quarta-feira, 10 de Outubro de 2012

O Tchekista (Vladimír Zazúbrin)


O Tchekista
Por: Vladimír Zazúbrin
Edição: Antígona
Tradução: António Pescada
Páginas: 172
PVP: 14 €


Chegou no início da semana às livrarias nacionais uma das mais relevantes novelas, por parte de um dos mentores da União Siberiana de Escritores, preso e fuzilado no auge da repressão estalinista.

Leia abaixo a sinopse de O Tchekista:
Em 1987, um manuscrito perdido datado de 1923 era descoberto na Biblioteca Lenine, em Moscovo. Folheá-lo era assistir ao terror e à violência de um dos períodos mais sangrentos da história russa. Lembrando a obra Na Colónia Penal, de Kafka, O Tchekista é um dos primeiros testemunhos literários sobre a natureza do poder soviético e um relato atroz de uma máquina de terror oleada pelo sangue humano.

No rescaldo da guerra civil, Srúbov, um agente da Tcheka, cumpre o seu ofício de carrasco na Sibéria. Em nome da revolução, participa nos atrozes procedimentos quotidianos, em cruéis interrogatórios e em execuções sumárias. Porém, a sua consciência impede-o de desempenhar o seu ofício e o matadouro sangrento em que se move assola-o eternamente.

Texto de uma violência asfixiante e com um assombroso poder de evocação, O Tchekista foi considerado uma obra inconveniente por descrever de forma supremamente realista os crimes soviéticos. Foi publicado em 1989.

0 comentários:

Enviar um comentário