sexta-feira, 12 de Outubro de 2012

Florbela é candidato a Goya


«A produção portuguesa Florbela, de Vicente Alves do Ó, é a candidata de Portugal ao prémio espanhol Goya para melhor filme ibero-americano, anunciou [ontem] a Academia Portuguesa de Cinema.

A longa-metragem, uma biografia ficcionada sobre a escritora Florbela Espanca, estreou-se nos cinemas em março deste ano, e foi vista por cerca de 40.700 espetadores, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Os Goya são os prémios anuais de cinema atribuídos pela Academia de Cinema de Espanha, estando a edição de 2013 agendada para 10 de fevereiro, em Madrid.

O júri que selecionou Florbela integrou o produtor Paulo Trancoso, a atriz Susana Borges, o ator Virgílio Castelo, o realizador José Carlos Oliveira e o produtor Luís Galvão Teles.

Florbela é protagonizado pela atriz Dalila Carmo e, de acordo com o realizador, é mais do que um filme sobre a poetisa de Vila Viçosa - é também "sobre o ser português, sobre a inquietação dos portugueses".

Além de Dalila Carmo, o filme conta com as participações de Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Rita Loureiro, Carmen Santos e Anabela Teixeira, entre outros.

O Goya de Filme Ibero-americano é atribuído à melhor longa-metragem realizada em qualquer um dos países da Comunidade Ibero-Americana, referiu a Academia Portuguesa de Cinema.»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário