sexta-feira, 12 de Outubro de 2012

Opinião: O Ritual da Sombra (Éric Giacometti e J. Ravenne)


Título: O Ritual da Sombra
Autores: Éric Giacometti e Jacques Ravenne 
Edição: Publicações Europa-América 

Título Original: Le Rituel de l’Ombre
Tradução: Paula Antunes 
Género: Thriller
Ano: 2012 | Original: 2005
PVP 20,90€ | Páginas: 384

Sinopse aqui
Compre aqui


«Uma eficácia incontestável e um perfume de autenticidade.»
Première


Originalmente publicado em 2005, chegou no mês passado a Portugal o primeiro dos nove volumes da série «Antoine Marcas», escrita num esforço colaborativo entre os franceses Éric Giacometti e Jacques Ravenne.

O enredo acompanha, como não podia deixar de ser, o comissário Antoine Marcas, mestre mação, na investigação de dois misteriosos homicídios que invocam um bizarro pacto nazi, estabelecido dezenas de anos antes.

A envolvência e o estilo narrativo lembram de imediato Dan Brown, e mesmo quem não tenha lido mais de um par de páginas escritas pelo autor d’O Código Da Vinci conseguirá aperceber-se das semelhanças. É certo que a escrita é um pouco mais tradicional, competente apesar de não deslumbrar, mas a forma como se mistura o esoterismo histórico com a investigação de crimes transforma O Ritual da Sombra quase numa espécie de pastiche de Brown.

A componente maçónica da obra, baseada nas vivências dos seus dois autores - Jacques Ravenne é mestre maçónico no rito francês e Éric Giacometti investigou extensivamente a ordem nos seus trabalhos jornalísticos dos anos 90 - promete agradar a alguns, mas as breves passagens sobre as origens espirituais dos nazis acabam por ser as mais apelativas para a generalidade do público.

Leia O Ritual da Sombra se aprecia Dan Brown, Steve Berry, José Rodrigues dos Santos ou até mesmo Daniel Silva. Não sendo verdadeiramente original, a obra esconde uma história intrigante e absorvente, ao mesmo tempo que desvenda a realidade da maçonaria actual. 


PÚBLICO-ALVO
Fãs de thrillers baseados em factos históricos, à semelhança dos de Dan Brown, ou de livros de crime e mistério no geral. Mais especificamente, também os apreciadores de enredos centrados em maçonaria ou nazismo terão motivos para ler O Ritual da Sombra


Texto: Tiago Matos


2 comentários:

Odracir Alobir diz:

Me interessei no livro, trabalho com produtos de maçonaria no Brasil e gostaria de adquirir alguns exemplares para revenda. Por favor, me informe a respeito de compra para o Brasil, preços (frete, inclusive) e demais informações necessárias.

Obrigado,

Odracir Alobir

Caro Odracir Alobir,

Caso a livraria do link referido acima (no ponto «Compre aqui») não faça entregas no Brasil, pode sempre optar pela FNAC do seu país: www.fnac.com.br/o-ritual-da-sombra-FNAC,,livro-4282-3191.html.

Obrigado,

Revista 21

Enviar um comentário