quinta-feira, 11 de Outubro de 2012

Clara Sánchez está orgulhosa por aborrecer nazis


«Os Monstros também Amam, da espanhola Clara Sánchez, conseguiu o pleno na literatura: ganhou um importante prémio, o Nadal 2010, convenceu a crítica e continua a ser um bestseller, não só em Espanha, mas um pouco por todo o Mundo (só em Itália vendeu mais de 400 mil exemplares). No entanto, a autora sente principalmente orgulho por ter incomodado ex-nazis que pacificamente vivem uma vida normal, sem serem julgados pela sociedade por aquilo que fizeram e provocaram. O livro é agora editado entre nós pela Matéria-Prima.

"Não há perdão!" Clara Sánchez é peremptória quando questionada sobre se os ex-nazis devem ter uma segunda oportunidade. Para a espanhola, não merecem, principalmente porque muitos ainda não foram julgados como deveriam ser. "É incompreensível a nossa passividade, como sociedade", defende a autora. "No fundo, esperamos que eles morram para depois esquecê-los de vez". Uma atitude incompreensível que a autora questiona no seu romance, já que Os Monstros também Amam aborda precisamente este tema que está a provocar debates e reacções em todo o lado onde o livro é editado: a pacífica vida de ouro de ex-nazis e do seu dia-a-dia tranquilo em várias localidades do Mundo. "O pior é que alguns sabem do passado deles e os encaram como um vizinho qualquer."

Em Espanha, a polémica levantou-se e Clara Sánchez foi obrigada a recorrer a advogados por receber ameaças de ex-nazis, que ficaram incomodados com o seu livro e procuraram falar pessoalmente com ela, algo que nunca permitiu. Estes também pretendiam retirar a obra do mercado. "Ver que aborreci essas pessoas enche-me de orgulho", confessa. "Nunca pensei que poderia incomodar essa gente."

Mas Clara Sánchez recebeu também o apoio de milhares de leitores, que fizeram questão de felicitá-la por colocar o tema na ordem do dia. "Além disso, e apesar de haver muitas obras sobre o nazismo, os leitores agradecem-me por ter abordado algo inédito na literatura do género: a intimidade dos nazis."

Os Monstros também Amam narra a história de Sandra, que se refugia numa aldeia da costa espanhola, onde conhece um casal de octogenários noruegueses, os Christensen. Aos poucos, a relação de amizade entre a jovem e os idosos acentua-se, até que surge Julián, de 85 anos, sobrevivente do campo de concentração Mauthausen. É o espanhol que lhe revela o nefasto passado do "simpático" casal norueguês…

Clara Sánchez acredita que Os Monstros também Amam reflecte o mundo em que estamos a viver, defende que é uma novela actual devido a dois motivos, o esquecimento e o medo.

"Os nazis são um reflexo do que sucede actualmente. Um gestor pode falir um banco sem ser punido; os políticos não são julgados judicialmente pelos seus erros; os banqueiros não se cansam de ganhar dinheiro; podem fazer todo o tipo de coisas e prejudicar milhões de pessoas e fica tudo na mesma… Justiça! Ontem como hoje é necessário justiça. Mas a nossa sociedade é manipulada e esquece-se com enorme facilidade do que lhe fazem. Hoje em dia, a verdade é que os poderosos estão a tirar, literalmente, dinheiro dos nossos bolsos. Custa muito reagir. Vivemos um período em que os políticos não servem os cidadãos, mas os poderosos."

A espanhola acredita ainda que uma sociedade onde o medo impera é uma sociedade rendida. E por isso é necessário combater esse sentimento. "A verdade é que os senhores do Mundo jogam com o medo para manipular as nossas vidas. É complicado romper com esta passividade, mas é necessário. Acredito que as pessoas já estão a começar a perceber que não podem reagir de quatro em quatro anos."

E é Sandra que assume esse papel. Perdida no início e em grande parte do romance, há um momento em que terá de agir, perder o medo, assumir as suas responsabilidades e, principalmente, as suas escolhas. Julián é o seu mentor, o seu guia. Apesar de duas gerações diferentes, com vivências totalmente distintas, encontram um no outro a salvação das suas vidas.

"Um dos trunfos deste livro é que o leitor sabe do passado dos Christensen, o que não acontece com Sandra, que, de certa forma, é manipulada por eles. É com a ajuda de Julián que ela deixa o marasmo da sua vida, quando decide ser ela a decidir o seu rumo. Acredito que Os Monstros também Amam é uma novela de vampiros sem sangue, já que os personagens são sugados até ao limite."

Clara Sánchez revela que passou bons momentos a escrever a obra que venceu o Prémio Nadal 2010, uma das principais distinções literárias em Espanha. "Esperei muito o momento em que Julián revela a Sandra quem são na realidade os Christensen. Um dos meus prazeres foi encontrar laços de ligação entre Julián e Sandra, uma prova de que não só encontramos cumplicidades com o amor."

A idade avançada de muitos nazis não pode ser motivo para que estes não sejam julgados, sustenta a escritora. Até porque muitos continuam a ser "modelos para muitos grupos neo-nazis. E, quem sabe, se alguns até não participam nessas reuniões?", questiona.

O tempo passa para os nazis e também para quem não o foi. Para os mais novos, o Holocausto já é algo que se passou "há cerca de um século". "Nossa mente prefere esquecer", defende Clara Sánchez, "ainda mais nos dias de hoje". Por isso é urgente, todos os dias, recordar este período negro da história da humanidade. "A verdade é que os nazis não pediram perdão pelo que fizeram, nem pediram perdão a eles próprios. Eles consideravam as pessoas material humano, não tinham respeito ao próximo. No fundo, tudo se resume ao respeito pelo outro. Se consideramos que somos superiores a alguém, já temos um pé no nazismo."»

Via Diário Digital.

0 comentários:

Enviar um comentário