a sua mãe que o fez poeta, e é ela que o acompanha (figurativamente) aos seus leitos de amor e (literalmente) ao seu leito de morte.

Personagem ridícula e comovente, horrível e de uma inocência total («a inocência com o seu sorriso sangrento»!), Jaromil é, ao mesmo tempo, um verdadeiro poeta. Não é um canalha, é Rimbaud. Rimbaud apanhado na armadilha da revolução comunista, na armadilha de uma farsa negra.

0 comentários:

Enviar um comentário